Como ventilar corretamente a sua casa

Como ventilar correctamente tu hogar

Estamos no verão e o calor faz-se sentir por toda a casa. Independentemente de dispor de um aparelho de ar condicionado, pode diminuir a temperatura de todas as divisões ventilando bem a sua casa. Além disso, é um hábito necessário que se deveria repetir no dia a dia, durante todo ano, para regenerar o ar acumulado e prevenir doenças das vias respiratórias. Veja os nossos conselhos.

Baixe a temperatura da sua casa através de uma boa ventilação

  • Abra as janelas (e as portas que comuniquem com varandas, pátios ou jardins) logo de manhã, ao levantar, durante uma média de cinco minutos. É preferível fazê-lo  ao início da manhã, quando o ar está mais fresco. Se não lhe é possível nesse momento, faça-o ao final do dia, ao cair da noite, quando o sol já não aqueça.
  • Os quartos devem ventilar-se primeiro, já que é onde se concentra mais dióxido de carbono, libertado durante uma média de 5 e 8 horas de sono. Feche a porta para que o ar novo circule fazendo sair o ar viciado.
  • Se tem de cozinhar, abra a janela da cozinha, sobretudo se tem de cozer alimentos. Embora ligue o extrator ou exaustor para fazer fritos ou grelhados, feche a porta para evitar que o fumo invada as outras divisões e o calor se espalhe por elas, fazendo subir a temperatura.
  • Nos dias e nas noites de altas temperaturas, o melhor é colocar o ventilador perto da janela e deixar abertas as portas de todas as divisões. Assim, cria-se uma corrente de ar que refresca progressivamente a casa, removendo o ar quente e evitando que fique estancado. Experimente fazer isso quando já não haja sol, durante aproximadamente meia hora.
  • Depois do duche ou do banho, não se esqueça de abrir a janela e a porta da casa de banho, para evitar que o vapor e a humidade se concentrem. Além disso, dessa forma, ajudará a impedir a formação de fungos entre os azulejos.