Conselhos para guardar a roupa de inverno

Como almacenar la ropa de invierno

Vem aí o bom tempo e o calor começa a notar-se pouco a pouco. Com a mudança de hora, também ganhamos mais horas de luz e melhor clima. Em breve chega o verão. Por isso, mais vale ir pensando em arranjar espaço para as peças de roupa de manga curta e a roupa de cama mais leve.

Quem é que não detesta a tarefa de guardar no armário o que não se vai usar na próxima estação/ Realmente, não é algo muito divertido. Mas, se se faz da maneira correcta, quando voltarmos a necessitar dessa roupa, vamos tê-la mais acessível e, quando a recuperarmos dentro duns meses, de certeza que a vamos encontrar em melhor estado. Hoje oferecemos-lhe conselhos para que este trabalho não seja tão aborrecido e para que, posteriormente, o regresso às roupas de inverno seja mais fácil.

Vamos começar.

Como armazenar a roupa de inverno

  1. Lave a roupa antes de guardá-la. Se não quer encontrar maus odores ou manchas impossíveis de apagar no seu edredão ou nos casacos compridos daqui a seis meses, leve-os à lavandaria e guarde-os com plásticos protectores. Desta forma, arrugar-se-ão menos e estarão prontos para voltarem a ser utilizados. Esta norma aplica-se para o resto de peças de roupa e têxteis do lar.
  2. É melhor guardar as roupas em caixas de plástico ou bolsas herméticas especiais para armazenar têxteis. Assim, evitará a entrada de pó e poderá armazenar tudo correctamente dobrado, para optimizar o seu espaço. Pode adicionar alguns saquinhos de ervas aromáticas ou bolas perfumadas. Assim, tudo o que recupere no inverno cheirará a frescura.
  3. É melhor guardar separadamente os fatos e tecidos delicados em bolsas individuais de plástico ou tecido.
  4. Não faz falta passar a ferro. Simplesmente dobre tudo da melhor forma possível  para que o seu armário não se transforme numa montanha de roupa. Deixe a tarefa de engomar para depois, para quando precise de voltar a usar as roupas. Além disso, passar a ferro pode fazer com que, depois da lavagem, se adiram gérmenes ou se sequem as manchas que não tenha podido eliminar.
  5. Há peças de roupa que podem ser enroladas, para que as possa colocar nos espaços livres, por forma a optimizar o armazenamento. Utilize um laço para atar cada rolo.
  6. Ordene as peças de acordo com categorias e por estantes, Assim, haverá um espaço definido para cada tipo de roupa. Também é útil a organização segundo o nível de grossura das peças.
  7. Mantenha o armário protegido da humidade e não se esqueça de colocar algum produto anti-traças.
  8. Por último, se tem má memória, pode confeccionar uma lista indicando em que caixas ou bolsas está cada elemento. Assim, ser-lhe-á muito mais fácil encontrar tudo à primeira.