cores de madeiras para moveis

Cores de madeira para móveis: como escolher e combinar?

Já sabe quais são as cores de madeira para móveis mais comuns/ E sabe escolher a melhor opção para o ambiente que deseja decorar/ Não é fácil tomar esta decisão — e muitos acham ainda mais difícil combinar diferentes cores de madeira. Mas não se preocupe! Com este artigo, tudo ficará mais fácil.

cores de madeiras para moveis

Cores de madeira para móveis: quais são as principais/

Podemos dividir as muitas cores de madeiras de duas formas: a partir do tom e da intensidade. Ou seja, a madeira pode ser definida como quente, fria ou neutra, ou como clara, média ou escura. Também é possível encontrar móveis de madeira pintados. Embora o branco e o preto sejam as cores mais comuns, hoje podemos escolher entre uma grande variedade de opções.

CONFORAMA - PT - Mobilie o seu quarto com as últimas tendencias

A partir desta classificação, fica mais fácil escolher a madeira ideal para cada ambiente, bem como combinar diferentes cores de madeira. Vejamos alguns exemplos.

Use madeiras claras em ambientes pequenos

É melhor ficar longe dos móveis em madeira escura se estiver a decorar um ambiente pequeno. Combine a madeira clara com elementos em branco, bege ou cinza para fazer o espaço parecer maior e mais arejado. As madeiras claras também são ideais para projetos minimalistas, para quartos infantis e para ambientes no estilo escandinavo.

cores de madeiras para moveis
A madeira em tons frios e cores claras tornou este quarto mais amplo e “clean” 

Opte pelas cores escuras para obter sofisticação

As madeiras escuras, ideais para ambientes amplos e para criar contraste, tornam o ambiente mais elegante. Podem ser utilizadas para criar um quarto aconchegante, uma sala sofisticada e até mesmo uma cozinha acolhedora. Também são muito utilizadas em projetos com estilo rústico.

cores de madeiras para moveis
Ideal para espaços amplos, a madeira escura traz calor e elegância para o ambiente

Use móveis em tons quentes para favorecer o aconchego

Se quer criar um ambiente convidativo, bastante aconchegante e confortável, é melhor usar móveis em tons quentes. A madeira já é um excelente material para criar uma atmosfera calorosa, mas ficará ainda mais acolhedora em tons quentes, sobretudo com cores escuras.

cores de madeiras para moveis
Numa cozinha com elementos de metal, a madeira em tons quentes traz calor e aconchego para o ambiente

Misture sem criar conflito

Não é proibido misturar diferentes cores de madeira para móveis, mas é essencial ter cuidado para fazer uma combinação harmónica. O mais indicado é escolher uma cor de madeira dominante e, depois, acrescentar uma segunda. Se o chão da sala ou do quarto for de madeira, por exemplo, esta deverá ser a sua cor dominante.

Outra boa ideia é combinar a partir do tom. Analise a madeira para descobrir se ela é fria, quente ou neutra. Depois, evite misturar tons diferentes. Caso queira combiná-los para criar contraste, faça-o com cuidado.

cores de madeiras para moveis
O contraste entre madeiras claras e escuras em tons frios criou um ambiente elegante nesta sala

Saiba combinar madeira natural com madeira pintada

Combine a textura da madeira natural com uma cor sólida e neutra, como o branco. Assim, criará contraste sem criar conflito. Se a madeira natural for escura, o ambiente terá um contraste ainda mais potente.

cores de madeiras para moveis
A madeira pintada de branco cria um contraste interessante com a madeira natural escura

Use elementos de transição

Se estiver combinando diferentes tons de madeira, use elementos de transição para tornar o ambiente mais harmónico. Tapetes, cortinas e elementos em cores sólidas, como paredes e móveis, podem cumprir esta função.

cores de madeiras para moveis
Use um tapete para ajudar a harmonizar diferentes cores de madeira

Lembre-se das portas

Lembre-se de que é preciso combinar todos os elementos de madeira do quarto, sala ou cozinha. Uma boa dica é usar o mesmo tom nas portas e piso e contrastá-lo com os móveis. Por exemplo, se o piso e as portas são de madeira escura, opte por móveis de madeira clara. Outra opção é pintar as portas de branco.

cores de madeiras para moveis
Lembre-se de que as portas também precisam de combinar com a decoração do ambiente

Não tenha medo de usar a madeira na sua decoração. Como pode perceber, só precisa de alguns conhecimentos básicos sobre cores de madeira para móveis e de um pouco de cuidado para adicionar este material tão charmoso e versátil à sua casa.  

CFR – PT – POST – Ebook 4 – Salones