Já sabe quais são as cores de madeira para móveis mais comuns/ E sabe escolher a melhor opção para o ambiente que deseja decorar/ Não é fácil tomar esta decisão — e muitos acham ainda mais difícil combinar diferentes cores de madeira. Mas não se preocupe! Com este artigo, tudo ficará mais fácil.
Cores de madeira para móveis: quais são as principais/
Podemos dividir as muitas cores de madeiras de duas formas: a partir do tom e da intensidade. Ou seja, a madeira pode ser definida como quente, fria ou neutra, ou como clara, média ou escura. Também é possível encontrar móveis de madeira pintados. Embora o branco e o preto sejam as cores mais comuns, hoje podemos escolher entre uma grande variedade de opções.
A partir desta classificação, fica mais fácil escolher a madeira ideal para cada ambiente, bem como combinar diferentes cores de madeira. Vejamos alguns exemplos.
Use madeiras claras em ambientes pequenos
É melhor ficar longe dos móveis em madeira escura se estiver a decorar um ambiente pequeno. Combine a madeira clara com elementos em branco, bege ou cinza para fazer o espaço parecer maior e mais arejado. As madeiras claras também são ideais para projetos minimalistas, para quartos infantis e para ambientes no estilo escandinavo.
Opte pelas cores escuras para obter sofisticação
As madeiras escuras, ideais para ambientes amplos e para criar contraste, tornam o ambiente mais elegante. Podem ser utilizadas para criar um quarto aconchegante, uma sala sofisticada e até mesmo uma cozinha acolhedora. Também são muito utilizadas em projetos com estilo rústico.
Use móveis em tons quentes para favorecer o aconchego
Se quer criar um ambiente convidativo, bastante aconchegante e confortável, é melhor usar móveis em tons quentes. A madeira já é um excelente material para criar uma atmosfera calorosa, mas ficará ainda mais acolhedora em tons quentes, sobretudo com cores escuras.
Misture sem criar conflito
Não é proibido misturar diferentes cores de madeira para móveis, mas é essencial ter cuidado para fazer uma combinação harmónica. O mais indicado é escolher uma cor de madeira dominante e, depois, acrescentar uma segunda. Se o chão da sala ou do quarto for de madeira, por exemplo, esta deverá ser a sua cor dominante.
Outra boa ideia é combinar a partir do tom. Analise a madeira para descobrir se ela é fria, quente ou neutra. Depois, evite misturar tons diferentes. Caso queira combiná-los para criar contraste, faça-o com cuidado.
Saiba combinar madeira natural com madeira pintada
Combine a textura da madeira natural com uma cor sólida e neutra, como o branco. Assim, criará contraste sem criar conflito. Se a madeira natural for escura, o ambiente terá um contraste ainda mais potente.
Use elementos de transição
Se estiver combinando diferentes tons de madeira, use elementos de transição para tornar o ambiente mais harmónico. Tapetes, cortinas e elementos em cores sólidas, como paredes e móveis, podem cumprir esta função.
Lembre-se das portas
Lembre-se de que é preciso combinar todos os elementos de madeira do quarto, sala ou cozinha. Uma boa dica é usar o mesmo tom nas portas e piso e contrastá-lo com os móveis. Por exemplo, se o piso e as portas são de madeira escura, opte por móveis de madeira clara. Outra opção é pintar as portas de branco.
Não tenha medo de usar a madeira na sua decoração. Como pode perceber, só precisa de alguns conhecimentos básicos sobre cores de madeira para móveis e de um pouco de cuidado para adicionar este material tão charmoso e versátil à sua casa.