Depois da tendência das cozinhas monocromáticas a encerrarem a última década com chave de ouro, chega agora a oportunidade para os fãs das cozinhas rústicas modernas darem largas à imaginação. Na abertura destes novos loucos anos 20, saiba como ter a sua própria cozinha rústica moderna e inspire-se com as nossas melhores sugestões de decoração.
Cozinhas rústicas modernas: como ter uma em 3 etapas
Os contrastes complementares entre o móveis de cozinha que evocam uma sensação acolhedora e aconhegante, que nos transportam para uma Lisboa de outros tempos, e as paredes de alvenaria nua, por exemplo, ou as vigas de carvalho talhadas à mão suportando o tecto, e até os apontamentos ornamentais em estilo vintage, industrial, ou exótico – todos estes elementos vão dar espaço para algo de muito especial no coração de sua casa: uma sublime receita de poesia na linguagem decorativa da cozinha.
É na cozinha que confraternizamos, é nesta divisão onde têm lugar todos os after-partys caseiros, é na cozinha de sua casa que se prepam as refeições confeccionadas com mais carinho.
Porém, há uma relação de amor-ódio com esta divisão em todos nós.
1- Perceba a importância deste espaço
Por muito terapêutico que possa ser cozinhar para a família ou para nós próprios, a verdade é que por vezes não nos apetece assim por aí além. Muito menos limpar o caos das sementes de pimento que ninguém sabe muito bem como é que foram parar na parte de dentro do armário das bolachas, mas invariavelmente já se estava a contar com isso.
2 – Defina um orçamento
Se conhece alguém que goste muito de si (que nem por acaso até pode ser você) e que tenha jeito para trabalhos de carpintaria e alvenaria, isto é algo a ter em conta. Porque o aconselhável será, depois de definir o orçamento sem pensar em mais nada, dividi-lo em 3 partes:
- 40% infrastruturas
- 50% mobiliário
- 10% decoração
No exemplo abaixo, observando um estilo rústico mais minimalista, a amplitude do espaço e ambiente familiar são conseguidos através da combinação do silhar de azulejos, mobiliário, e paredes brancas que potenciam o efeito iluminante da majestosa clarabóia. Além disto, a presença da madeira maciça no chão, tecto, e remates de porta complementam o estilo rústico minimalista conferindo um ambiente confortável que pede um livro e um sábado de scones.
3 – Faça escolhas de forma a adequar o orçamento ao espaço
- Nas infrastruturas:
- Pode apostar em fachadas de alvenaria exposta – seja na parede, numa cortina ou numa ilha, e traves mestras em carvalho com acabamento manual a atravessar o tecto horizontalmente ou o espaço na vertical.
- Para espaços pequenos, uma viga será suficiente, ou alternativamente considere os remates da porta e sóculos dos armários em traves mais pequenas mas observando o mesmo esquema.
- Se tem ou planeia ter uma cozinha em inox bem iluminada com paredes em tijolo e tecto ou chão em madeira, aposte nas vigas de ferro com ferrugem pintada.
- O mobiliário pode seguir uma de duas correntes: o estilo rústico clássico, ou o estilo rústico moderno, este último com linhas mais simples e madeira pintada em tons suaves para ligar com os brancos dos marmoreados em padrões lisos.
- Os estilos nos apontamentos decorativos que por norma ligam melhor com as cozinhas rústicas modernas são o exótico, o vintage, e o industrial. A abertura estilística para as 1001 possibilidades do ferro, plantas, figuras exóticas, ou adereços que complementem a beleza do rústico moderno nos móveis e decoração são um tema para pensar num belo sábado à tarde.
Pro-tip: Se divide a casa com alguém, certifique-se de que ambos concordam na direção a seguir antes de começar as remodelações. Para mais inspirações de estilos criativos para a cozinha lá de casa, venha conhecer todas as sugestões no nosso blog e fique a par sas últimas novidades!