Crie o seu jardim ecológico em casa

Crea tu jardin ecológico

Tudo o que é natural tem vindo a ganhar uma força renovada. A alimentação sã e equilibrada é novamente uma prioridade para muitas pessoas, por isso, os alimentos saudáveis nunca devem faltar em casa. E se lhe ajudamos a conseguir os produtos mais básicos de uma forma simples e sem se mover de casa/ Na Conforama, estamos comprometidos com a sustentabilidade, por isso vamos aconselhar-lhe na fácil tarefa de criar um cantinho ecológico no seu jardim. Toca a disfrutar da jardinagem!

Como estabelecer a sua horta ecológica em casa

Antes de mais, deve munir-se de um bom saco de húmus de excelente qualidade, já que vai precisar de muita terra enriquecida com nutrientes para poder plantar. Escolha um rectângulo ou uma área para criar a sua horta e demarque-a com pequenas pedras ou com uma cerca não muito alta. Se não dispõe de tanto espaço, pode igualmente seleccionar alguns vasos grandes.

Escolha as sementes próprias da época ou dos vegetais que quer ver crescer (não serve de nada plantar muito se depois não se procede correctamente à rotina de rega). Numa loja de sementes poderão auxiliar-lhe no processo de conhecer as melhores épocas para semear, assim como facultar-lhe os conselhos mais úteis para o cuidado das plantas. Deste modo, a sua sementeira será 100% eficiente.

O passo seguinte é criar um sistema prático de rega. Pode automatizar-se da seguinte forma: coloque um depósito ao alto (pode ser um garrafão grande com um furo para passar a água) ligado a uma mangueira fina, à qual previamente se fizeram vários furos (cada furo deve dar à base da planta). Assim, o gotejamento não será acelerado e as plantas ficarão hidratadas sem se afogarem. Dependendo da altura a que coloque o recipiente para a água, a rega terá mais ou menos pressão.

Por último, é necessário fabricar uns suportes ou alguma estrutura básica que ajude a fazer crescer as plantas. Algumas delas serão trepadeiras, pelo que precisará de varas finas, canas ou gelosias e umas cordas para atar os ramos e permitir que estes possam ir ascendendo.