Dê uma nova vida à sua varanda com poucos elementos

Revive tu balcón

Ter uma varanda é uma alegria. Não só porque é uma grande porta para o exterior, mas também porque nos oferece a possibilidade de termos um espaço extra para descansar ao ar livre e aproveitar a luz natural. Normalmente, não costumamos aproveitar todo o potencial destas zonas. De facto, muitas vezes esquecemo-nos de que as temos e o seu papel fica relegado à condição de arrecadação. Se pretende dar uma segunda oportunidade à sua varanda, leia estes conselhos.

Redecore a sua varanda ou o seu terraço

Se a área do seu terraço ou da sua varanda assim o permite, porque não instalar alguns móveis dobráveis? Uma mesa pequena e um par de cadeiras dão-lhe a opção de dispor de um cantinho para descontrair e sentir o ar fresco. Se quer investir um pouco mais para ter um espaço com mais estilo, pode adquirir um conjunto de móveis de madeira ou de alumínio, para evitar o plástico. A vantagem é que pode guardá-los facilmente, dentro de casa ou nalguma esquina da própria varanda, ocupando um espaço mínimo.

Se o seu terraço ou varanda é mais comprido do que largo, não há nada melhor do que pendurar os utensílios de jardinagem em ganchos aplicados na parede. Dará um toque natural e rústico e conseguirá otimizar o espaço, permitindo que se possa circular sem objetos que estorvem. Aplica-se a mesma regra para os vasos. Em vez de pousá-los no chão, coloque-as em porta-vasos pendurados no varão ou nas grades da varanda. Com isto, também conseguirá que a sua varanda seja muito mais bonita vista de fora.

Precisa de um pouco mais de intimidade? Pode colocar tela de urze na parte interior do gradeamento da sua varanda. Desta forma, poderá sentar-se ou estender-se ao comprido na sua varanda sem que ninguém o veja desde fora. Nas paredes, pode acrescentar gradeados para que as suas plantas trepadeiras cresçam e cubram de verde os laterais do seu terraço.

Um móvel de canto pode ocultar os objetos que precise armazenar obrigatoriamente no exterior. E um baú retangular ou quadrado, além de servir para guardar coisas, também pode ser utilizado como um assento extra. Para isso, basta colocar umas almofadas por cima.

E quando estiver muito calor? Pode optar por instalar um toldo ou, se o seu orçamento for limitado, pode comprar um guarda-sol com base de meia lua ou um dos que se podem pendurar à parede com um aplique.

Aproveite o seu pequeno paraíso exterior!