decoração-clean

Decoração clean: 5 ideias para adotar esse estilo

Se a leveza, a praticidade e a elegância são indispensáveis na sua vida, a decoração clean é perfeita para a sua casa. Com linhas retas, cores neutras e muito equilíbrio, este estilo deixa o ambiente com uma atmosfera leve, sofisticada e harmoniosa. Gostou da ideia/ Então descubra 5 ideias para adotar a decoração clean.

decoração-clean

1. Menos é mais

Antes de adicionar um novo móvel ou um item decorativo a um ambiente, pergunte-se: esta adição será realmente útil/ O que ela oferece ao espaço/ Estas perguntas são essenciais para a decoração clean, pois esta preza por leveza, conforto e praticidade. Se o novo elemento vai contra estes princípios, talvez seja melhor esquecê-lo.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

 

Menos é mais! Frequentemente, enchemos o quarto, a sala ou a cozinha de coisas que não utilizamos, que atrapalham a circulação e que, em vez de enfeitar, tornam o ambiente caótico. O padrão clean busca fazer o caminho contrário.

Isso não significa que precisa de jogar todos os seus itens decorativos fora. A decoração clean é mais “permissiva” que o estilo minimalista. Enquanto o minimalismo se restringe ao necessário e puramente funcional, o clean busca equilíbrio. Os adornos não são considerados supérfluos, mas uma forma de trazer vida ao ambiente, desde que usados com parcimônia.

decoração-clean
Escolha com cuidado o que vai adicionar à sua sala

2. Aposte em linhas retas

Assim como o Modernismo, a decoração clean valoriza a funcionalidade, a racionalidade e a harmonia das linhas retas e das formas geométricas. As curvas não estão proibidas, mas prefira os móveis e objetos decorativos com linhas retas e simples, que trazem amplitude, equilíbrio e elegância para o ambiente.

Tapetes lisos, quadros e espelhos são objetos decorativos muito recomendados para ambientes com estilo clean. Se quiser, pode adicionar um ou outro elemento que fuja a este padrão, para criar um contraste interessante.

decoração-clean
Aposte em móveis, tapetes e até itens decorativos com linhas retas

3. Use cores neutras

Cores neutras, sobretudo as claras, transmitem calma e equlíbrio, o que é perfeito para a decoração clean. O branco, então, é indispensável! Combine branco, cinza e tons pastéis para trazer leveza e amplitude para o ambiente e adicione alguns elementos em preto ou madeira escura para criar um contraste suave.

Padrões e estampas não são proibidos, mas devem ser usados apenas em alguns detalhes, como almofadas e quadros. Se quiser adicionar um ou outro elemento colorido, como uma pintura vibrante, um vaso vermelho ou uma almofada amarela, não faz mal. Se bem utilizado, este ponto de contraste trará vida ao ambiente sem quebrar a atmosfera clean.

decoração-clean
Branco e cinza são duas das cores preferidas da decoração clean

4. Aproveite a iluminação natural

A decoração clean adora uma boa iluminação natural. “Clean” significa “limpo” em inglês, e a iluminação natural certamente ajuda a trazer a sensação de limpeza e leveza para o ambiente. Portanto, use cortinas em tons claros, abra as janelas e deixe a luz entrar!

Se o seu aposento não recebe muita luz, invista ainda mais em tons claros, sobretudo no piso e nas paredes, e considere adicionar espelhos em frente à janela. A iluminação artificial também será muito importante neste caso.

decoração-clean
A iluminação natural desempenha um papel importante na decoração clean

5. Seja ainda mais “clean” em ambientes pequenos

Em quartos, salas, cozinhas, casas de banho e até lavanderias em que não há muito espaço, a decoração clean deve aproximar-se ainda mais do minimalismo. Atenha-se ao necessário e elimine supérfluos, para evitar que o ambiente torne-se caótico e desconfortável.

Os outros elementos do estilo clean — linhas retas, cores neutras e muita iluminação — são ideais para espaços pequenos, pois fazem com que pareçam maiores e mais confortáveis. Para criar a ilusão de maior amplitude, também pode dispensar os itens decorativos e colocar um espelho grande no ambiente.

decoração-clean
Espaços pequenos exigem mais atenção, mas são ideais para a decoração clean

Para completar a sua decoração clean, adicione outros elementos que combinam bem com este estilo, como plantas, acessórios de vidro e peças de madeira. Assim, a sua casa vai parecer ainda mais leve, arejada, ampla e, sobretudo, limpa!

Além disso, leia também sobre estilos que têm tudo a ver com a decoração clean, como o minimalista e o estilo escandinavo. Se gosta da decoração clean, certamente vai adorar estas tendências.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores