decoracao santos populares como fazer

Aprenda a fazer a sua própria decoração para os Santos Populares

Apesar de este ano não podermos sair em festa para a rua nos Santos Populares, isso não significa que não possamos criar o nosso próprio arraial caseiro, com a decoração a condizer. Venha aprender como fazer a sua própria decoração para os Santos Populares e celebre esta altura de festa no conforto da sua casa.

decoracao santos populares como fazer

Elementos indispensáveis na decoração dos Santos Populares

Para conseguir aquele ambiente realmente de arraial dos santos, existem alguns elementos-chave que não pode mesmo dispensar:

Bandeirolas e balões de papel: as bandeirolas triangulares e os balões de papel suspensos são duas opções excelentes para alegrar o espaço à moda dos Santos Populares. Encontramo-los em todos os arraiais, cruzando as ruas sobre as nossas cabeças e, sempre que os avistamos, sabemos que nos aproximamos da festa. Não descure os elementos suspensos e escolha as cores, formatos e dimensões mais adequados às suas preferências.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

Harmónios e grinaldas de papel: estes elementos festivos complementam as bandeirolas e os balões e podem ser usados para criar pequenos falsos tectos festivos, também muito usados nos arraiais. 

Manjericos naturais ou de papel: os manjericos são, sem dúvida, a planta mais icónica das festas dos santos. Por este motivo, ao escolher os elementos para a sua decoração para os Santos Populares, reserve espaço para os manjericos. Pode optar por adquirir as plantas naturais e dispor os vasos como preferir, ou recorrer aos balões de papel em forma de manjerico. 

Jarros de barro ou vidro para servir a sangria: para servir a tradicional sangria, não use recipientes de plástico. Opte pelos jarros de barro ou de vidro.

decoracao santos populares como fazer

Elementos personalizáveis da decoração para os Santos Populares

Conhecidos os elementos comuns a todos os festejos, existem outras peças de decoração para os Santos Populares que deverá ter em conta. Poderá querer fazer um pequeno altar dedicado ao santo celebrado, consagrando assim um espaço à figura padroeira do seu arraial. Se gostar da tendência das sardinhas, incorpore alguns elementos mais divertidos, como os chapéus de sardinha ou as esculturas decorativas. Se for um devoto de S. João, não se esqueça dos martelinhos. Caso seja fã das marchas populares, incorpore imagens de arcos ou de marchantes.

Pondere também incorporar a iluminação na sua decoração dos Santos Populares, colocando lampiões ou lanternas de papel coloridas suspensas com as bandeirolas ou com as grinaldas. Poderá também usar estes elementos como centros de mesa. 

Festeje os Santos Populares com a decoração a condizer

Como vimos, existem diversas possibilidades de decoração para os Santos Populares que permitem recriar o ambiente de arraial no conforto da sua casa. Seja no exterior, seja numa divisão interior, com estas peças-chave e com o seu toque pessoal, irá conseguir um espaço verdadeiramente convidativo a celebrar esta quadra tão apreciada do Verão. Todos estes elementos podem ser ajustados a diferentes tipos de espaços, só necessita de adaptar a escala da decoração às dimensões do espaço disponível. 

Divirta-se com o processo criativo e tenha somente o cuidado de não descurar as peças essenciais que conferem à festa a identidade de festa popular. 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores