decoração quarto de bebe

Decoração do quarto de bebé: ideias para um espaço à sua medida

A chegada de um novo membro à família leva a algumas mudanças no lar, a começar pelo quarto do bebé, a divisão da casa inteiramente sua. Venha conhecer algumas das nossas sugestões para a decoração do quarto de bebé e dê ao seu filho um espaço acolhedor, único e adaptado a todas as suas necessidades.

decoração quarto de bebe

Escolha uma palette neutra

No que toca à cor das paredes, é preferível optar por tons neutros para uma ambiência mais relaxada. O bebé deve ser estimulado por brinquedos, livros e objetos afins, mas para as superfícies da divisão é aconselhável manter um aspeto suave e leve.

CFR - PT - Text - Vuelta al cole

Isto não significa deixar de parte padrões, texturas ou mesmo figuras, podendo recorrer ao papel de parede numa só superfície para animar o espaço. Os tapetes são também uma ótima forma de conferir alguma cor e, simultaneamente, tornam o ambiente mais aconchegante.

decoração quarto de bebe

Mobiliário essencial para decoração do quarto de bebé e também para a mãe

Para além do berço, existem outras peças de mobiliário indispensáveis para a funcionalidade do quarto do bebé. Para maior comodidade na amamentação, opte por uma poltrona confortável perto do berço. Disponha de uma cómoda para a roupa do bebé e aposte num sistema de arrumação a seu gosto para guardar os brinquedos, seja em caixas, prateleiras ou armários. Pode optar por materiais como a madeira, a verga ou mesmo estruturas em tecido, ou seja, materiais que, ao serem manuseados pela criança, não constituam perigo para a sua segurança.

Opte por uma iluminação quente

Devido à sua ação estimulante, a luz fria não é adequada para o quarto, muito menos para o quarto do bebé. Este é o local onde a iluminação deve ser o menos agressiva possível, mas sem se tornar demasiado escura. Assim, a luz amarela é a mais apropriada para esta divisão, pois ilumina o espaço de uma forma mais natural e sem ferir a vista. Pode usar os candeeiros como apontamentos decorativos, incluindo candeeiros de parede, de mesa ou de pé alto, com abajures decorados a seu gosto, preferencialmente foscos para suavizar a luz sem perder luminosidade. 

decoração quarto de bebe

Não tenha medo dos quartos temáticos

Uma ótima forma de conferir carácter ao quarto do bebé é recorrer a um tema decorativo. Este é um aspeto que depende unicamente do seu gosto e que abrange um vasto leque de escolhas. Pode optar por animais e a floresta, pistas e carros de corrida, barcos e piratas, princesas e fadas e temas afins, bem como por temas mais genéricos, como padrões geométricos, de aspeto mais contemporâneo, ou a estética rústica. Evite, no entanto, sobrecarregar o quarto com elementos temáticos, pois pretende-se que o espaço se mantenha leve e com alguma amplitude. 

decoração quarto de bebe

Aposte nos brinquedos e materiais didáticos

Os brinquedos são parte indispensável do desenvolvimento e, ao brincar e distrair-se sozinho, o bebé começa gradualmente a ganhar alguma autonomia. Pode incorporar na decoração os materiais didáticos, como puzzles, livros de pintar, jogos ou quadros de escrever, e ainda os brinquedos, como peluches, rocas ou bonecos. Estes estímulos darão à criança uma sensação de pertença ao seu quarto, tornando o espaço mais juvenil e travesso sem descurar a harmonia estética.

CFR - PT - POST - Vuelta al cole