decoração t0

Decoração T0: as melhores dicas para deixar seu estúdio incrível

Decorar um apartamento pequeno pode ser uma tarefa desafiadora, principalmente para quem está habituado a espaços mais amplos. Uma decoração T0 também nos trás  a necessidade de proporcionar equilíbrio num ambiente que normalmente combina o quarto com a sala de estar.

No entanto, esta pode ser uma missão simples e divertida, seguindo algumas regras básicas. Conheça a seguir dicas infalíveis para tornar o seu estúdio num exemplo de bom gosto e praticidade – tudo na medida certa!

decoração t0

Multifuncionalidade é essencial

Uma área útil reduzida não permite, naturalmente, a presença de muitos móveis. É difícil, por exemplo, encaixar uma mesa de jantar e outra para os estudos no espaço de um estúdio padrão. Em muitos T0, tampouco será possível ter uma cama e um sofá no mesmo ambiente.

CONFORAMA - PT - Quer renovar a sua sala de estar? Aquí estao as últimas tendencias

No entanto, se a mesma mesa servir para mais de uma função e for possível ter uma cama confortável que também funcione como sofá, a questão estará resolvida. O mesmo se aplica a muitos outros móveis. Uma estante pode ser usada para separar o espaço entre dois ambientes, por exemplo.

Existem muitas formas de adaptar elementos para ganhar espaço sem perder a funcionalidade dos mesmos. Use a criatividade e pesquise até encontrar os móveis mais adequados para a sua decoração T0.

decoração t0

Móveis sempre na medida certa

Num estúdio, os espaços disponíveis para encaixar cada móvel são reduzidos. Além disso, pequenas variações no tamanho de um elemento podem fazer uma enorme diferença na harmonia do ambiente. Portanto, é necessário que os móveis tenham as dimensões ideais para o espaço que irão ocupar, bem como na relação uns com os outros.

Prefira móveis compactos, mas que mantenham a praticidade e o conforto. Se possível, utilize móveis modulares. Assim, dará mais fluidez ao olhar e à circulação no T0.

Foco na arrumação

Um apartamento pequeno não permite desperdícios. Aproveite todos os espaços disponíveis para aplicar soluções inteligentes de arrumação. Isso inclui, por exemplo: prateleiras em pontos estratégicos das paredes, gavetões sob a cama e cabides e gadgets criativos para os armários. Opte sempre que for possível por armários embutidos, sob medida e camuflados de forma inteligente.

Com mais espaços internos para arrumação, esconde-se aquilo que não é usado a todo momento, sem perder de vista a praticidade. Guarde lençóis, toalhas, sapatos e roupas de inverno nas gavetas sob a cama. Distribua as roupas em uso de forma inteligente no armário, de forma a aproveitar cada compartimento. Pode, ainda, manter uma consola compacta para objetos pessoais e documentos, próximo à entrada do T0.

decoração t0

Cores neutras e suaves

A paleta de cores deve ser pensada com cuidado para não sobrecarregar a sua decoração T0. Num espaço reduzido, a margem para erros também é menor. Afinal, a cor de uma única parede pode influenciar o modo como se percebe todo o ambiente. Elas podem, inclusive, alterar a percepção das dimensões do apartamento.

O melhor a fazer, portanto, é escolher um esquema de cores mais neutras e claras. Tonalidades pastel são uma boa opção ao branco e permitem diversas combinações com elementos em cores vibrantes. Entre os elementos que podem ser usados com o propósito de “quebrar” a paleta de cores, estão as molduras de quadros e as almofadas.

Decoração T0 com toque minimalista

Com um bom aproveitamento da área útil, um sistema de arrumação inteligente e a adoção de um esquema de cores harmonioso, sobra mais espaço para dar um toque pessoal ao seu apartamento. Obviamente, quando falamos em decoração T0, menos é sempre mais. Ou seja, prefira uma abordagem minimalista!

Evite sobrecarregar o T0 com objetos decorativos. Ao usar poucos elementos, mas com significado especial para si, eles terão maior destaque e permitirão que o ambiente respire melhor.

Para que o ambiente se pareça mais com uma divisão principal l, uma boa alternativa é trocar divisórias físicas por tapetes ou variações no pavimento. Caso queira ter uma maior privacidade no espaço do quarto , pode usar uma divisória portátil ou instalar uma estrutura vazada em madeira.

Por fim, os espelhos são sempre um elemento importante para dar maior profundidade a um espaço reduzido. É possível usá-los, também, para melhorar a luminosidade do apartamento. Portanto, eles devem ser posicionados conforme a orientação solar.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores