Decorar com cobre: uma tendência vintage

Decoración con cobre

A decoração com objetos metálicos é sempre uma boa opção para dar um toque moderno às diferentes áreas da nossa casa. No entanto, nem todos os metais conseguem o mesmo efeito visual. Se o que pretende é conseguir um ambiente vintage, então precisa um material concreto: o cobre.

O cobre como protagonista

O cobre é um metal muito utilizado no lar. Sem dúvida, é um grande aliado do branco e das cores claras. Com o seu tom terra quase rosado tão peculiar, este material é tão antigo como o Ser Humano. Utilizado ancestralmente sobretudo em utensílios e menaje, atualmente conseguiu ultrapassar os limites da cozinha e está também presente em salas, quartos ou escritórios.

Apesar de habitualmente o associarmos com o adjetivo “antigo”, hoje em dia usar o cobre com um sentido puramente decorativo é já uma tendência que ajuda a criar espaços vintage ou retro, sem que isso anule completamente a possibilidade de poder combiná-lo com outros estilos. É um metal que pode integrar-se em ambientes minimalistas ou mais barrocos. Geralmente, fica bem com tudo.

Na sua sala, elementos de cobre, como candeeiros, mesas ou jarros, criarão um ponto resplandecente de luz que funcionará como um contraste interessante relativamente a elementos mais escuros ou com tons totalmente opostos.

No quarto, utilizando-o tanto em cabeceiros de cama como em cómodas, mesas de cabeceira, molduras de quadros, etc., conseguiremos um toque retro verdadeiramente romântico para a divisão mais aprazível do nosso lar.

Nas casas de banho, é um material-estrela. As banheiras clássicas com patas, os lavatórios ou mesmo as torneiras fabricados com este material conferem a este espaço um ar antigo e simultaneamente cheio de estilo. Nesta divisão, o cobre dá um ar encantador e rural, que se acentua se o combinamos com têxteis brancos, crus ou cinzentos, em conjunção com um chão de cores igualmente pálidas ou de mármore.