dicas de limpeza

Dicas de limpeza para manter os seus móveis em bom estado

Quando compramos algum móvel ou artigo para a casa pensamos sempre numa perspetiva a longo prazo. Para que os móveis duram tanto quando pretendemos é importante manter os móveis em boas condições. Existem algumas dicas de limpeza que também contribuem para a manutenção dos móveis, consoante o material de que são feitos terão cuidados distintos.

dicas de limpeza
Os sofás em pele têm uma manutenção diferente dos sofás de tecido

Quando fazemos um investimento em móveis de qualidade e queremos que eles durem vários anos, necessitamos de os proteger e de os cuidar das agressões do dia a dia.

CONFORAMA - PT - Mobilie o seu quarto com as últimas tendencias

Falamos da exposição à luz solar, proximidade de fontes de calor como aquecedores ou lareiras, manchas por se pousarem copos nos móveis, manchas derivadas dos elementos decorativos ou mesmo alguns danos como riscos ou danos nas esquinas.

Dicas de proteção para todos os móveis

Alguns fatores que causam danos aos móveis são comuns a quase todos os materiais, e é por este motivo que devemos ter em consideração algumas questões básicas quando começamos a planear a forma como vamos decorar a casa. Aqui referimos algumas ideias para prevenir um desgaste rápido:

  • Afastar a mobília de luz direta, uma vez que o sol provoca um desvanecimento da cor. Podemos utilizar cortinas para evitar a luz direta e manter a casa iluminada.
  • Ter em atenção fontes de calor ou ar condicionado, evitando temperaturas muito quentes ou muito frias.
  • Proteger os elementos decorativos que colocamos em cima de outros móveis com material que permita evitar riscos.
  • Utilizar bases de copos e pratos, evitando que hajam danos devido à humidade ou temperatura dos pratos, tachos ou copos.
  • Não arrastar móveis para os mudar de sítio, em vez disso deverão ser carregados por mais do que uma pessoa.
  • Por fim, limpar qualquer produto ou alimento que seja entornado em cima de um móvel.
dicas de limpeza
Os estores, cortinas e blackouts protegem o mobiliário da luz direta.

Móveis de Madeira

Os móveis de madeira duram centenas de anos, no entanto, a sua manutenção pode ser bem exigente! No dia a dia, é importante manter a madeira limpa de pó, podendo utilizar-se um pano ou espanador para remover o pó e produtos apropriados para madeira caso haja alguma mancha. Contudo é importante garantir que não têm contato com líquidos, evitar fontes de calor colocadas imediatamente acima, como velas sem castiçais ou pratos sem bases. Todos os elementos decorativos devem ser protegidos ou deverão ser movidos com cuidado.

Além disso, é importante polir a madeira com cera ou outros produtos semelhantes. Dependendo do uso, poderá ter que ser feito de 6 em 6 meses ou uma vez ao ano. Para retirar a camada de cera anterior, pode utilizar lã de aço. No caso de móveis antigos, pode ser necessário envernizar passados alguns anos e aproveitar essa altura para aplicar um tratamento para prevenir infestações de bicho da madeira.

dicas de limpeza
Os aparadores são móveis que normalmente têm elementos decorativos, é necessário cuidado com os materiais da decoração.

Móveis pintados

Os móveis pintados ou lacados são móveis bastante mais fáceis de manter, uma vez que a tinta protege a estrutura. Para além disso, a tinta é mais facilmente lavável. No entanto, os móveis pintados podem riscar-se com facilidade. Tal como os móveis de madeira, estes móveis só necessitam que se limpe o pó diariamente, com um pano húmido ou seco.

Assim que a tinta estiver danificada a única opção é mesmo voltar a pintar a mobília. No entanto, a melhor forma de o fazer é mesmo remover a camada de tinta anterior e colocar uma nova. Não é difícil perceber que o ideal é não causarmos danos a este tipo de móveis!

dicas de limpeza
Móveis coloridos, como na coleção ATIKA, podem causar um efeito visual bonito mas é preciso ter cuidado com a sua utilização!

Tecidos

No caso dos sofás e também dos colchões das nossas camas, também por vezes temos acidentes que gostaríamos de ter evitado. Mesmo que não hajam acidentes a utilização diária dos móveis pode começar a criar diferenças na cor, como ter manchas nos locais mais utilizados ou a cor começar a ficar desbotada.

A primeira questão a ter em consideração é que é importante limpar qualquer líquido ou comida o mais depressa possível. Devemos retirar o máximo possível do líquido ou comida sem arrastar, evitando que a mancha alastre. Um pano normal ou absorvente será o ideal para esta situação. Podemos utilizar um pequeno pincel do pó ou uma escova de limpar migalhas das mesas para remover elementos sólidos, ou então podemos aspirar estes elementos!

Em relação aos detergentes a utilizar, é importante garantir que são adequados para tecidos. Existem detergentes para tecidos que se focam em ações específicas como remover cheiros, é importante verificar qual é a sua ação previamente. Em todo o caso, soluções caseiras à base de bicarbonato de sódio também costumam ser uma opção para os tecidos que podem ser lavados com produtos à base de água.

Após a limpeza devemos tentar secar o mais possível com ajuda de uma toalha limpa e seca e posteriormente deixar secar ao ar. No caso dos colchões, até podem ficar ao sol, no caso dos sofás ou poltronas não é aconselhado por causar danos à cor.

No caso de possuir uma máquina a vapor, também é possível utilizá-la para limpar os tecidos que possam ser limpos com produtos à base de água. As máquinas a vapor têm uma dupla ação de limpeza e aspiração e auxiliam na remoção de manchas e cheiros.

dicas de limpeza
Alguns tecidos podem ser lavados com detergentes à base de solventes, outros apenas com detergentes à base de água.

Pele

Além dos tecidos, temos também a pele natural ou sintética, que também exige cuidados especiais. Existem produtos protetores no mercado que devem ser aplicados periodicamente para proteger estes móveis, evitando que a pele comece a rachar.

A pele pode ser limpa com um pano esponjoso ou um pano húmido.

No caso de ser uma limpeza de rotina, uma pano do pó seco será suficiente. Se virar alguma coisa no sofá ou poltrona, pode utilizar também uma máquina a vapor e limpar seguidamente com uma toalha seca.

dicas de limpeza
Os móveis e pele têm cuidados especiais de manutenção.

Apesar de as nossas dicas serem bastante abrangentes, é importante seguir as instruções de cuidado que chegam com um novo móvel! Muitas vezes as caraterísticas dos móveis limitam os produtos de limpeza que podem ser utilizados e essa informação é disponibilizada nas instruções e cuidados de manutenção.

CONFORAMA - PT - Quer renovar a sua sala de estar? Aquí estao as últimas tendencias