eficiencia-energetica-electrodomesticos

Quer poupar na conta da luz? Saiba como ler a etiqueta de eficiência energética

Quando compramos um eletrodoméstico deparamo-nos com a etiqueta de eficiência energética que vai da letra A até à letra G, num padrão de cor que vai do verde ao vermelho. No entanto, será que compreendemos o conceito de eficiência energética/ 

eficiencia energetica electrodomesticos

O que é a eficiência energética/

O conceito de eficiência energética, de que tantas vezes se fala, surgiu da necessidade de usar os recursos energéticos de forma sustentável. Assim, este conceito refere-se à capacidade de realização de um mesmo trabalho, ou mais intenso, com um menor uso de energia. Ou seja, quanto mais eficiente for um eletrodoméstico, por exemplo, menos recursos energéticos irá consumir para fazer o mesmo trabalho. Assim, usando como exemplo um frigorífico, se este for de classe A irá usar menos energia do que um de classe B, para ter o mesmo funcionamento. E isso tem grande impacto na conta da eletricidade no final do mês. Além disso, adotar um consumo energético mais eficiente também contribui para a diminuição do uso de fontes de energia não-renováveis – como o petróleo e o gás natural – e reduz as emissões de gases com efeito de estufa, libertados durante a combustão de determinadas fontes de energia.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

Por esse motivo, é tão importante saber ler as etiquetas de eficiência dos eletrodomésticos, para assim tomar uma decisão mais consciente e fazer uma melhor escolha no momento da compra.

Como ler a etiqueta de eficiência energética/ 

Como o seu objetivo é auxiliar os consumidores a fazer uma escolha consciente de um produto eficiente, as etiquetas energéticas devem ter uma linguagem simples e acessível.

Assim, as etiquetas de eficiência  energética são unificadas em todo o Espaço Económico Europeu e utilizam pictogramas com cores e palavras claras.  

A etiqueta tem de conter o nome do fornecedor ou marca e a identificação do modelo, a classe de eficiência energética, uma escala de eficiência energética com setas coloridas que distinguem os produtos mais eficientes dos menos eficientes através da cor e da letra, o consumo anual de energia em kWh e alguns pictogramas que evidenciam as características específicas de um produto. Por exemplo, no caso dos frigoríficos, além da classe de eficiência energética e escala de eficiência energética, são também apresentados dados como o volume dos compartimentos para produtos congelados e não congelados e a classe de emissão de ruído.

eficiencia energetica electrodomesticos
Frigorifico HOTPOINT HTM 1721 V é um exemplo de um eletrodoméstico de classe A+

Mudanças na etiqueta de eficiência energética

O sistema de etiqueta energética que ia de  A +++ até G usado até 2020 tornou-se menos eficaz. A escala de eficiência energética continha muitos “+”, tornando-se pouco clara, levando a que o consumidor tivesse dificuldades em distinguir os produtos mais eficientes.

Por esse motivo, a União Europeia alterou a etiqueta energética, sendo que a nova etiqueta voltou à sua forma original e inclui apenas as classes de eficiência energética de A a G, sem a utilização dos símbolos “+” em frente à letra.

Além disso, outra alteração consiste na introdução de um QR code na etiqueta energética que direciona o consumidor para a Base de Dados de Produtos europeia e pictogramas, com mais informações sobre o desempenho e as características específicas do produto.

Vale a pena lembrar que esta classificação de A a G não é estática e será reavaliada regularmente, em função da evolução tecnológica. Ou seja, quando uma elevada percentagem de equipamentos alcançarem a classe A, haverá um novo escalonamento das escalas. Isto permitirá incentivar a pesquisa e a inovação tecnológica, em busca de produtos cada vez mais eficientes. Na fase de lançamento não existe nenhum equipamento classificado com a nota A, de forma a incentivar os fabricantes a tornarem os equipamentos ainda mais eficientes para atingirem o patamar de topo.

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas