Conforama

Electrodomésticos ligados à internet: a incrível cozinha inteligente

Há um número crescente de electrodomésticos ligados à internet. Os utensílios de última geração permitem que a tecnologia trabalhe a nosso favor. Esta revolução já é uma realidade até mesmo nos electrodomésticos de cozinha, nomeadamente adegas, frigoríficos, fornos, máquinas de café e máquinas de lavar. Descubra como a revolução está a acontecer na cozinha!

Electrodomésticos ligados à internet: a incrível cozinha inteligente

Ter uma cozinha robotizada ao nosso serviço parece um sonho dos filmes futuristas da década de 1980, mas já é real.

A internet das coisas chegou à cozinha

Por meio da ligação à internet, os electrodomésticos adquiriram funcionalidades que permitem mais praticidade e autonomia, como o controlo remoto, a programação de funções e a gestão eficiente da energia.

Ter uma cozinha robotizada ao nosso serviço parece um sonho dos filmes futuristas da década de 1980, mas já é real. A esta tendência dá-se o nome de Internet das Coisas (IoT). É uma extensão da internet, onde electrodomésticos dotados de capacidade computacional podem ser programados e controlados remotamente, além de comunicarem-se entre si.

Além da comodidade e da praticidade, os aparelhos domésticos conectados também possuem funções que trazem mais segurança para a família e uma gestão eficiente da energia. Isto é possível por meio de alertas e avisos que os próprios aparelhos enviam para os utilizadores. 

Com o intuito de facilitar a monitorização e o gerenciamento, a maioria dos electrodomésticos ligados à internet possuem aplicações para o telemóvel. A app pode ser específica do aparelho ou da marca. É o caso da SmartThings, da Samsung, ou da Home Connect, da Bosch.

Estes electrodomésticos de cozinha e aplicações integradas permitem mais funcionalidades do que imagina. Aqui ficam alguns benefícios que deve ter em conta.

CONFORAMA - PT - Renove a sua cozinha com as últimas tendencias

Acionamento remoto dos electrodomésticos pelo telemóvel 

Uma das principais vantagens dos eletrectodomésticos ligados à internet é a possibilidade de controlá-los remotamente por meio da aplicação no telemóvel. Desta forma, é possível acionar os aparelhos domésticos à distância, no trabalho ou antes mesmo de chegar à casa.

Pode pré-aquecer o forno para economizar tempo no preparo do jantar. Caso se esqueça de acionar a máquina de lavar loiças ao sair, pode fazê-lo do trabalho. Ainda, se não lhe apetece levantar mais cedo, mas precisa da loiça limpa de manhã, pode continuar mais alguns minutos na cama e colocar a máquina a lavar com o telemóvel.

Para estes electrodomésticos, faz-se o download da app, cria-se o perfil de utilizador e regista-se o aparelho. Então, basta que o telemóvel e a máquina estejam ligados à internet.

Acionamento remoto dos electrodomésticos pelo telemóvel
A Máquina de Lavar Loiça HOOVER é um exemplo de electrodoméstico smart.

Ajuste das configurações de acordo com a necessidade 

Além do acionamento remoto, a Internet das Coisas também permite monitorar os aparelhos domésticos da cozinha à distância.

Alguns frigoríficos, por exemplo, permitem que o utilizador monitore a temperatura por meio de uma aplicação. Além disso, é possível ajustar a temperatura de acordo com a necessidade, como é o caso de dias mais quentes ou frios.

Os electrodomésticos ligados à internet trazem comodidade e segurança.
Os electrodomésticos ligados à internet trazem comodidade e segurança.

Diagnóstico de erros e avisos de manutenção 

Muitos electrodomésticos inteligentes são capazes até de fazer revisões periódicas das suas próprias funções e partes integradas. O sistema verifica se está tudo a funcionar corretamente e analisa o consumo de energia. Assim, por meio da aplicação, envia diagnósticos e alertas de erro ou avisos de manutenção.

Gestão de energia e alertas de segurança

Preocupa-se com a segurança da sua família e com o gasto de energia mesmo quando está fora/ Os electrodomésticos ligados à internet vão trazer mais alívio para o seu dia. Por meio da aplicação, pode verificar se o forno ficou ligado ou se o frigorífico está na temperatura correta.

Alguns frigoríficos inteligentes enviam um alerta para o seu telemóvel se a porta ficar aberta. Outra tecnologia de segurança não relacionada à internet, mas comum nos fornos inteligentes, é o “vidro frio”. Estes fornos mantém a temperatura a rondar os 40º para evitar queimaduras. Existem ainda fornos que evitam que a gordura acumule nas paredes por meio de sistemas autolimpantes.

Mais tempo para o que realmente importa 

Estas são as principais vantagens de ter os electrodomésticos ligados à internet, mas uma consequência muito importante e não direta desta tecnologia é a gestão do tempo. Com mais tempo para si e para a sua família, é possível fazer com mais frequência as coisas de que gosta, preocupar-se menos com os afazeres domésticos e deixar que a tecnologia trabalhe a seu favor.

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas