espelhos decorativos

Descubra como os espelhos decorativos podem mudar a sua casa

Tradicionalmente usados em quartos e casas de banho, os espelhos invadiram as nossas casas e, agora, estão por toda a parte! Grandes ou pequenos, com ou sem moldura, de aspeto vintage ou de inspiração moderna, os espelhos podem ser determinantes na decoração, se souber tirar partido do seu potencial. Continue a ler e descubra como!

espelhos decorativos
Use e abuse dos espelhos para criar efeitos muito interessantes

Se pensa que os espelhos só servem para colocar a maquilhagem o aparar a barba, está prestes a mudar de ideias! Os espelhos podem ser utilizados como estratégia para otimizar a decoração dos diferentes espaços da sua casa, tornando-os visualmente mais amplos e distribuindo a luz. Para conseguir estes efeitos e ainda acrescentar um toque interessante à personalidade da sua casa, basta muita criatividade e uma boa dose de imaginação…

As vantagens dos espelhos na decoração

Os espelhos decorativos trazem às diferentes divisões uma sensação de amplitude, fazendo com que pareçam mais espaçosas e iluminadas. Podem também servir para esconder um pormenor que não quer mostrar, como, por exemplo, um pequeno buraco ou imperfeição na parede. Espelhos de grande amplitude conseguem criar uma ilusão de ótica que confere mais profundidade a divisões naturalmente pequenas (como corredores ou quartos pequenos). 

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

Outra característica interessante dos espelhos é que permitem recriar um pormenor específico de decoração. Ou seja, imagine que tem, em sua casa, um recanto de leitura decorado a seu gosto e do qual tem muito orgulho. Ao colocar um espelho neste recanto, não só estará a duplicar a luminosidade do espaço, como está a criar a ilusão ótica de prolongamento da decoração.

espelho decorativo
Os espelhos tornam qualquer divisão visualmente mais ampla e luminosa

Tipos de espelhos decorativos

Qualquer espelho pode criar um interessante efeito decorativo pelo simples facto de refletir sombras, luzes e formas. No entanto, pode (e deve!) adequar o design dos espelhos ao estilo de decoração da sua casa. Quer goste de seguir as tendências de estilo e mudar com frequência ou se mantenha fiel a um único estilo durante muito tempo, deve procurar opções de espelhos de acordo com as restantes peças de decoração: móveis, têxteis e pequenos apontamentos decorativos.

Se gosta de inspirações vintage, aposte em espelhos circulares ou ovais. Os amantes da decoração clássica devem escolher espelhos de molduras douradas ou talhadas em madeiras nobres. A ideia é transportar para os espelhos a grandiosidade da decoração clássica, onde o impacto visual é a chave da decoração. Para os minimalistas, espelhos de molduras simples (ou até mesmo sem molduras) serão a escolha adequada, criando harmonia com a restante decoração.

espelhos decorativos
Clássico, moderno ou vintage: adeque o espelho à decoração de cada divisão

Ideias criativas para usar espelhos decorativos

Do quarto ao corredor de entrada, temos algumas ideias criativas para partilhar consigo. Comecemos pela entrada: já sabemos que não devemos colocar espelhos em frente à porta da casa, mas por que não colocar um espelho no final do corredor para que possa verificar o look, todas as manhãs, antes de sair/ 

Na sala, os espelhos podem aumentar a luminosidade de um recanto de leitura, por exemplo. Se o recanto de leitura estiver situado junto a uma janela, o espelho irá otimizar a luz natural, resultando num espaço muito relaxante e tranquilizante. Por outro lado, se tiver um candeeiro para apoiar a leitura durante a noite e o Inverno, o espelho pode refletir a luz e tornar a leitura ainda mais agradável. Junte-lhe uma boa poltrona e o seu recanto de leitura estará perfeito!

espelhos decorativos
Os espelhos podem otimizar a distribuição da luz natural na sala

Da sala para o quarto, os espelhos também podem funcionar muito bem nos espaços mais íntimos. É muito comum vermos espelhos de corpo inteiro nos quartos, quer seja na parede, no roupeiro ou como espelho de pé. Os espelhos no quarto criam um ambiente intimista e ajudam a decidir a roupa nas manhãs mais difíceis ou nos momentos mais marcantes da nossa vida. 

Nesta divisão, as regras são poucas: coloque o espelho onde lhe for esteticamente mais agradável, cuidando para que não prejudique a circulação na divisão (especialmente se se tratar de um quarto pequeno). Para quartos pequenos, onde cada centímetro conta, aconselhamos a escolha de um roupeiro com portas espelhadas. Para além do efeito moderno, é a opção mais prática.

espelhos decorativos
Se o seu quarto é pequeno, opte por um roupeiro com portas espelhadas

Atreva-se com formatos originais de espelhos decorativos

Já falámos de como um espelho, por mais simples que seja, pode criar efeitos surpreendentes e trazer vários benefícios para uma divisão, seja pela luminosidade ou pela criação de um efeito visual de ampliação do espaço. Mas, para além de todos os benefícios, os espelhos podem também trazer um toque de personalidade e diversão à sua casa.

Espelhos de inspiração geométrica, espelhos que imitam letras, espelhos com formatos inusitados… Na Conforama, temos vários espelhos para refletir a beleza da sua casa. Basta escolher os formatos que mais gosta e dar largas à imaginação. Escolha o seu espelho na secção de decoração da nossa loja online. 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores