tv tamanho ideal

Este é o tamanho ideal de televisão para ver filmes e séries

Certamente já esteve nesta situação. Quer comprar uma TV, mas não sabe por que tamanho optar… Trata-se, de facto, de uma tarefa complicada, uma vez que o mercado oferece muitas opções e as teorias dos fabricantes e dos especialistas diferem. Há, sim, um tamanho ideal para cada divisão. Então, que tamanho de TV escolher?

CONFORAMA - PT - DESCUBRA AS ÚLTIMAS NOVIDADES EM ELECTRO PARA A SUA CASA

Deve ter em conta o tamanho da imagem e a qualidade desta, ou seja, dois conceitos relacionados com o ângulo de visão e a resolução que são a chave para tudo.

caucasian-woman-holding-mobile-phone-with-green-screen

Em primeiro lugar, é importante saber que quando os fabricantes se referem ao tamanho de uma televisão, os dados que nos fornecem são o comprimento da diagonal do ecrã que nos é fornecido em polegadas. Uma polegada tem 2,54 centímetros. Por exemplo, uma televisão de 40 polegadas mede cerca de um metro (101,6 centímetros) de um canto ao outro.

Enquanto o ângulo de visão marca a distância mínima, a resolução define a distância máxima.

O local onde vai colocar a televisão também é importante. Deve colocá-la numa parede perpendicular às janelas de modo a reduzir os reflexos e ter em conta que a altura da moldura inferior deve estar ao nível dos olhos.

Ao escolher o tamanho ideal da sua televisão, o ângulo de visão desempenha um papel preponderante uma vez que marca a distância na qual teremos de nos posicionar através da geometria.

Quanto à resolução, lembre-se que quanto menor a resolução, menos pixels e, por isso, pior a qualidade de imagem. A resolução é especialmente importante em ecrãs grandes, onde a pixelização é mais percetível.

woman-watching-tv-set-on-the-sofa

Na prática, os ecrãs 4K Ultra High Definition (resolução 3840 x 2160) oferecem quatro vezes mais detalhes do que os Full HD (1920 x 1080) precisamente porque têm quatro vezes mais pixels.

É óbvio que a escolha do tamanho de TV não se deve resumir a equações numéricas. As suas preferências pessoais também são muito importantes e para isso não há nada melhor do que ver a TV em ação.

A final, qual é a distância ideal?

Para evitar conversões e cálculos consulte as tabelas que permitem definir o tamanho de televisão ideal introduzindo apenas a distância desde os seus olhos.

Os fabricantes de TV dispõem de tabelas (que diferem consoante as marcas) onde fazem as suas recomendações relativamente ao tamanho de TV a comprar tendo em conta diversos fatores. As empresas certificadoras da indústria audiovisual e as grandes superfícies também disponibilizam os seus próprios guias quanto ao tamanho de TV a comprar.

O guia fornecido pela Society of Motion Picture & Television Engineers (SMPTE) recomenda sentar-se a uma distância em que o ecrã ocupe cerca de 30 graus do seu campo de visão no mínimo para garantir uma boa experiência para um consumo de conteúdo multimédia variado. Deste modo, para obter a distância ideal devemos multiplicar a diagonal do ecrã por 1,6.

back-view-of-young-couple-sitting-on-comfortable-chairs-eating-noodles-in-front-of-tv-using-chopsticks-cat-sleeping-on-her-cozy-bed-1

No entanto, se o principal objetivo da sua televisão for ver filmes e séries, consulte a empresa THX, que é a que estipula o padrão de áudio e vídeo para algumas salas de cinema (certificação THX). Esta garante que o ângulo de visão perfeito de conteúdo de alta definição para uma imersão total é de 40 graus, pelo que para calcular a distância ideal da nossa televisão devemos multiplicar a sua diagonal por 1,2.

O tamanho da televisão depende do espaço que temos disponível: no geral, para 2,5 metros entre o sofá e a TV recomendam-se ecrãs com diagonais entre 40 e 51 polegadas.

A revista Deco Proteste, por exemplo, realizou testes para tentar descobrir o tamanho de ecrã ideal. Esses testes basearam-se no valor da diagonal do ecrã, no sinal de vídeo (qualidade e resolução), na qualidade de imagem da televisão, na luminosidade do local, no tempo de visionamento, no conteúdo visualizado e nos gostos pessoais.

Para cada diagonal de ecrã, aconselha as seguintes distâncias entre a televisão e o sofá:

  • 32 polegadas (81 cm): 1,5 a 2,3 metros;
  • 40 e 43 polegadas (102 a 109 cm): 2 a 2,8 metros;
  • 46 a 49 polegadas (117 a 124 cm): 2,4 e 3,2 metros;
  • 50 ou 51 polegadas (127 a 130 cm): 2,5 a 3,3 metros;
  • 55 polegadas (140 cm): 2,8 a 3,6 metros;
  • 65 polegadas (165cm): 3,4 a 4,2 metros.
woman-eating-pizza-and-watching-tv

Existem diversas distâncias para as quais se adequam mais do que um valor de diagonal de imagem. Nesses casos, escolha consoante o seu gosto pessoal. Por exemplo, se tiver 3 metros de distância entre o televisor e o sofá, pode optar por aparelhos de 46 a 60 polegadas.

Mas, não se esqueça: tudo isto são estimativas. A decisão final deve sempre basear-se nos seus gostos pessoais e na experiência de experimentar ao vivo.

About Post Author