estilo boho chic

5 ideias para decorar com o estilo boho chic

Uma abreviatura da palavra francesa “bohémien” e inspirado no estilo de vida livre e despreocupado dos boémios que marcaram as décadas de 1960 e 1970, o boho foi habilmente combinado com o chic para criar o estilo boho chic – um estilo de decoração pouco convencional, mas muito eclético, recheado de cores vibrantes e detalhes inesperados.

estilo boho chic

1.   As cores da decoração boémia

O estilo boho chic caracteriza-se pelo uso de muita cor e quanto mais forte melhor: azul, vermelho, roxo, amarelo… e é a sua combinação criativa que vai criar uma energia eclética que espelha bem a decoração boho chic.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

Para quem preferir um ambiente boho chic um pouco mais esbatido, pode usar o branco e o metálico para equilibrar as cores mais fortes ou abraçar uma paleta mais sofisticada com a mistura de tons terra como amarelo mostarda, verde azeitona, castanho conhaque e laranja quente. 

Dar nas vistas com o estilo boho chic

2.   Padrões, materiais e texturas estilo boho

Decorar com o estilo boho chic é a arte de combinar, de forma apelativa e original, uma miscelânea de tons, padrões, materiais e texturas que, em conjunto, criam um mundo à parte, mas do qual queremos imediatamente fazer parte. O estilo boho chic pede padrões vistosos como os florais, paisleys, geométricos, tingidos, étnicos e tribais, que são conjugados livremente e sem medo nas almofadas, nos quadros, no papel de parede. Os materiais são naturais e naturalmente bonitos: madeira, sisal, serapilheira, rattan, cânhamo e pele são a base de mobiliário, têxteis e acessórios decorativos. As texturas convidam e criam um ambiente cosy: seda, chenille, lã, macramé, franjas e crochê. Não tenha medo de experimentar e de misturar, esta é a essência do estilo boho chic! 

estilo boho chic
A mistura de padrões e texturas dá vida ao estilo boho chic

3.   Mobiliário para uma decoração boho chic

Combinar o antigo e o novo, as peças vintage e com um ar usado e amado, é a alma do mobiliário quando o objetivo é decorar com o estilo boho chic. Reciclar e reutilizar é outro ponto-chave do estilo boémio que privilegia peças como: espelhos XXL, biombos e cabeceiras de cama trabalhadas ou com dossel, malas e baús antigos, cadeiras em rattan, redes de pano, puffs, sofás baixos e o mais próximo do chão possível, à boa maneira boémia. 

estilo boho chic
Inspiração boémia no mobiliário

4.  Os detalhes são tudo

Quando se trata de decorar com o estilo boho chic, a ideia é escolher objetos e detalhes que não aparentam serem novos, mas que captem o olhar, que contem uma história. Arte e outras coleções inesperadas, livros e globos vintage, esculturas exóticas, cestos, peças em macramé, artigos feito à mão, tapetes coloridos ou étnicos a cobrir o chão ou pendurados nas paredes, um puff em pele, plantas numa disposição tipo selva em vasos suspensos ou pousados espontaneamente no chão… aqui a liberdade de decoração é tudo e as feiras e lojas de antiguidades são o paraíso para quem procura verdadeiros tesouros boho chic.

estilo boho chic
Boho chic: uma decoração que inspira

5.   À luz do boho chic

Com a intensidade das cores e a mistura eclética dos padrões e texturas, numa decoração boho chic a iluminação quer-se suave e conta com a inclusão de velas para ambientes místicos e aconchegantes. Mas, atenção, os próprios candeeiros também podem ser peças de destaque, com design impactante ou de inspiração marroquina, ou um pouco mais sóbrias – em metal e cobre – se a ideia é equilibrar um pouco a decoração. 

estilo boho chic
Iluminação boho chic

O estilo boho chic são camadas e camadas de vida, alegria e energia positiva, onde não cabe o minimalismo, onde não há dois espaços iguais, mas onde todos são um convite para entrar, explorar e ficar.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores