estilo contemporâneo

6 formas de incorporar o estilo contemporâneo em toda a casa

O estilo contemporâneo pode ser resumido da seguinte forma: simples, funcional, discreto, intemporal, confortável, natural, original, bom gosto. Muitas vezes confundido com o estilo moderno, a verdade é que embora os dois tenham algumas semelhanças, são bastante diferentes na prática. Saiba como renovar a decoração de cada divisão da casa com um toque mais contemporâneo.

estilo contemporâneo

Como se define o estilo contemporâneo/

Sempre inspirado nas tendências mais recentes, o estilo contemporâneo segue a linha de decoração que surgiu a partir da segunda metade do século XX. Com uma postura de menos é mais, aqui tudo tem o seu lugar com armários embutidos e sistemas de organização discretos. O estilo contemporâneo privilegia linhas retas em termos de mobiliário, com poucos elementos decorativos sobre o mesmo, mas sem nunca descurar o conforto e a elegância. 

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

Estilo contemporâneo: materiais, cores e padrões

A madeira, mármore, cimento, metal, pedra, aço, vidro e verniz dão vida a acabamentos e detalhes nos espaços contemporâneos. A paleta de cores está assente no branco, preto, cinza, azul-escuro, castanho, creme e bege, sendo que esta neutralidade também se estende aos padrões, sempre discretos e com uma escala reduzida. Se este é um estilo que combina com a decoração que pretende para a sua casa, inspire-se nas dicas apresentadas abaixo e comece a redecorar, um espaço de cada vez.

Sala de estar

A forma mais rápida de infundir um toque contemporâneo à sala de estar é investir numa peça de arte de grandes dimensões para pendurar numa parede e assim conferir um ar de galeria de arte a esta divisão. 

estilo contemporâneo
A arte contemporânea traz estilo e ousadia à sala de estar.

Sala de jantar

O estilo contemporâneo pede peças com design apurado e que dão nas vistas, sem serem demasiado arrojados. Na sala de jantar pode cumprir este requisito com um candeeiro de teto suspenso sobre a mesa, com linhas vistosas e vibrantes.

estilo contemporâneo
Estilo contemporâneo à luz do bom gosto.

Cozinha

Não precisa de reconstruir a cozinha para lhe poder atribuir um estilo mais contemporâneo – basta escolher uma cor como preto, branco, azul-marinho ou bege e pintar os armários de cima a baixo, aproveitando para colocar também uns puxadores novos, em linha com este novo e delicioso visual.

estilo contemporâneo
Há quanto tempo sonha com uma cozinha contemporânea/

Casa de banho

Quer elevar a decoração da casa de banho para um estilo mais contemporâneo, mas não sabe bem como/ Escolha uma parte da divisão (ou toda se for pequena) e revista-a com um papel de parede inesperado e que vai dar nas vistas. Quem disse que a casa de banho não pode ser cool/

Quartos

Trazer contemporaneidade ao quarto é renovar os têxteis da cama, escolhendo uma paleta de cores neutras, com mantas e almofadas repletas de texturas aconchegantes – o estilo contemporâneo é um convite para o bem-estar e este vai ser um quarto de sonho

estilo contemporâneo
m quarto contemporâneo é um quarto de sonho.

Escritório 

O estilo contemporâneo privilegia os elementos naturais, por isso, faça-lhe a vontade e coloque uma planta de grande porte (ou duas!) no escritório – uma verdadeira lufada de ar fresco, para a decoração e para o ambiente.

estilo contemporâneo
Trabalhar num escritório contemporâneo é outro estilo.

Revê-se no estilo contemporâneo/ Sim/! Procure mais inspiração em Conforama e mãos à redecoração. 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores