A Conforama lançou recentemente o seu guia anual de tendências de decoração para 2021 e são quase 300 páginas de pura inspiração para a casa e para quem adora transformar os seus espaços seguindo as principais novidades do sector. Entre ideias aconchegantes para o inverno, ambientes zen e as cores sensação do momento, um dos grandes destaques é o estilo escandinavo.
Com uma forte influência nórdica – nomeadamente vinda da Dinamarca, Noruega e Suécia – o estilo escandinavo é reconhecido e desejado pela sua simplicidade reconfortante e beleza funcional, nascida como resposta aos invernos longos, frios e escuros deste cantinho do mundo.
As suas origens datam dos anos 1940, mas foi apenas a partir da década de 1950 que o mundo se deixou levar e inspirar pelo estilo escandinavo que trouxe para a decoração espaços simples e minimalistas, mas extremamente apelativos e aconchegantes – o tal espírito “hygge” de que tanto ouvimos falar nos dias de hoje.
Podemos apontar quatro pilares essenciais do estilo escandinavo: paredes brancas para aproveitar e refletir toda a luz existente; o chão em madeira para aquecer o espaço e adicionar conforto; mobiliário moderno com linhas originais e que é muitas vezes o foco central no design de interiores de inspiração escandinava; elementos decorativos sempre minimalistas, porque os ambientes escandinavos são, acima de tudo, funcionais – só há espaço para o essencial, mas é um essencial sempre deslumbrante.
Não há dúvida que o branco é a cor rainha no que toca ao estilo escandinavo, um tom que é genialmente combinado com cores neutras como o preto, o cinza e o castanho conhaque para criar ambientes convidativos. Este efeito monocromático é a essência desta decoração, mas há sempre algum espaço para subtis toques de cor – rosa, azul, verde ou amarelo seco – em pequenos apontamentos decorativos.
Viver numa casa decorada ao bom estilo escandinavo é desfrutar de espaços pautados pela utilização de muita madeira, algum metal, mobília icónica de meados do século XX, peças de decoração com design cuidado e um efeito impactante, pele vintage e bem gasta, têxteis com texturas acolhedoras (pelos sintéticos, lãs e tudo o que seja suave) nas camas, sobre os sofás, a decorar janelas e chão. Mas atenção, também é igualmente costume ver casas escandinavas com o chão e as janelas completamente despidas de qualquer tapete ou cortinado – é o minimalismo e a aposta na luminosidade a decorar mais alto. O bom gosto estende-se ainda aos candeeiros e quadros contemporâneos, à presença constante de velas acesas e plantas bem cuidadas.
Este é o ano para reimaginar a decoração da casa, para experimentar criar um ambiente realmente único, deixando-se levar pelo incrível estilo escandinavo – o guia anual da Conforama é o ponto de partida perfeito.
You may also like
-
A minha placa de indução ficou marcada, como posso repará-la?
-
Tirar o máximo partido de uma pequena cozinha com una bancada original
-
Que tamanhos de colchões existem? Finalmente esclarecemos as suas dúvidas
-
Ideias para decorar o quarto de uma adolescente
-
Este é o tamanho ideal de televisão para ver filmes e séries