Estilo marinheiro para a sua casa de verão

Estilo marinero

Não há estilo que lembre mais o verão do que o estilo marinheiro. Pelo seu alegre colorido e pela sua decoração, evoca as paisagens e os ambientes do litoral. Se é um entusiasta do mar e da areia e possui uma residência de férias, não se resista. Decore-a em tons de azul.

Ideias para uma decoração marinheira

Quanto às cores, nas paredes deve predominar o branco, que é um tom muito pulcro e que reflete a luz. O azul marinho ou o azul celeste, tons que fazem lembrar a água e que transmitem calma, são os mais indicados para os estampados têxteis e também podem ser aplicados em motivos ornamentais ou em linhas decorativas pintadas nas paredes. Também se podem acrescentar os tons terra, que se assemelham à areia ou às rochas – pintar uma divisão com esta gama cromática que oscila entre o dourado e o castanho será uma boa ideia. E, por último, existe a opção de combinar o vermelho com o azul, mas de forma equilibrada, para não criar uma sensação visual agressiva.

Os móveis devem ser principalmente de madeira, com efeito envelhecido, recriando a ilusão do passar do tempo e do desgaste provocado pelo salitre. O ferro forjado também é uma boa opção, já que é um material com personalidade. Lembre-se que o estilo marinheiro não deixa de ser um estilo rústico adaptado ao ofício das gentes que trabalham em alto mar. Como tal, não devem existir demasiados elementos que quebrem o charme ou que sejam de estilos opostos. Aqui, a mistura chocaria demasiado.

Outro aspeto essencial para conseguir criar o ambiente que se procura consiste em acrescentar pequenos pormenores que confiram carácter à nossa casa de praia. Objetos como, por exemplo, pequenas âncoras, lanternas, almofadas, círios e velas, seixos, garrafas de vidro vazias ou cheias de areia colorida, pequenas redes, estrelas do mar, conchas e um ou outro quadro com nós de marinheiro são ideais para reproduzir o aspeto clássico da casa idílica dum velho homem do mar.

E se dispõe de uma sala grande com lareira, nada melhor do que coroar esse espaço com um barco à vela ou com um leme. Todos a bordo!