Nesta época do ano é habitual estarmos mais tempo fora de casa. Fazemos alguma viagem de férias e pedimos a algum familiar ou amigo que passe por casa de vez em quando, para dar uma vista de olhos. Com as altas temperaturas, as plantas murcham ou queimam-se. Por isso, também é necessário planificar a rega das mesmas. Hoje, na Conforama, damos-lhe algumas ideias para facilitar esta tarefa.
Como cuidar das suas plantas durante o verão
- Recomenda-se regar ao início da manhão ou à noite. Durante os períodos mais frescos do dia, evita-se que a água se evapore com rapidez e facilita-se a sua absorção. Da mesma forma, evita-se que a planta se queime devido ao “efeito lupa” que provocam as gotas de água sobre sobre as folhas.
- É necessário regar muito profundamente, deixando a água cair lentamente, evitando uma forte pressão que encharque a planta. A água deve cair na base da planta, para empapar bem a raíz.
- As plantas em vasos precisam de mais água do que as plantas que têm as raízes no solo, já que as dos vasos não podem expandir as suas raízes à procura de água.
- Evite colocar os vasos perto de fontes de calor ou de paredes e muros que acumulem altas temperaturas. Também pode cobrir as plantas com um pouco de tecido de urze, para evitar que absorvam muito calor.
- Se há folhas mortas ou murchas, é necessário eliminá-las o mais rápido possível.
- Se dispõe de um jardim grande, lembre-se de preparar bem o substrato orgânico, retirando as ervas daninhas e tudo o que impeça a rega antes de ir de férias, para que a terra se remineralize e a água se filtre bem.