A cozinha não é apenas onde armazenamos e preparamos a nossa comida, mas muitas vezes também é o espaço onde nos alimentamos e nos reunimos com a família e os amigos. Por isso, pensar no Feng Shui da cozinha é muito importante! Crie um ambiente cheio de harmonia e promova a prosperidade na sua casa com estas dicas.
Feng Shui na cozinha: por onde começar/
O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que tem como objetivo equilibrar a energia dos ambientes e favorecer a harmonia, a prosperidade e a felicidade. É possível — e recomendado — aplicá-la a todos os ambientes da casa, mas a cozinha é um dos espaços mais importantes para esta técnica.
Se ainda não começou a montar a sua cozinha, ou se já a decorou e não pretende fazer muitas mudanças, saiba que há medidas básicas que pode tomar para melhorar a energia deste ambiente. Antes de comprar um novo frigorifico ou mudar o fogão de lugar, preocupe-se com os passos essenciais:
- Mantenha a cozinha sempre limpa, organizada e ventilada.
- Nunca deixe portas de armários abertas.
- Não deixe o caixote do lixo à vista.
- Mantenha vassouras e esfregonas guardadas em armários.
- Jogue fora alimentos que já passaram do prazo de validade.
- Substitua itens quebrados ou estragados.
Quer ir além/ Então vejamos alguns cuidados importantes na hora de montar e decorar a sua cozinha.
Escolha as cores mais adequadas
Escolher a cor das paredes, dos azulejos e dos móveis da sua cozinha é um passo muito importante. Além do seu gosto pessoal, precisa de levar em consideração o que cada cor representa e transmite e como elas podem contribuir para o Feng Shui da cozinha.
O branco, por exemplo, é uma opção popular para este espaço, pois representa pureza e limpeza e combina bem com outras cores. O cinza também é uma boa adição, pois representa equilíbrio e resolução de conflitos.
Se quiser ousar um pouco mais nas cores e nos materiais escolhidos, considere o equilíbrio dos cinco elementos do Feng Shui: terra, água, madeira, fogo e metal. Como a cozinha já contém os elementos água (pia) e fogo (fogão), é interessante tentar equilibrá-los com os outros elementos. O metal e a madeira podem estar presentes, assim como cores ligadas ao elemento terra: marrom, amarelo e laranja. O verde, ligado à madeira, também é uma boa opção.
Fogão: cuide da sua prosperidade
O fogão representa a sua prosperidade e os seus recursos para vencer na vida. Por isso, deve estar sempre limpo e com a manutenção em dia. Além disso, todas as bocas do fogão devem ser usadas igualmente.
Para estar sempre no controle da sua vida, o ideal é que seja possível ver a porta da cozinha quando estiver a cozinhar. Se não for possível mudar a posição do fogão, use um espelho na decoração. O espelho também é benéfico para refletir as bocas do fogão e atrair abundância para a casa.
Para não atrapalhar a sua prosperidade, é recomendado que a pia não fique ao lado do fogão. Assim, o elemento água não vai “apagar” o fogo da sua cozinha.
Invista na iluminação
Uma boa iluminação é essencial para o Feng Shui da cozinha. A luz pode equilibrar a energia “chi”: uma força essencial que precisa de fluir com suavidade pelos espaços. O ideal é que a cozinha receba muita luz natural e também tenha diversos pontos de luz artificial para quando a noite chegar.
Se a sua cozinha é escura, opte por cores claras, adicione espelhos à sua decoração e invista em candeeiros de parede para criar novos pontos de luz.
Adicione plantas, legumes e frutas
Caso tenha espaço na sua cozinha, crie uma pequena horta ou inclua plantas na decoração. Os melhores locais para colocá-las são:
- entre o fogão e a pia;
- entre o fogão e o lava-loiça;
- perto do frigorífico.
Esta adição do elemento madeira traz equilíbrio, frescor e alegria ao espaço. Também é recomendado ter sempre legumes frescos no frigorífico e uma fruteira com frutas na cozinha. São itens que promovem a abundância e a prosperidade.
Agora que já sabe como usar o Feng Shui na cozinha para equilibrar a energia do ambiente e promover a prosperidade e a felicidade na sua casa, basta aplicar estes conhecimentos. Não perca tempo!