O que é a fibra de silicone e como é usada? Explicamos aqui!

A fibra de silicone está presente em mais objetos da sua casa do que pode imaginar. Seja no sofá da sala, seja na almofada da sua cama, este material é usado por uma série de motivos que precisa de conhecer. Por isso, recomendamos esta leitura rápida com as principais informações sobre a fibra siliconada.

fibra de silicone

A fibra de silicone oferece uma série de vantagens, tanto para o fabricante como para o usuário dos produtos que a utilizam

Afinal, já deve ter ouvido falar da fibra de silicone, mas provavelmente não sabe exatamente do que se trata este material, nem como é usado. Se tem interesse em saber mais sobre a fibra siliconada e os seus usos, bem como descobrir as suas vantagens e os seus diferentes tipos, então continue a ler este artigo!

O que é a fibra de silicone?

A fibra de silicone, fibra siliconada, ou fibra siliconizada é uma fibra de poliéster coberta de silicone. É um material suave e aveludado, pois o tratamento de silicone diminui a viscosidade da fibra e torna-a macia ao toque. Ao mesmo tempo, é resiliente e apresenta alta durabilidade.

Além disso, a fibra siliconada é higiénica e antialérgica. Por ser uma fibra oca, permite maior ventilação e, assim, previne a proliferação de ácaros e fungos.

Como se utiliza a fibra de silicone?

A fibra siliconada é usada para enchimento. Pode ser encontrada, por exemplo, em diferentes tipos de almofadas, toppers para colchão, encostos de sofás, bonecas, peluches, artigos de decoração, entre muitos outros objetos.

CONFORAMA - PT - Os melhores colchones para um descanso de sonho

 

Além disso, é frequentemente usada em artesanatos e projetos DIY (Do It Yourself). Por tratar-se de um material isolante térmico, também é muito utilizada em edredões. 

fibra de silicone

Por ser macia, higiénica e segura, a fibra de silicone está presente em almofadas, edredões e até encostos de sofá.

Quais são as vantagens da fibra siliconada?

A fibra de silicone oferece uma série de vantagens, tanto para o fabricante como para o usuário dos produtos que a utilizam. As principais são:

  • Bom custo-benefício;
  • Rendimento superior na produção;
  • Alta durabilidade;
  • Resistência ao mofo;
  • Resistência à humidade;
  • Resistência aos ácaros, fungos e bactérias;
  • Não oferece riscos à saúde do usuário;
  • É antialérgica;
  • É isolante térmica;
  • É macia.

A fibra siliconada é vantajosa sobretudo para produtos como edredões e almofadas, nos quais é importante garantir a higiene e uma resistência maior contra o mofo, a humidade, os ácaros, os fungos e as bactérias. Assim, é especialmente recomendada para quem sofre com alergias.

Os produtos que usam a fibra de silicone também costumam ser laváveis, até mesmo na máquina de lavar a roupa, o que facilita a limpeza e promove a higiene do item. No entanto, leia as instruções do fabricante, pois outros materiais no seu produto podem exigir métodos diferentes de limpeza.

Por ser macia, higiénica e segura, a fibra de silicone está presente em almofadas, edredões e até encostos de sofá.

Uma vantagem adicional da fibra de silicone é que este material é lavável, inclusive na máquina de lavar a roupa.

Tipos de fibras siliconadas

Atualmente, diferentes tipos de fibras, siliconadas ou não, são utilizadas para enchimento, assim como para isolamento térmico. Descubra algumas diferenças entre elas:

  • Fibra sem silicone: não possui a proteção adicional do silicone e tem menor capacidade de ventilação. Geralmente, é utilizada em produtos mais baratos.
  • Fibra siliconada: utilizada em produtos de preço médio e alto, oferece todas as vantagens apresentadas neste texto.
  • Fibra siliconada conjugada: conta com dois tipos de fibras e um volume maior. Oferece as mesmas vantagens da fibra siliconada simples, com alguns benefícios adicionais. É utilizada em produtos de topo de linha, com os preços mais altos, pois possui alta capacidade térmica e, ao mesmo tempo, de ventilação. É altamente resistente e macia e recupera o seu formato original com facilidade.
Uma vantagem adicional da fibra de silicone é que este material é lavável, inclusive na máquina de lavar a roupa.

Muitos edredões utilizam a fibra siliconada, como é o caso do edredão 4 ESTAÇÕES.

Ao comprar uma almofada, um edredão, um topper para colchão, ou qualquer outro produto que precise de um material de enchimento, é bom lembrar-se das informações deste artigo sobre a fibra de silicone. Assim, poderá escolher a melhor opção para a sua casa, de acordo com o custo-benefício dos produtos e com o seu orçamento!

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas