Forrar paredes: guia para colocar papel de paredes na sua sala

Nestes últimos tempos, temos assistido a um regresso do papel de paredes às tendências de decoração. Forrar paredes é uma ótima opção para remodelar uma divisão, pois o papel de paredes existe num grande leque de cores e diferentes texturas. Por isso adaptam-se a um maior número de estilos de decoração e espaços interiores.

forrar paredes papel de parede em escritório

O papel de parede pode ser utilizado em casas ou edifícios de negócios

Forrar paredes pode parecer tarefa difícil, mas basta alguma informação, noções de aplicação e o seu sentido estético para renovar uma parede lá de casa. Continue a ler e descubra como pode tornar a sua decoração ainda mais especial.

Forrar paredes com papel em apenas 3 passos

1º Passo: Preparação da parede

O processo de forrar paredes implica um trabalho prévio de preparação. Em primeiro lugar, é importante preparar a parede onde irá ser colocado o papel. Ainda que o papel possa disfarçar o aspecto da parede, se houver fissuras ou buracos é necessário preencher com massa e lixar tal e qual como para pintar. Também devemos retirar todos os pregos, ganchos ou outros elementos semelhantes.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Em segundo lugar, temos de medir a parede e garantir que não só temos papel suficiente mas que também não existe nenhuma tira fina demais junto das portas ou canos. Isto porque, como o papel de paredes tem uma medida standard, pode ser necessário cortar uma faixa ou outra, reajustando para deixar alguns cms extra nos cantos.

forrar paredes

O papel de parede pode dar a ideia de textura, em vez de termos todas as paredes iguais

Por outro lado, no caso de paredes novas ou que tenham uma camada de gesso, é importante aplicar uma sub-camada apropriada que irá proteger o gesso e garantir a aderência do papel de paredes. Nas paredes pintadas, é necessário lavá-las antes de começar a aplicar o papel.

Também podemos colocar uma sub-camada nas paredes pintadas, que fazem com que retirar o papel seja muito mais simples. No entanto, se a parede já tiver tido papel de parede, é importante remover todos os bocados e não colocar o novo por cima.

Seja qual for a opção escolhida para forrar paredes, é importante garantir que as paredes estão livres de humidade e bem secas e limpas.

forrar paredes de quarto

Existe papel de parede com diferentes texturas, cores e padrões e podemos combinar diferentes estilos na mesma divisão

2ª Passo: Aplicação do papel de paredes

Para aplicar o papel de paredes são necessários os seguintes materiais:

  • Papel de Paredes
  • Cola adequada
  • Balde para a cola
  • Trincha para a cola
  • Rolo para juntas
  • Escova
  • Lâmina de revestimento
  • X-acto
  • Tesoura
  • Pano
  • Fio de Prumo

Inicia-se a aplicação a partir de uma janela ou do canto mais longe da porta da entrada. Mede-se a altura da parede e cortam-se os excedentes e a seguir começa-se a traçar linhas verticais com a ajuda do fio de prumo. Podemos marcar as linhas com 50 cm de distância entre si, pois será o suficiente para fazer a união entre as camadas de papel.

A cola irá ser aplicada na parede e no papel, pelo que é importante colocar o papel numa superfície onde consiga colocar cola a toda a superfície. Começamos a aplicar o papel do topo para o chão, e vamos fixando com a ajuda do pano para que não fique marcado com dedadas. O papel deve ser esticado do centro para os cantos com a ajuda da escova e do pano. Se ficar mal, podem descolar o papel e recomeçar.

Após colocarmos a primeira tira, é só repetir o processo até finalizar. Não se esqueça de deixar um pouco de excedente nos cantos, uma vez que os cantos raramente são perfeitos.

forrar paredes de quarto

Alguns papéis de parede tem padrões muito ousados que combinam com peças mais minimalistas

3º passo: Finalização

Após colocar todos os rolos, podemos cortar os excessos no topo e na base das paredes. Contudo, não nos podemos esquecer de passar o x-acto em água quente ou ficará cheio de cola. Também podemos passar uma camada de cola extra nas juntas e utilizar um rolo para pressionar e disfarçar bem estas zonas. No caso de ser um papel texturado, temos de ter cuidado e passar o rolo protegido com um pano.

forrar paredes

O papel de parede Conforama adequam-se a qualquer tipo de divisão

Quanto tempo dura o papel de paredes?

A durabilidade do papel de paredes depende das condições do ambiente, sobretudo da humidade. No entanto, se as instruções do fabricante e os passos adequados para forrar a parede forem seguidos, o papel pode durar até 10 anos.

O que usar para revestir paredes?

O papel de paredes é muito elegante, mas pode não ser a solução ideal para a sua casa. Em casas ou ambientes muito húmidos, por exemplo, o papel pode ser uma má escolha. Embora já existam opções de papel de paredes mais resistentes à humidade, deixamos outras alternativas de revestimento:

  • Cerâmico – ideal para cozinhas e casas de banho.
  • Em pedra – muito escolhido para exteriores, começa agora a ser adaptado às paredes interiores.
  • Em madeira – ideal para criar um ambiente mais rústico.
  • Adesivo – muito semelhante ao papel de parede, oferece a possibilidade de ser aplicado sobre parede pintada, apenas como pormenor decorativo.

Apesar de não ser a tarefa mais fácil, colocar papel de paredes ou forrar paredes com outro material não e impossível. É um trabalho de paciência e determinação com resultados incríveis! Portanto, vale a pena considerar esta opção para a sua casa.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores