Fritar sem óleo: conheça as vantagens e as melhores receitas

Como este ingrediente é usado há anos na cozinha para fritar os mais diversos tipos de alimentos, nem nos apercebemos de que podemos fritar sem óleo. Mas isto não apenas é possível como também oferece uma série de benefícios. Saiba quais são as vantagens e aprenda a preparar as suas receitas favoritas sem usar o óleo!

fritar sem oleo

Usar uma fritadeira elétrica permite realizar o processo da fritura rapidamente e com muita praticidade.

Quais são as vantagens de fritar sem óleo?

Seja com uma fritadeira sem óleo, seja com o uso de alguns truques que já vamos revelar, é possível fritar batatas, alheiras, ovos e muitos outros alimentos sem usar óleo. E o melhor: podemos desfrutar do sabor delicioso da fritura sem os prejuízos que ela traz.

Ainda não tem certeza de que quer abrir mão do óleo? Então descubra algumas vantagens de fritar sem óleo.

É mais saudável

Nosso corpo precisa da gordura para sobreviver, mas nunca em excesso — sobretudo quando se trata das gorduras saturadas, responsáveis pelo aumento do mau colesterol. As gorduras trans, associadas a doenças cardiovasculares e sobrepeso, são ainda piores.

Como o processo da fritura costuma ser realizado com gorduras saturadas e trans, os alimentos fritos tornam-se uma opção muito pouco saudável para a nossa alimentação. Além disso, em altas temperaturas, os óleos oxidam, formando aldeídos. Vários estudos apontam a relação do consumo de aldeídos com o risco de doenças do coração e de câncer.

 

CONFORAMA - PT - Renove a sua cozinha com as últimas tendencias

 

Por isso, a primeira vantagem de fritar sem óleo é ter uma alimentação mais saudável! Especialmente se não usar a sua fritadeira sem óleo para preparar alimentos industrializados.

É mais prático

Usar uma fritadeira elétrica permite realizar o processo da fritura rapidamente e com muita praticidade. Basta apertar alguns botões, programar o alarme e fazer outras tarefas enquanto espera a comida ficar pronta. Depois, não ficará com uma grande quantidade de óleo em sua cozinha para deitar fora.

É mais limpo

Após terminar a fritura, a limpeza da sua cozinha e dos utensílios será muito mais fácil se não utilizar óleo. Além disso, não precisará de lidar com a fumaça e o cheiro da fritura com óleo.

fritar sem oleo

Fritar sem óleo ajuda a manter a cozinha limpa e sem cheiros desagradáveis.

É mais seguro

Usar o óleo quente para fritar pode causar queimaduras. Portanto, eliminar o óleo da equação torna o processo de fritura muito mais seguro, tanto para quem está a cozinhar como para outras pessoas da casa — sobretudo os miúdos.

Como fritar sem óleo?

Agora que já conhece as vantagens de fritar sem óleo, vamos descobrir como fazê-lo sem perder a crocância e o sabor dos alimentos fritos. Saiba como preparar alguns dos seus alimentos preferidos sem usar óleo.

Como fritar batatas sem óleo?

Se quer obter batatas crocantes e deliciosas com a sua fritadeira sem óleo, siga a nossa receita a seguir.

  • Lave bem as batatas.
  • Descasque as batatas e corte-as em palitos.
  • Seque os palitos com um pano limpo ou com papel de cozinha. Este passo é muito importante para que a batata fique seca e crocante!
  • Tempere com sal e, se quiser, com pimenta.
  • Pré-aqueça a fritadeira a 180ºC por 5 minutos.
  • Coloque as batatas no cesto da fritadeira e programe o temporizador para 20 minutos a 200ºC.
  • Durante o tempo de cocção, abra e abane o cesto algumas vezes, para que a fritura seja homogénea.

Pronto!

Fritar sem óleo ajuda a manter a cozinha limpa e sem cheiros desagradáveis.

Fritadeiras sem óleo, como a CLATRONIC, permitem preparar refeições saudáveis com praticidade.

Como fritar alheira sem óleo?

Se quer fritar uma alheira sem usar óleo, pode prepará-la numa fritadeira elétrica. Siga as seguintes instruções:

  • Faça um golpe em todo o comprimento da pele da alheira.
  • Pré-aqueça a fritadeira a 160ºC por 5 minutos.
  • Coloque a alheira no cesto da fritadeira e programe 15 minutos.

Também pode preparar a alheira numa frigideira antiaderente sem óleo. Basta deixar a frigideira tampada em lume médio durante 10 minutos. Após 5 minutos, vire a alheira.

Como fritar bife sem óleo

Para fritar um bife sem óleo pode usar um grelhador ou uma frigideira antiaderente. O importante é cozinhar em lume baixo e optar por um bife mais grosso.

Depois de temperar a carne com sal e pimenta, aqueça a frigideira no fogão. Coloque o bife na frigideira apenas quando esta já estiver bem quente. Quando o bife soltar da frigideira, vire-o e deixe que frite do outro lado por mais alguns minutos.

Fritadeiras sem óleo, como a CLATRONIC, permitem preparar refeições saudáveis com praticidade.

Para fritar um bife sem óleo, pode usar um grelhador, como o Grelhador PRINCESS.

Como fritar um ovo sem óleo?

Acredite, fritar um ovo sem óleo é muito fácil! Basta usar uma frigideira antiaderente com água. Cubra o fundo da frigideira com água, leve ao lume baixo e deixe ferver. Depois, só precisa colocar o ovo, temperar com sal e fritar.

Experimente fritar sem óleo com as nossas dicas e receitas. Pelo bem da sua saúde e da sua cozinha!

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas