Para fritar um bife sem óleo, pode usar um grelhador, como o Grelhador PRINCESS.

Fritar sem óleo: conheça as vantagens e as melhores receitas

Como este ingrediente é usado há anos na cozinha para fritar os mais diversos tipos de alimentos, nem nos apercebemos de que podemos fritar sem óleo. Mas isto não apenas é possível como também oferece uma série de benefícios. Saiba quais são as vantagens e aprenda a preparar as suas receitas favoritas sem usar o óleo!

fritar sem oleo

Usar uma fritadeira elétrica permite realizar o processo da fritura rapidamente e com muita praticidade.

Quais são as vantagens de fritar sem óleo/

Seja com uma fritadeira sem óleo, seja com o uso de alguns truques que já vamos revelar, é possível fritar batatas, alheiras, ovos e muitos outros alimentos sem usar óleo. E o melhor: podemos desfrutar do sabor delicioso da fritura sem os prejuízos que ela traz.

Ainda não tem certeza de que quer abrir mão do óleo/ Então descubra algumas vantagens de fritar sem óleo.

É mais saudável

Nosso corpo precisa da gordura para sobreviver, mas nunca em excesso — sobretudo quando se trata das gorduras saturadas, responsáveis pelo aumento do mau colesterol. As gorduras trans, associadas a doenças cardiovasculares e sobrepeso, são ainda piores.

Como o processo da fritura costuma ser realizado com gorduras saturadas e trans, os alimentos fritos tornam-se uma opção muito pouco saudável para a nossa alimentação. Além disso, em altas temperaturas, os óleos oxidam, formando aldeídos. Vários estudos apontam a relação do consumo de aldeídos com o risco de doenças do coração e de câncer.

 

CONFORAMA - PT - Renove a sua cozinha com as últimas tendencias

 

Por isso, a primeira vantagem de fritar sem óleo é ter uma alimentação mais saudável! Especialmente se não usar a sua fritadeira sem óleo para preparar alimentos industrializados.

É mais prático

Usar uma fritadeira elétrica permite realizar o processo da fritura rapidamente e com muita praticidade. Basta apertar alguns botões, programar o alarme e fazer outras tarefas enquanto espera a comida ficar pronta. Depois, não ficará com uma grande quantidade de óleo em sua cozinha para deitar fora.

É mais limpo

Após terminar a fritura, a limpeza da sua cozinha e dos utensílios será muito mais fácil se não utilizar óleo. Além disso, não precisará de lidar com a fumaça e o cheiro da fritura com óleo.

fritar sem oleo
Fritar sem óleo ajuda a manter a cozinha limpa e sem cheiros desagradáveis.

É mais seguro

Usar o óleo quente para fritar pode causar queimaduras. Portanto, eliminar o óleo da equação torna o processo de fritura muito mais seguro, tanto para quem está a cozinhar como para outras pessoas da casa — sobretudo os miúdos.

Como fritar sem óleo/

Agora que já conhece as vantagens de fritar sem óleo, vamos descobrir como fazê-lo sem perder a crocância e o sabor dos alimentos fritos. Saiba como preparar alguns dos seus alimentos preferidos sem usar óleo.

Como fritar batatas sem óleo/

Se quer obter batatas crocantes e deliciosas com a sua fritadeira sem óleo, siga a nossa receita a seguir.

  • Lave bem as batatas.
  • Descasque as batatas e corte-as em palitos.
  • Seque os palitos com um pano limpo ou com papel de cozinha. Este passo é muito importante para que a batata fique seca e crocante!
  • Tempere com sal e, se quiser, com pimenta.
  • Pré-aqueça a fritadeira a 180ºC por 5 minutos.
  • Coloque as batatas no cesto da fritadeira e programe o temporizador para 20 minutos a 200ºC.
  • Durante o tempo de cocção, abra e abane o cesto algumas vezes, para que a fritura seja homogénea.

Pronto!

Fritar sem óleo ajuda a manter a cozinha limpa e sem cheiros desagradáveis.
Fritadeiras sem óleo, como a CLATRONIC, permitem preparar refeições saudáveis com praticidade.

Como fritar alheira sem óleo/

Se quer fritar uma alheira sem usar óleo, pode prepará-la numa fritadeira elétrica. Siga as seguintes instruções:

  • Faça um golpe em todo o comprimento da pele da alheira.
  • Pré-aqueça a fritadeira a 160ºC por 5 minutos.
  • Coloque a alheira no cesto da fritadeira e programe 15 minutos.

Também pode preparar a alheira numa frigideira antiaderente sem óleo. Basta deixar a frigideira tampada em lume médio durante 10 minutos. Após 5 minutos, vire a alheira.

Como fritar bife sem óleo

Para fritar um bife sem óleo pode usar um grelhador ou uma frigideira antiaderente. O importante é cozinhar em lume baixo e optar por um bife mais grosso.

Depois de temperar a carne com sal e pimenta, aqueça a frigideira no fogão. Coloque o bife na frigideira apenas quando esta já estiver bem quente. Quando o bife soltar da frigideira, vire-o e deixe que frite do outro lado por mais alguns minutos.

Fritadeiras sem óleo, como a CLATRONIC, permitem preparar refeições saudáveis com praticidade.
Para fritar um bife sem óleo, pode usar um grelhador, como o Grelhador PRINCESS.

Como fritar um ovo sem óleo/

Acredite, fritar um ovo sem óleo é muito fácil! Basta usar uma frigideira antiaderente com água. Cubra o fundo da frigideira com água, leve ao lume baixo e deixe ferver. Depois, só precisa colocar o ovo, temperar com sal e fritar.

Experimente fritar sem óleo com as nossas dicas e receitas. Pelo bem da sua saúde e da sua cozinha!

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas