hdr-significado

HDR (High Dynamic Range): O que é e para que serve

HDR, a sigla em inglês para High Dynamic Range ou, em portugês, alto alcance dinâmico, é um recurso capaz de deixar a imagem da televisão com uma alta qualidade e é responsável pela quantidade de cores que cada pixel, dando origem a excelentes resultados a nível de brilho e contraste.

Este recurso permite que as imagens fiquem com cores mais vivas, dando aos tons mais claros um maior brilho e os tons escuros um maior contraste. Desta forma, é possível alcançar um conjunto de imagens mais naturais e realistas, proporcionando assim uma melhor experiência para o espectador.

CONFORAMA - PT - Quer renovar a sua sala de estar? Aquí estao as últimas tendencias

Sempre que capturamos uma imagem, seja ela por uma câmara fotográfica ou com o telemóvel, não conseguimos capturar todas as quantidades de tons e cores que os nossos olhos conseguem ver, devido a algumas limitações destes equipamentos. O HDR é um recurso que tem como função de contornar as limitações desses equipamentos para obter uma imagem com muito mais detalhes e mais próxima da captada pelo olhar humano.

hdr significado

O que é uma televisão HDR/

As televisões passaram por uma evolução notável ao longo dos últimos anos. Depois da alta definição – HD – ter impressionado, as imagens no ecrã foram ficando cada vez mais nítidas e realistas, proporcionando uma experiência melhorada. Depois do HD, veio o Full HD e, depois, foi dado o salto para o UHD ou 4K. Neste momento, a experiência de assistir um vídeo já era fascinante e, quando achamos que o detalhe não podia evoluir mais, eis que surge a tecnologia  HDR, que veio melhorar, ainda mais, essa experiência.

A HDR é a mais recente tecnologia que vem para tornar a experiência de assistir vídeos ainda mais interessante. Além de estar presente nas máquinas fotográficas,  este recurso também pode ser encontrado nos modelos mais recentes das televisões e tem a capacidade de melhorar a forma como assistimos aos nossos filmes e séries favoritos. 

No entanto, para que as imagens possam ser reproduzidas em HDR é necessário que os filmes, séries e outros programas tenham sido gravados com câmaras que possuem esse recurso. ​​Para que uma televisão possa reproduzir imagens em HDR, não é necessário que se trate de uma televisão 4K, uma vez que existem aparelhos mais simples com a alta qualidade de imagem. No entanto, uma combinação de 4K com televisões HDR permitem desfrutar de uma experiência cinematográfica sem sair de casa.

Além disso, o formato HDR não está apenas disponível em televisões, mas também pode ser encontrado em monitores e consolas, como a Xbox One S e X e a PlayStation 4 Pro.

hdr significado

Tipos de HDR

Existem vários tipos de HDR, sendo que o ‘HDR10’ é o mais comum. No entanto, recentemente, foi introduzida uma nova tecnologia chamada HDR10+. A diferença entre o HDR10+ e o HDR10 está nos metadados utilizados: se são metadados dinâmicos ou estáticos. A tecnologia HDR dinâmica aplica metadados a cada cena, sendo que fornece uma qualidade de imagem mais otimizada em comparação com a da tecnologia HDR estática. No final de 2020, a Samsung anunciou que as TVs QLED da marca contarão com HDR 10+ Adaptativo. Este novo formato vai permitir que as imagens se ajustem de acordo com a luminosidade do ambiente. Isto irá permitir que as cores e o brilho das cenas em tempo real no display se adaptem automaticamente ao ambiente, para que nenhum detalhe seja perdido.

Além destes, existe também o formato HDR próprio da Dolby, o Dolby Vision. Assim como o HDR10, este formato contém muito mais informações sobre luz e cor para cada pixel. 

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas