horta na varanda

Como criar uma horta na varanda

A vida urbana está cada vez mais verde e saborosa, graças à crescente proliferação de hortas nas varandas dos apartamentos. A criação de um jardim urbano não só traz uma lufada de ar fresco à decoração da varanda, como se apresenta como um pequeno pulmão verde no ambiente citadino, com a vantagem acrescida de dar deliciosos frutos, prontos a consumir. 

horta na varanda

Avaliar o espaço do seu jardim urbano

Como em qualquer projeto de decoração, comece por avaliar o espaço que tem disponível na varanda: use uma fita métrica, faça um desenho numa folha de papel com um layout da varanda e as medições das diferentes áreas disponíveis.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

Considere se tem espaço disponível para colocar vasos no chão, se pode colocar uma estrutura com prateleiras para vários canteiros, se apenas tem espaço para vasos ou canteiros suspensos ou se a melhor opção não será mesmo um jardim vertical. Como a maioria das varandas são, por norma, de dimensões reduzidas, criar uma horta na varanda implica um aproveitamento de espaço máximo, para fazer florescer aquilo que mais gosta. Ah, e não se esqueça de avaliar as condições meteorológicas em cada recanto: onde há mais sol, mais vento e mais sombra… as plantas agradecem!

horta na varanda

Grande ou pequena, dá sempre para criar uma horta na varanda

Escolher o que vai plantar, escolher o que vai saborear

Após a avaliação da varanda onde vai criar a horta, há que avaliar o que vai plantar e quais as melhores espécies para o seu jardim urbano, tendo sempre em conta os gostos culinários lá de casa. Entre frutas, legumes e ervas aromáticas, esta é uma lista abrangente dos maravilhosos alimentos que vai poder plantar e saborear na horta da varanda: morangos, mirtilos, amoras, maracujá, tomate-cereja, alface, rúcula, espinafres, pimento, cenouras, cebolinho, ervilhas, pepino, rabanetes, salsa, orégãos, tomilho, alecrim, manjericão, hortelã… é tudo uma questão de espaço, peso e medida! 

horta na varanda

Um jardim urbano cheio de cor e sabor

Horta na varanda: decorar e reaproveitar

Criar uma horta na varanda é criar um espaço onde apetece estar, por isso, a decoração é igualmente importante. Se tiver uma área generosa para criar o seu jardim urbano, pode começar por colocar uma bancada em madeira, uma estante velha que tenha na garagem ou aquele móvel ou carrinho de chá antigo que já ninguém usa – pintado de fresco, estará pronto para receber todos os vasos e canteiros. E falando em vasos e canteiros, também aqui impera a inspiração: para além dos modelos tradicionais, pode improvisar, usando e reutilizando frascos de vidro, canecas ou chávenas vintage (ou até aquelas que já estão partidas!), latas de alumínio, garrafas ou garrafões de plástico, cestos de rattan revestidos… Se vai optar por um jardim vertical, as paletes de madeira ou estruturas próprias para o efeito são sempre uma boa opção, depois é pintar ou decorar a gosto. Não se esqueça de colocar uma pequena placa identificativa para saber o que plantou e aonde, um cesto ou balde com os utensílios de jardinagem e um bonito regador. Seja criativo, divirta-se a criar uma horta na varanda!

horta na varanda

Bem decorada, uma horta na varanda torna-se um bonito refúgio

As vantagens de criar uma horta na varanda são muitas: requer pouco investimento e traz um grande retorno; a manutenção é mais fácil e pode começar por apenas 2 ou 3 vasos e ir aumentando o tamanho do jardim urbano conforme for mais conveniente; vai ter alimentos frescos que vão diretamente da horta na varanda para a mesa na cozinha. Por isso, mãos na terra e boa jardinagem!

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores