Humidade no quarto

Humidade no quarto? Os diferentes tipos e como resolver

A humidade “invade” uma casa, mais especificamente o quarto, por diferentes motivos. Quando chega a esta divisão, pode criar problemas respiratórios, afetar a qualidade do sono e causar danos estruturais na habitação. Mas sabias que existem diferentes tipos de humidade no quarto e, consequentemente, formas distintas de resolver este problema/ Pois bem, abre as portas e despede-te deste problema.

Humidade no quarto
Os quartos são locais que, por vezes, acumulam humidade

Todos queremos que a nossa casa se mantenha limpa e livre de problemas. Já nos debruçamos sobre as diferentes formas de manter os móveis em bom estado. No entanto, é também essencial falar sobre um problema que afeta muitas habitações: a humidade. Esta acaba por afetar todos os moradores da casa, pois pode provocar problemas respiratórios (como alergias ou asma).

Além disso, a humidade também causa problemas no imóvel, fragilizando e danificando as estruturas ou acabamentos. Não esquecendo que, em excesso, pode causar danos permanentes em roupeiros, livros e têxteis. Por fim, a humidade no quarto afeta também o sono, devido às dificuldades em respirar. 

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em arrumaçao e armazenamento

Humidade no quarto: que tipos existem/

Uma construção com problemas no âmbito da impermeabilização, o facto de estar localizada numa zona húmida, ou o simples envelhecimento dos materiais podem “deixar” a humidade entrar. Existem várias formas de reduzir a humidade dentro da casa. Primeiramente, é importante saber identificar a causa, isto é, de onde vem este problema.

Segundo os especialistas, estão identificados quatro principais tipos de humidade: a infiltrada, de condensação, de canalização ou a ascendente. Cada uma tem formas distintas de atuação, pelo que é importante que saiba qual a origem da humidade no quarto antes de planear uma intervenção.

Humidade infiltrada

Um dos tipos de humidade existente é a infiltrada, que se revela através de manchas amarelas na parede. Este tipo vem do exterior, ou seja, de chuvas. Portanto, as causas mais vulgares são terraços mal impermeabilizados, rachaduras nas paredes, danos nos revestimentos ou caleiras e algerozes entupidos ou danificados. Se o problema não for tratado, as manchas acabam por escurecer e surge o bolor. Para resolver, são necessárias técnicas de isolamento.

Deve-se consertar os danos nas paredes e revestimentos. Posteriormente, há uma infinidade de outras medidas como impermeabilização interior de toda a habitação.

Humidade no quarto juvenil
A humidade no quarto pode causar problemas respiratórios

De condensação

Existe também a humidade de condensação. Este é o tipo a mais vulgar, no qual as manchas são irregulares e aparecem nas paredes ou no teto, sobretudo nos cantos. O vapor de água, que causa esta humidade, gera-se em várias atividades normais, como cozinhar e tomar banho. Assim, se a casa de banho for perto do quarto, esta pode afetar precisamente o espaço onde dorme. Para evitar o aparecimento deste problema, deve controlar o volume de humidade da casa, com rigor, instalando sensores para medir os níveis de humidade. Outra solução será simplesmente abrir as janelas. 

Fugas na canalização

Quando a humidade surge devido a fugas na canalização, aparecem manchas húmidas permanentes e, possivelmente, bolor junto às canalizações e a aparelhos sanitários. A solução para este problema passa por contactar especialistas, localizar a fuga e reparar a canalização e a parede danificada.

Ascendente

Por fim, a humidade ascendente manifesta-se com o aparecimento de manchas que sobem a partir do chão. No exterior da habitação, pode ocorrer a formação de nitro ou musgo e no interior podem aparecer bolores ou fissuras. Para tratar este tipo de humidade é necessário introduzir materiais impermeáveis, ou seja, realizar obras de reabilitação das paredes.

Humidade no quarto moderno
A ventilação do quarto é essencial para pôr fim à humidade

Afinal, como resolver a humidade/ Além das soluções apresentadas acima, o que mais podemos fazer para acabar com este problema/ Bem, eliminar completamente a humidade no quarto pode parecer impossível, mas existem diversas maneiras de prevenção para evitar que esta apareça. Algumas dicas são: aplicar um bom isolamento, arejar bem a casa, escolher as plantas ideais para o interior, ter sensores de humidade ou desumidificadores e secar a roupa fora de casa sempre que possível!

Agora que já sabes tudo sobre humidade, inspira-te para ter um quarto decorado com as últimas tendências.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores