ideias quarto

À procura de ideias para quarto? Aqui está a combinação perfeita entre design e comodidade

É no quarto que o seu dia começa e termina. É onde o seu corpo descansa e carrega as energias. Portanto, é essencial manter a harmonia da decoração deste espaço, bem como o conforto. Neste artigo, vai encontrar algumas ideias para o seu quarto, para decorá-lo sem deixar o aconchego de lado. 

ideias quarto
Um quarto como o RICCIANO é uma ótima opção para obter o máximo de conforto

Ideias para decorar um quarto

O conforto e o design do quarto são fatores que podem andar juntos, desde que você leve em consideração algumas dicas importantes para obter o quarto dos sonhos.

As cores escolhidas, o estilo, os tipos de móveis, a distribuição e a orientação da cama são elementos cruciais para acertar na decoração do quarto. Estes podem ser adaptados às distintas fases e necessidades da vida, desde a infância até à fase adulta. E esta é justamente a primeira pergunta que devemos fazer quando se trata de decorar um quarto: para quem é/

CFR - PT - TOFU - CTA TEXT - Dormitorios de ensueño

Para quem é o quarto/

Cada membro da família tem as suas necessidades e, portanto, precisa de um quarto que se adeque a elas. Vejamos os possíveis requisitos de cada fase da vida:

Quarto infantil

Já se deve ter perguntado se seria possível criar um quarto de criança funcional, onde o miúdo poderia mover-se livremente e com conforto. Neste caso, está à procura de um quarto Montessori.

Este tipo de quarto distingue-se por ter cada coisa no seu devido lugar, mas sempre acessível aos mais pequenos, já que o principal objetivo deste ambiente é que meninos e meninas possam experimentar e aprender por conta própria. Isto é possível por meio da decoração, utilizando, por exemplo, o tipo de mobília e os acessórios apropriados.

ideias quarto
Os quartos para crianças, como a coleção EASY, devem ter uma área para cada momento do dia: descanso, brincadeira e organização

Algumas das características dos quartos Montessori são:

  • Cores e tons neutros.
  • Espaço livre e cômodo.
  • Brinquedos ao alcance das crianças.
  • Espaços específicos para cada atividade: área de descanso, área de leitura e área de brincadeira.

CFR - PT -  BOFU - Dormitorios

Quarto juvenil

Num quarto juvenil, pode-se encontrar o ponto de equilíbrio entre um espaço infantil e um de adulto, procurando a funcionalidade e o conforto. O mais importante é converter o quarto numa área íntima e pessoal, propícia ao desenvolvimento do adolescente.

 ideias para decorar um quarto

 ideias para decorar um quarto
O quarto juvenil, como o compacto LUPY ou o quarto com ponte MANHATTAN, deve ser o espaço onde o adolescente encontra um abrigo, um lugar para desenvolver-se e, ao mesmo tempo, descansar e divertir-se.

Os tipos de quartos mais adequados às necessidades dos jovens são:

  • Quartos com pontes, ideais para casas com dimensões reduzidas.
  • Quartos com beliches, para aproveitar o espaço.
  • Quartos com cama dupla, para mais de dois adolescentes.

Quartos para adultos

Os quartos para adultos procuram oferecer conforto, elegância e estilo. Otimizar espaços também é determinante para obter conforto, mesmo num quarto pequeno. Para isto, existem os móveis multifuncionais, que aproveitam ao máximo o espaço e oferecem o melhor resultado de acordo com as necessidades dos moradores da casa.

ideias quarto
Algumas coleções para quartos, como a TIZZIANO, a RICCIANO, a PARIS e a CAPRI da Conforama, são ideais para que o espaço cumpra as principais funções deste artigo: design e conforto.

CFR - PT - TOFU - CTA TEXT - Dormitorios de ensueño

Elementos essenciais para um quarto confortável e funcional

Agora que já refletimos sobre as necessidades de quem dormirá no quarto que queremos decorar, precisamos de escolher os elementos que vão compor este espaço. Há alguns móveis decisivos que são de grande utilidade, como os sommiers e os armários com alta capacidade de armazenamento. Estes são dois exemplos de móveis multifuncionais que aproveitam ao máximo o espaço disponível. Vamos analisá-los em detalhes:

Procurando a funcionalidade…

Os armários

Um quarto sem </spanarmário não é um quarto… Este item é imprescindível, pois é essencial para promover a organização das suas roupas e acessórios.

ideias quarto

ideias quarto
O armário CLAUDIA, com 5 ou 6 portas giratórias, é ideal para quartos de grandes dimensões, pois as suas 5 barras e 3 prateleiras permitem guardar uma grande quantidade de roupas no seu interior

O sommier

Na Conforama, somos especialistas neste tipo de móvel, caracterizado pela criação de um espaço adicional para guardar as suas coisas, desfrutando, assim, de uma organização melhor. Este móvel é uma base para o seu colchão, mas uma base funcional!

ideias quarto
Quando começar a usar um sommier, não saberá como viveu tanto tempo sem ele… Experimente, por exemplo, o sommier CAPRI, que conta com um sistema de armazenamento bastante amplo

O sommier, além de ser uma opção muito prática, também mantém o estilo do resto do quarto. Um elemento essencial com o qual o sommier deve combinar é a cabeceira. Esta é uma parte muito importante da decoração do quarto, pois ajuda a criar a harmonia almejada. 

ideias quarto
Na Conforama, disponibilizamos cabeceiras muito práticas, como a cabeceira LISBOA: com bolsos! É ideal para guardar o controle remoto, os óculos, o telemóvel… Tudo à mão!

A importância dos armários grandes é que oferecem uma solução de armazenamento melhor e permitem incrementar a decoração do quarto ou da sala.

Há milhares de ideias para decorar um quarto. Pode apostar, por exemplo, em cabeceiras de cama, mesas de cabeceira, cómodas e vários objectos de decoração, como espelhos, vasos ou figuras. Não se esqueça do toque pessoal que estes itens podem trazer! 

CFR - PT - TOFU - CTA TEXT - Dormitorios de ensueño

…sem esquecer o conforto

Um quarto prático é meio caminho andado: para percorrer a outra metade, devemos pensar também no conforto. Para que um quarto seja confortável, é necessário contar com o colchão e o travesseiro adequados, além de incluir tecidos e materiais naturais. Outros aspectos, como combinação de cores, ventilação e iluminação, também são importantes. Vamos analisar estes elementos com mais detalhes, porque esta “metade do caminho” é fundamental. 

melhor tipo de colchão
O colchão: a chave para o conforto e um descanso confortável

CFR - PT - BOFU - Colchones

Procurando o colchão ideal: qual é o melhor tipo de colchão/

Sabia que passamos 30% da vida sobre um colchão/ Por isso, é importante escolher o colchão certo e criar um ambiente de descanso perfeito. A escolha do melhor colchão depende de vários aspectos e deve considerar as necessidades físicas e de saúde de quem vai dormir nele:

  • Nível de firmeza e estabilidade de acordo com a posição escolhida para dormir.
  • Medidas da cama, da base e do espaço onde ficará o colchão.

Há modelos de colchões com 1,80m muito usados por jovens casais com filhos pequenos… Assim cabem todos!

  • Que seja respirável e resistente à humidade.
  • Materiais e sistemas de descanso:
    • Molas
    • Molas ensacadas
    • Viscoelástico
    • Micropocket
    • Airvex
    • Bultex
  • Independência dos leitos, caso o colchão não seja individual.
  • Que tenha características hipoalergénicas, a depender do material.
  • De acordo com pesquisas, os homens geralmente desejam colchões mais firmes, enquanto as mulheres preferem os mais macios, devido à fisionomia dos seus quadris e peito. Se não chegarem a um acordo, podem optar por um colchão personalizável, como o PIKOLIN DUAL. O que isto significa/ Significa que é possível escolher um suporte médio ou firme em cada um dos lados do colchão. Com este recurso, ambos podem ter o suporte mais adequado para as suas costas, de acordo com a sua forma corporal, morfologia e preferências ao dormir.
melhor tipo de colchão
O colchão PIKOLIN DUAL é perfeito se cada um do casal tem necessidades diferentes na hora de dormir

Lembre-se de que o momento certo de trocar um colchão também é fundamental para favorecer o descanso. Para saber se chegou a hora, considere os seguintes indicadores:

  • O colchão tem mais de 10 anos de uso.
  • As condições físicas e pessoais mudaram.
  • Ao acordar, a pessoa sente-se cansada, com dor lombar ou nas pernas.

Para preservar os benefícios do colchão, é necessário seguir alguns cuidados fundamentais. Os passos de manutenção e limpeza de colchão que devem ser seguidos são:

  • Girar o colchão todos os meses e virá-lo a cada 3 meses (caso o modelo permita), para não o desgastar no mesmo local.
  • Deixar o colchão ventilar frequentemente, para liberar a humidade que pode acumular-se.
  • Instalar uma boa base sob o colchão.
  • Sempre usar capas protetoras, para evitar que o suor, a poeira ou determinadas substâncias entrem em contacto direto com o colchão.
  • Aspirar o colchão pelo menos uma vez por mês, para remover poeira ou fiapos.

CFR - PT - BOFU - Colchones

Neste video te explicamos quando girar o seu colchão!

 

Além de verificar as características do colchão, buscar atender às necessidades de quem vai dormir nele e considerar o espaço em que vai ser colocado, é fundamental experimentar as sensações oferecidas pelo colchão. Portanto, o ideal é testá-lo pessoalmente. 

melhor tipo de colchão
Não conseguem chegar a um acordo/ Sempre têm a opção de colchões separados, como na cama GREENWAY com sommier ajustável, 5 planos de articulação e motor elétrico com controle. Hora de descansar!

Na Conforama, recomendamos que visite um dos nossos centros com roupas confortáveis. Se o colchão vai ser compartilhado, ambos os membros do casal devem comparecer. É uma experiência divertida. Desfrute e aproveite os conselhos da nossa equipe de profissionais, especialistas em colchões.  Assim, a sua decisão será ainda mais cómoda e agradável!

CFR - PT - TOFU - CTA TEXT - Dormitorios de ensueño

A importância dos tecidos e materiais naturais para um bom descanso

O descanso perfeito também está relacionado com o uso de tecidos e materiais naturais. O importante é criar um espaço confortável em todos os sentidos e para todos os sentidos.

ideias para decorar um quarto
Descansar é natural. E a naturalidade cai como uma luva no seu quarto.

A importância de escolher tecidos e materiais naturais para o quarto é que estes são elementos que promovem a saúde e o bem-estar em geral, pois ajudam o corpo a sentir-se em harmonia e favorecem a qualidade do sono.

Algumas dicas para tornar o seu quarto um oásis de descanso são:

  • Apostar em cortinas e roupa de cama em tecidos naturais e de origem orgânica.
  • Decorar com móveis de madeira, vime ou bambu, materiais que tendem a ser muito resistentes e versáteis.

CFR - PT -  BOFU - Dormitorios

Outras dicas para tornar o seu quarto um refúgio de paz 

Podemos continuar a oferecer mais e mais dicas. Adoramos fazer isto! Nosso objetivo é tornar o seu quarto um reduto da paz. Mas como/ Aqui estão mais algumas coisas que também pode colocar em prática:

  • Escolha materiais ecológicos e sustentáveis para a decoração. Por exemplo, móveis ou acessórios fabricados com materiais reciclados.
  • Escolha o travesseiro adequado, dependendo da firmeza e da suavidade necessárias.
  • Mantenha o quarto ventilado. A circulação do ar, principalmente a natural, favorece a purificação do ambiente.
  • Adeque a iluminação do seu quarto às necessidades e ao seu uso. Priorize a luz natural, mas também use candeeiros para melhorar a iluminação em determinadas áreas.
  • Misture cores no quarto e combine-as de acordo com o estilo desejado. Use-as na parede, nos móveis e nos detalhes do quarto.
ideias para decorar um quarto
Optar por materiais reciclados e ecológicos também ajudará no seu descanso. Escolha, por exemplo, roupas de cama sustentáveis, como esta da Benetton, exclusiva da CONFORAMA

E para concluir, lembre-se de que um descanso agradável pode ser alcançado com uma rotina antes de dormir. Esta incluir preparar o corpo com atividades tranquilas, como ler o seu livro favorito, desfrutar de alguns minutos de silêncio, fazer meditação ou praticar aromaterapia.

Esperamos que estas ideias para quarto ajudem a escolher o melhor tipo de colchão e a criar um espaço confortável e elegante. E depois de falarmos tanto sobre descansar… Que tal uma sesta no seu novo quarto/

CFR - PT - TOFU - CTA POST - Dormitorios de ensueño