iluminação de cozinha

Guia completo para uma iluminação de cozinha brilhante

A cozinha é o coração da casa e um espaço onde decorrem vários tipos de atividades, com propósitos diferentes e às vezes em simultâneo. Isto significa que iluminar a cozinha corretamente não só contribui para uma segurança acrescida, como ajuda a delimitar zonas distintas e criar ambientes condizentes, com uma decoração igualmente brilhante. 

Electrodomésticos ligados à internet: a incrível cozinha inteligente

Luzes LED para iluminar a cozinha

Não há dúvida que as luzes LED vieram para ficar e quer esteja a iluminar a cozinha de raiz ou a pensar numa remodelação, são estas as que deve considerar para todas as soluções de iluminação de cozinha. Porquê/

CONFORAMA - PT - Renove a sua cozinha com as últimas tendencias

Porque estão disponíveis numa grande variedade de opções, são mais sustentáveis em termos energéticos, duram mais tempo e emitem uma iluminação direta, agradável e sem reflexos. 

iluminacao-de-cozinha
Iluminar a cozinha de forma económica com luzes LED

Iluminação de cozinha geral

Independentemente da cozinha ser grande ou pequena, este espaço requer uma iluminação central que tanto pode ser instalada diretamente no centro da cozinha, como pode assumir a disposição de focos ao longo de todo o teto ou então dividir-se em dois pontos de iluminação principais, um em cada extremidade da cozinha. Quanto mais escura e alta for uma cozinha, mais iluminação requer, e esta deve ser sempre equilibrada com a luz natural existente. 

iluminacao-de-cozinha-3-1-1-1

Comece por iluminar a cozinha com uma luz central

Iluminação de cozinha específica

Iluminar a cozinha com luzes específicas instaladas sobre o fogão e a bancada da cozinha (debaixo dos armários) permite menos dependência da iluminação geral (e para a qual acabamos muitas vezes por estar de costas), proporcionando uma luz mais direcionada na hora de executar tarefas que exigem uma boa iluminação: a preparação de alimentos, cozinhar e limpar. É importante ter em atenção o espaço e a altura que uma pessoa que esteja a trabalhar em cada uma destas áreas ocupa, para poder distribuir este tipo de iluminação corretamente. A iluminação específica – que também se estende àquela instalada no interior dos armários – pode ainda funcionar como luz de presença quando a cozinha não está a ser ativamente usada. 

iluminacao-de-cozinha

A iluminação geral é complementada pela iluminação específica

Ambiente luminoso na cozinha

A iluminação na decoração da cozinha também tem um papel mais convidativo, até para separar a área de trabalho da área de convívio – daí a importância de apostar em luzes mais suaves na zona de refeição. Assim, enquanto está a cozinhar com uma luz específica e focada, os convidados podem estar relaxados na área mais social, a desfrutar da conversa e de um bom copo de vinho. 

Iluminar a cozinha é criar ambientes convidativos

Decoração da cozinha com uma iluminação brilhante

Só porque estamos a falar de um espaço naturalmente mais prático e funcional, não quer dizer que não podemos inovar na iluminação da decoração da cozinha, dando-lhe uma personalidade muito própria! E como é que podemos fazer isso/ Com a escolha de candeeiros suspensos e de design apelativo para colocar sobre a mesa de jantar ou a ilha; velas em castiçais bonitos para tornar a hora da refeição mais aconchegante; ou um candeeiro colorido pousado sobre a bancada junto à coleção dos livros de receitas ou então na mesa de apoio onde os miúdos costumam fazer os trabalhos de casa. 

iluminação de cozinha
 Iluminação na decoração da cozinha cria um efeito wow

Com a iluminação certa, a decoração da cozinha torna-se ainda mais deliciosa!

CFR - PT - BOFU - Decoración