iluminacao de jardim

Iluminação de jardim: escolha as peças mais adequadas para si

A iluminação de jardim é um elemento utilitário com um grande impacto estético. Ao decidir onde colocar as luzes exteriores e as peças concretas a usar, terá perante si uma multiplicidade de opções que poderão suscitar alguma indecisão. Deste modo, convidamo-lo a descobrir connosco qual o tipo de iluminação de jardim mais adequado para si.

Iluminação de jardim: escolha as peças mais adequadas para si

Aliar a iluminação de jardim ao paisagismo exterior

A iluminação de jardim é, para além de utilitária, uma óptima aliada da paisagem exterior. Deste modo, analise bem todos os espaços do seu jardim, as suas dimensões e o nivelamento do solo, e faça um levantamento dos recantos ou das plantas a que gostaria de dar destaque.

CFR - PT - BOFU - Decoración

Se tiver um jardim mais pequeno, estilo pátio ou quintal, evite o uso abundante de candeeiros de pé. Para além de tornarem o espaço mais pequeno, irão irradiar demasiada luz e gerar incómodo durante a noite. Caso o seu jardim seja mais vasto e amplo, poderá abusar um pouco mais nos elementos verticais.

Grinaldas e luzes suspensas

Esta opção dispensa instalações subterrâneas. Trata-se de cordões com pequenas lâmpadas, semelhantes às luzes natalícias, ainda que em maior escala. Pode prender as grinaldas a dois ou mais elementos verticais, como árvores, ou instalar pequenos suportes nas paredes para o efeito, criando um jogo de linhas luminosas suspensas. Pode também enrolá-las a troncos e colunas, ou pendurá-las de uma só parede ou suporte, obtendo um efeito cascata. A colocação deste acessório é totalmente livre, pelo que pode dar asas à criatividade.

Balizadores e luminárias 

Os balizadores são pequenos caixilhos, geralmente metalizados, usados sobretudo para iluminar e assinalar os caminhos, conferindo alguma harmonia ao jardim durante a noite. Em alternativa, poderá recorrer às luminárias de chão. Se o seu jardim precisar de iluminação para rampas ou trilhos, pondere estas opções. Para a iluminação de árvores e de elementos específicos, pode optar pelas luminárias espeto. Geralmente com facho de luz direccionado, são extremamente simples de instalar, pois a fixação no solo consiste somente em espetar corretamente o espeto.

iluminacao de jardim

Postes e arandelas

Estas são as duas opções de iluminação de jardim verticais mais comuns. Os postes são essencialmente candeeiros de rua, difundido uniformemente a luz pelo espaço. Existem diversos estilos por onde escolher, devendo somente ter o cuidado de não sobrecarregar o jardim com este género de peças. Caso não tenha espaço para a colocação de postes, considere as arandelas de parede. Trata-se de luminárias fixadas em paredes, muros e superfícies afins que também emanam luz vertical, ainda que mais localizada. Ao espalhar estrategicamente diversas arandelas pelo jardim, conseguirá um espaço iluminado de forma suave e prática.

iluminacao de jardim

Luzes embutidas no chão

Esta opção requer algum planeamento, pois o solo terá de ser escavado no local onde as luzes serão instaladas. As luzes embutidas no chão podem ser usadas para assinalar caminhos, destacar árvores e plantas e ainda para realçar certos detalhes dos espaços, emanando a luz de baixo para cima.

iluminacao de jardim

Velas na iluminação de jardim

Se vai receber convidados no seu jardim e procura um ambiente mais aconchegante para a ocasião, ou se simplesmente gostar de relaxar no exterior durante a noite, pondere usar lanternas com velas. Para além do seu apelo estético, estas peças podem ser colocadas em qualquer parte do solo, ou ainda suspensas de árvores e de estruturas verticais.

CFR - PT - TOFU - CTA POST - Exteriores