Revitalize o seu jardim com iluminação decorativa exterior

Os primeiros sinais da primavera são a altura ideal para revitalizar o seu jardim. Preparar o quintal para o verão permite-lhe ter um local de relaxamento ao ar livre, onde pode aproveitar a natureza e entreter os convidados. Uma boa iluminação decorativa exterior possibilita que o seu jardim se torne verdadeiramente impressionante e que os convívios se estendam noite dentro.

iluminação decorativa exterior

Quer o seu jardim seja uma zona com uma decoração mais rústica, mais zen ou até mesmo mais minimalista, é fácil encontrar um estilo de iluminação decorativa exterior que complemente o resto da decoração e que torne este espaço da sua casa na sua zona favorita.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Mas para que possa decorar o seu jardim com jogos de luzes elegantes, é necessário que conheça algumas dicas essenciais, tais como…

Os três tipos essenciais de iluminação decorativa exterior

Existem três tipos de iluminação que são essenciais para que qualquer jogo de luzes esteja completo: iluminação ambiente, funcional e de destaque.

A iluminação ambiente, tal como o nome indica, serve para criar o ambiente do espaço. É o somatório das luzes principais do espaço e são as luzes de maior importância. Estas luzes devem ser utilizadas para criar efeitos dramáticos no espaço e jogar com as sombras — são elas que vão determinar o estado de espírito do seu jardim.

iluminação decorativa exterior

Já a iluminação funcional serve para facilitar o desempenho de certas tarefas. A iluminação de um caminho é considerada iluminação funcional, pois o seu objetivo principal não é decorativo, mas sim prático. Claro que isto não significa que este tipo de luzes não possa conjugar com o resto da iluminação decorativa exterior, mas o seu propósito prático é por norma mais importante.

A iluminação de destaque serve para destacar algumas zonas do seu jardim e não costuma ser utilizada para iluminar a zona principal do pátio. Um holofote a iluminar uma fonte, ou até velas LED a iluminar um objeto decorativo são consideradas iluminações de destaque.

O planeamento da iluminação do seu jardim

Agora que conhece os três tipos de iluminação decorativa exterior que existem nos jardins, pode começar a planear a revitalização do seu espaço. Este é um passo crucial e que não deve ser ignorado.

O tipo de luz

Uma das decisões mais importantes no planeamento da iluminação do seu jardim é o tipo de luzes que vai utilizar. Para iluminação exterior é recomendado que utilize LEDs. Os LEDs utilizam menos energia do que lâmpadas incandescentes e têm uma esperança média de vida muito superior. Além disso, pode encontrar LEDs na temperatura de cor que desejar, o que lhe permite criar o ambiente que sempre imaginou.

A iluminação necessária

Outra das decisões que terá de tomar será relativa à quantidade de luzes que necessita. Se por um lado não quer manter os convidados na penumbra, por outro também não quer que o seu jardim perca o encanto da noite.

Para não nos perdermos em demasiados cálculos e em tabelas, a iluminação ambiente é definida por uma iluminação de 108 lux (uma unidade de luz). Se souber as medidas do seu jardim (em metros quadrados), pode calcular os lumens necessários ao multiplicar os lux pelos metros quadrados. Então, para um jardim de 12 metros quadrados, teríamos algo como: 12 x 108 = 1296 lumens.

Ao saber isto pode fazer contas aos lumens das luzes do seu jardim e obter a iluminação ideal para criar o ambiente desejado.

As dimensões das luzes

Agora que já sabes os tipos de luz e a quantidade de iluminação de que necessita, só precisa de saber escolher as luzes com a dimensão apropriada. Ainda que seja fácil imaginar como é que um determinado candeeiro irá ficar no seu jardim, a realidade pode ser completamente distinta.

iluminação decorativa exterior

Tirar medidas e confirmar que está a comprar algo do tamanho indicado é sempre uma boa ideia. Caso esteja a comprar iluminação decorativa exterior para colocar nas paredes, recorde-se de que a altura das luzes de parede deve ser equivalente a 1/3 da altura da porta.

Verifique a iluminação do seu jardim a partir do interior de sua casa

Verificar como é que a iluminação exterior fica a partir do interior da sua casa permite-lhe ter uma outra perspetiva sobre o seu jardim e sobre o jogo de luzes que escolheu. Por vezes, a partir do jardim, torna-se difícil ter uma ideia exata do que é que funciona menos bem.

Um olhar exterior (ou, neste caso, interior…) irá garantir que tem o seu jardim exatamente como imaginou e que os seus convidados também consigam captar a magia do espaço.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores