iluminaçao indireta

Decorar com iluminação indireta: onde, como e porquê

Na decoração, a luz natural é sempre privilegiada e incorporada nos espaços da forma mais otimizada possível. A iluminação indireta, por sua vez, também é uma aliada, usando pontos de luz escondidos ou invisíveis para criar uma iluminação inteligente, pensadas para zonas específicas para criar efeitos de luz únicos e muito agradáveis

O que é a iluminação indireta/

A iluminação indireta é composta por pontos de luz escondidos e invisíveis, que são estrategicamente instalados para refletir luz do teto, da parede ou de uma peça de mobiliário e assim difundir a luz, iluminando todo o espaço de uma forma uniforme, subtil e extremamente atraente.

CONFORAMA - PT - Quer renovar a sua sala de estar? Aquí estao as últimas tendencias

Ao encaminhar a luz de forma indireta, decorar com iluminação torna-se uma forma muito especial de criar ambientes muito envolventes, onde não falta luminosidade. 

iluminaçao indireta
Saiba como decorar com iluminação indireta

Iluminação indireta no quarto

Existem inúmeras formas de incorporar iluminação indireta na decoração e nos quartos pode passar por colocar focos ou uma linha de luzes LED no teto ou em apenas alguns pontos estratégicos das sancas do teto. Outras ideias incluem luz indireta por de trás da cabeceira da cama ou dentro dos armários do espaço de vestir. 

iluminaçao indireta

Luz indireta no quarto para um refúgio perfeit

Iluminação indireta nas salas

Na sala de estar é comum a utilização de iluminação indireta na zona da televisão e de outros gadgets de entretenimento, criando assim um efeito sala de cinema. Mas existem ainda outros nichos que beneficiam de luz indireta neste espaço da casa, como as estantes de livros. Quanto à sala de jantar, é comum usar-se a iluminação indireta para trazer pontos de luz suaves sobre quadros ou outras peças de arte, iluminando ainda louceiros com objetos valiosos ou de destaque.

iluminaçao indireta

Salas com iluminação indireta, salas onde apetece estar

Iluminação indireta na casa de banho

Decorar com iluminação indireta na casa de banho pode passar por usar pontos de luz por de trás dos espelhos, em torno do lavatório ou incorporados na zona do duche ou banheira para, em conjunto, criar uma verdadeira experiência spa.

Iluminação indireta na cozinha

A cozinha é um dos espaços da casa que beneficia quase sempre de iluminação indireta, que não só projeta uma luz uniforme num espaço tão multifuncional como este, como ajuda a criar zonas específicas com necessidades de luz específicas. Neste sentido, iluminar uma cozinha (LINK para o artigo: “Guia completo para uma iluminação de cozinha brilhante”) com luz indireta pode incluir opções como focos dentro dos armários, iluminação sobre a bancada e fogão ou luzes sob a ilha da cozinha. 

iluminaçao indireta
A luz indireta torna a cozinha mais convidativa

Decorar com luz indireta no resto da casa

Qualquer espaço da casa onde se queira criar um ambiente surpreendente e convidativo pode beneficiar da decoração com iluminação indireta: luzes montadas nas paredes e direcionadas exclusivamente para cima; luzes nos rodapés, nas escadas e em corredores; iluminação indireta por de trás de painéis em madeira, tetos, pilares ou paredes falsas; através da utilização de claraboias e até no exterior da casa, em pontos de passagem ou em zonas de jardim e de lazer. Se quiser uma luz indireta ainda mais arrojada, pode ainda usar iluminação com cor. 

iluminaçao indireta
Iluminação indireta, iluminação original

Ao ser criativo e inteligente com a iluminação indireta na decoração, os espaços ganham um ambiente mágico, de onde não apetece sair nunca. 

CFR - PT - BOFU - Decoración