Nos últimos anos o minimalismo como estilo de vida tem-se tornado extremamente popular. Mas o que é o minimalismo/ Trata-se de uma ferramenta que nos auxilia a livrarmo-nos de tudo o que é desnecessário e focarmo-nos no essencial. As casas minimalistas não são casas com pouca mobília ou pouca cor, mas tem apenas o essencial.
Benefícios de as casas minimalistas
As casas minimalistas são muito mais simples de manter limpas e arrumadas, o tempo que irá passar em tarefas domésticas irá diminuir. Ter uma casa com poucos elementos distractivos ajuda-nos a relaxar e concentrar, pois acumular objectos polui a visão.
Além disso, com poucos elementos conseguimos dar mais destaque ao mobiliário e peças decorativas que escolhermos. Por fim, senão gastarmos tanto dinheiro a mobilar e decorar a nossa casa poderemos utilizá-lo noutras actividades que nos façam sentir bem como passear ou viajar, ir jantar fora, ir ao cinema ou qualquer outra actividade do nosso agrado!
Como tornar a minha casa minimalista/
A maioria de nós guarda demasiadas coisas e muitas delas sem utilidade ou qualquer valor sentimental. Para começar o processo de tornar a sua casa minimalista pode começar por arrumar uma divisão, separando os itens que não utiliza ou não têm utilidade. Também pode preparar-se para começar a diminuir os elementos decorativos que estão presentes nessa divisão. Além disso, todos os locais onde normalmente acumulamos tralha devem ser eliminados. Falamos de cestos onde acumulamos revistas, papéis ou outras coisas que “vamos utilizar mais tarde” mas não sabemos quando. Na maioria das vezes, mais tarde é nunca. Em vez disso, podemos aproveitar os espaços que já temos e arrumar as nossas coisas em armários fechados que tornam a limpeza muito mais simples.
Casas minimalistas: Como é que decido o que é desnecessário/
Uma das nossas maiores dificuldades e decidir o que é que vamos eliminar das nossas casas. Começar é o mais complicado, no entanto, quando começarmos a apreciar verdadeiramente as vantagens do minimalismo já nem iremos pensar quando tivermos de tomar uma decisão de compra ou de guardar um item! Podemos começar por uma gaveta ou prateleira, retiramos todos os itens dessa prateleira e pensamos sobre a acção que queremos tomar:
- Guardar
- Dar
- Deitar ao lixo ou colocar na reciclagem
Caso não tenhamos utilizado o item no último ano, temos que nos livrar dele!
Escolha cores neutras
As casas minimalistas não têm que ser totalmente brancas, mas a verdade é que as cores neutras são visualmente mais simples e limpas, estando alinhadas com esta filosofia. Ainda assim, não precisamos de escolher mobiliário unicolor. Por exemplo, nas cozinhas é muito comum vermos duas ou três cores. Escolha uma cor dominante, uma cor secundária e uma terceira cor para apontamentos. Não se esqueça de garantir espaço de arrumação para os seus utensílios de cozinha!
You may also like
-
A minha placa de indução ficou marcada, como posso repará-la?
-
Que tamanhos de colchões existem? Finalmente esclarecemos as suas dúvidas
-
Este é o tamanho ideal de televisão para ver filmes e séries
-
Cria o teu escritório verde ecológico com estes 5 simples passos
-
Como limpar pedra mármore para que brilhe como no primeiro dia?