INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA VIDA QUOTIDIANA: COMO USÁ-LA NA SUA CASA

Inteligência artificial na vida quotidiana: como usá-la na sua casa

A inteligência artificial na vida quotidiana transformou a nossa casa, as nossas tarefas e a maneira como vivemos o dia a dia. A internet tornou-se um item indispensável, e há cada vez mais eletrodomésticos e dispositivos conectáveis e inteligentes. Descubra como a sua vida pode ficar mais fácil e prática com a inteligência artificial na sua casa.

 

cores para sala de estar

A internet tornou-se um item indispensável, e há cada vez mais eletrodomésticos e dispositivos conectáveis e inteligentes.

A inteligência artificial na vida quotidiana: uma revolução

Consegue imaginar a volta dos mapas de papel/ Conseguiria abrir mão do Google Maps e confiar no seu próprio senso de direção/ Será que algum dia voltaremos a escrever cartas e a esperar dias ou até meses para saber as novidades de um amigo/ Provavelmente não.

A inteligência artitficial transformou o nosso quotidiano. No entretenimento, temos as recomendações de músicas no Spotify, ou de séries na Netflix, aplicações às quais acedemos com os nossos smartphones e as nossas Smart TVs. No trabalho, os nossos e-mails já sugerem mensagens prontas e completam as nossas frases. Até mesmo na área da saúde, há ferramentas de inteligência artificial que auxiliam no diagnóstico e na criação de tratamentos personalizados para os pacientes.

CONFORAMA - PT - Quer renovar a sua sala de estar? Aquí estao as últimas tendencias

A nossa casa também aderiu à “moda”, claro. Já há uma série de eletrodomésticos e dispositivos inteligentes que se destinam a facilitar as tarefas domésticas e a deixar o lar mais confortável e prático. Será que teremos a casa dos Jetsons em breve/ É possível! A seguir, mostramos como a inteligência artificial já está a transformar as casas.

cores para sala de estar

Estas são apenas algumas opções entre os diversos dispositivos que podem ser conectados em uma “smart home”.

Assistentes pessoais virtuais

A Siri, o Google Assistente, a Alexa e outros assistente pessoais virtuais geralmente são a primeira coisa em que pensamos quando falamos de inteligência artificial na vida quotidiana. Algumas destas ferramentas não apenas funcionam como uma secretária, que toma nota de todos os nossos compromissos e realiza algumas das nossas tarefas, mas também podem controlar diferentes aparelhos da nossa casa.

A Internet das Coisas (IoT) criou uma rede de objetos físicos conectados à internet e uns aos outros, aproximando-nos da realidade dos Jetsons. Por meio de assistentes pessoais como a Alexa, podemos controlar com rapidez e facilidade a nossa casa inteligente.

Casa inteligente

A inteligência artificial na vida quotidiana trouxe agilidade e conforto para a nossa vida. Atualmente, já é possível controlar com um simples comando os eletrodomésticos e os aparelhos eletrónicos de uma casa. Para isso, basta ter dispositivos inteligentes.

Depois de adquirir os objetos da sua casa inteligente, poderá controlá-los por meio do seu smartphone ou do seu assistente pessoal virtual. Não sabe quais dispositivos smart pode adquirir/ Conheça algumas opções a seguir:

  • Frigorífico inteligente, conectado à internet e ao smartphone.
  • Máquina de lavar loiça que sugere o programa mais adequado.
  • Smart TV com acesso a plataformas de streaming e mídias sociais.
  • Lâmpadas controladas por smartphone ou assistente pessoal.
  • Purificador de ar que analisa e informa a qualidade do ar.
  • Ar-condicionado controlado remotamente.
  • Estores inteligentes controlados por telemóvel.

Estas são apenas algumas opções entre os diversos dispositivos que podem ser conectados em uma “smart home”. Além disso, graças à criatividade humana e ao avanço da tecnologia, espera-se que cada vez mais objetos possam ser interligados e controlados remotamente.

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas