Estar em contacto com a Natureza traz-nos tranquilidade e bem-estar. Mas, na correria do quotidiano, é cada vez mais raro conseguir o contacto diário com a Natureza. Se tem um jardim, saiba como pode transformar este espaço com pedras e seixos para recriar a fantástica sensação de uma visita ao campo, sem sair de casa.
Está comprovado que o contacto frequente com a Natureza reduz os níveis de stress e cria um efeito de bem-estar. É por isso que cada vez mais pessoas procuram recriar o ambiente de um jardim natural nos seus jardins, terraços e varandas.
Dos móveis mais resistentes aos elementos decorativos, um projeto de decoração de jardim pode parecer complexo. Mas não desespere! Com um bocadinho de imaginação e muita criatividade, pode usar as dicas que vamos partilhar consigo para criar um espaço incrível de comunhão com a Natureza, na sua própria casa.
Vantagens de usar pedras e seixos na decoração do jardim
Quando pensamos em jardim, pensamos habitualmente num amplo relvado com arbustos, árvores e flores. No entanto, esta não é uma escolha muito prática para quem vive um dia a dia agitado e tem pouco tempo para se dedicar à manutenção do jardim, pois implica rega, corte e outro tipo de atividades específicas de jardinagem.
As pedras e os seixos surgem como uma alternativa mais prática, pois são de baixa manutenção. Não precisam de ser regadas nem podadas (ao contrário das árvores e plantas) e ainda afastam os insetos. Por outro lado, no verão, altura em que existem menos chuvas, podem requerer alguma limpeza periódica para manter o seu bom aspeto.
Se, mesmo assim, quiser manter algumas plantas no seu jardim, pode colocar pedras sobre a terra. Estas vão proteger a planta e ajudar a manter a terra húmida durante mais tempo. Para além disso, as pedras e seixos sobre a terra impedem que esta voe dos vasos nos dias de maior vento, diminuindo a sujidade acumulada no seu jardim.
As pedras e seixos são muito fáceis de encontrar e estão disponíveis nas mais variadas cores e formatos. Procure numa loja de materiais de construção ou em empresas especializadas em paisagismo e poderá mesmo obter ajuda sobre quais as pedras mais indicadas para cada tipo de jardim.
Tipos de pedras e seixos para jardins
Irá encontrar, no mercado, várias opções de seixos e pedras para o seu jardim. Para facilitar a escolha, selecionámos os tipos de pedras mais comuns, para que possa decidir o mais adequado para o seu gosto e necessidade:
- Seixo Natural – Pedras mais naturais, com tonalidades bege e castanho muito claro. São mais propensos a ganhar humidade quando frequentemente expostos à água.
- Brita – Habitualmente disponível na cor branca, é uma pedra de aspeto sofisticado e que dá destaque ao ambiente do jardim.
- Dolomita – Muito comum, esta pedra é ideal para cobrir vasos e terra onde estejam plantadas árvores ou plantas. É também utilizada para “construir” caminhos por entre a vegetação. É muito fácil de encontrar, mesmo em superfícies comerciais.
- Argila expandida – De coloração escura, é também frequentemente utilizada em vasos de plantas. São pedras muito leves, pelo que facilmente são deslocadas com ventos mais fortes.
Agora que já conhece as pedras e seixos mais comuns para decorar espaços exteriores, está na hora de pensar no projeto de decoração do seu jardim. Quer uma ajuda/ Espreite o nosso mobiliário de jardim para encontrar inspiração.