jardins de inverno exterior

Guia verde para criar bonitos jardins de inverno no exterior

Enquanto extensão da casa e palco privilegiado de contacto com a mãe natureza, os jardins ganham cada vez mais importância e passamos cada vez mais tempo por lá… e não só nos meses mais quentes do ano. Saiba como criar bonitos jardins de inverno no exterior e desfrute deste maravilhoso espaço verde todo o ano.

jardins de inverno exterior

O que plantar nos jardins de inverno exterior/

Com as folhas das árvores no chão e os ramos despidos, num jardim de inverno o destaque vai, sem dúvida, para plantas ou arbustos de grande porte que continuam a dar vida ao espaço, ao mesmo tempo que protegem o resto do jardim do vento e de outras condições climatéricas adversas. Se vai passar muito tempo a jardinar, porque não contemplar a construção de uma estufa simples em madeira ou a aquisição de uma pré-fabricada/

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

Um toque de cor

Se é verdade que as árvores se despem na época mais fria do ano, também é verdade que existem inúmeras flores bastante resistentes que dão cor aos jardins de inverno exterior. Ora tome nota: Margarida Inglesa, Cinerária, Érica, Papoila Islandesa, Ciclame, Amor-perfeito dos Jardins, Calêndula, Boca de Leão, Heléboro, Nemésia, Candytuft, Prímula, Couve Ornamental e Jasmim de Inverno, entre muitas outras. E para ajudar a manter as flores e plantas já existentes sempre bonitas, reforce a aplicação de compostagem em torno das mesmas, uma vez que esta absorve mais o calor do sol de inverno e vai libertando-o lentamente.

jardins de inverno exterior
Em jardins de inverno exterior há espaço para uma grande variedade de plantas, flores e arbustos.

Jardim em luz

A iluminação do exterior da casa nunca deve ser descurada, jardins de inverno incluídos! Para além de contribuir para a sua segurança, iluminar um jardim é realçar a sua beleza natural, mas não só. No caso dos jardins de inverno exteriores, e porque os dias são mais curtos durante os meses mais frios, permite desfrutar do jardim sempre que quiser. Ah, não se esqueça de iluminar a estufa também, assim pode tratar do jardim lá dentro enquanto chove cá fora.

Acessórios aconchegantes 

E agora que se fez luz, está na altura de tratar da decoração do jardim de inverno exterior e torná-lo o mais confortável possível. Não pode faltar um espaço social com uma mesa e cadeiras em madeira, vime ou rattan, um cadeirão ou baloiço confortável se o espaço for mais reduzido – é que o sol de inverno aquece bem e é um convite para aproveitar o ar livre. Para aqueles momentos em que a temperatura começa a descer, tenha por perto algumas mantas, um aquecedor de exterior ou, porque não, uma lareira de jardim. 

jardins de inverno exterior
Os jardins de inverno também merecem uma decoração confortável e cuidada.

Um jardim de inverno que alimenta

A jardinagem é um passatempo zen, que tem ganho cada vez mais adeptos, especialmente quando se trata de manter uma horta. Há qualquer coisa de muito especial em cultivar os nossos próprios alimentos e engana-se quem pensa que só o pode fazer durante os meses mais quentes do ano. Em jardins de inverno exterior há espaço para plantar, colher e saborear uma grande variedade de ervas aromáticas, fruta e legumes, tais como: tomilho, orégãos, hortelã, salva, lavanda, manjericão, estragão, cebolinha, espinafres, repolho, couves, cenouras, cebola, alho, nabos, rabanetes, beterraba, brócolos, aipo, couve-de-bruxelas, ervilhas, pimentos, beringela, tomates, batata e batata-doce, entre outros.

Embora alguns alimentos possam ser plantados ao ar livre, outros terão a necessidade de serem protegidos por uma estufa, e em certos casos esta pode precisar de ser aquecida, por isso, prepare-se convenientemente!

jardins de inverno exterior
Jardins de inverno exterior com cor, sustento e bons momentos.

Jardins de inverno exterior – todo um bonito mundo para explorar e aproveitar, mesmo quando o calendário teima em dizer o contrário!

CFR - PT - TOFU - CTA POST - Exteriores