Como plantar suculentas para quem não consegue manter plantas

Os jardins interiores são esteticamente muito bonitos, e recriam ambientes propícios a que nos sintamos bem em casa, ao nos conectarem com a natureza. Se não tem muito tempo ou vocação para cuidar do jardim, as plantas suculentas são uma solução simples. As suculentas distinguem-se pelas suas formas e cores harmoniosas, para um jardim aconchegante.

como plantar suculentas

Se é daquelas pessoas que deixam morrer todas as plantas, por não ter tempo para cuidar delas, ou simplesmente porque a jardinagem não é o seu forte, as plantas suculentas são uma excelente opção. Dada a variedade de formas e cores dessas plantas, pode criar recantos super agradáveis na sua casa, e criar uma decoração que vai querer partilhar com todos os seus amigos.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

É devido à grande capacidade de armazenamento de água nas folhas, troncos e raízes que estas plantas são chamadas de suculentas. Esta característica faz com que as suculentas sejam plantas muito resistentes e que não exigem muita manutenção e atenção.

Que suculentas escolher

As suculentas são plantas que gostam muito de sol e podem estar num local exterior, mas que também se adaptam muito bem em ambientes interiores. Na altura de escolher as suas suculentas opte por aquelas que se adaptam melhor a espaços interiores.

como plantar suculentas
Plantas no quarto são sempre uma boa opção

Onde colocar as suculentas

Há formas muito originais de usar as suculentas. Pode escolher vasos de diversos feitios e cores, latas, sapatos, canecas, jarros, cascas de ovo, entre outras soluções originais. Pode fazer um jardim vertical de suculentas, harmonizá-las de uma forma bonita em vários lugares da casa ou escolher uma área que estejam todas concentradas, formando um belo jardim.

como plantar suculentas
Para quem não consegue ter plantas verdadeiras, uma boa hipótese são as plantas artificiais: como este VASO de PLANTA: BASE MADEIRA

Como plantar/

Muitas vezes compramos as suculentas nos vasinhos, mas chegando a casa queremos mudá-las para vasos maiores e mais bonitos. Além de contribuir para a durabilidade da plantas, pode, por exemplo, dispor as suculentas em vasos maiores com várias suculentas diferentes, ou simplesmente colocar cada suculenta num recipiente diferentes para criar uma decoração especial.

Para tal precisamos de:

  • Vaso ou outro recipiente – o vaso ou qualquer ornamento que utilize tem de ter furos para permitir a drenagem da água.
  • Argila expandida, areia (não pode ser do mar!), terra vegetal, e pedrinhas decorativas

como plantar suculentas

Os passos para as plantar são os seguintes:

  1. Colocar no fundo do vaso a argila expandida
  2. Colocar uma camada de terra vegetal e outra de areia (mistura)
  3. Retirar a suculenta com cuidado do vaso original e pousar no vaso para onde a estamos a mudar
  4. Colocar mais terra vegetal/areia até cobrir a raiz
  5. Cobrir com as pedrinhas decorativas (opcional)

Dica: Se colocar várias suculentas, comece por colocar as de maior dimensões primeiro.

como plantar suculentas

Cuidados a ter

  • As suculentas estão habituadas ao calor mas também precisam de água! No entanto, basta que as regue semanalmente.
  • Não coloque demasiada água de cada vez
  • Verifique que a água drenou toda pelos furinhos do vaso (se ficar água no suporte do vaso, escorra-a), pois a água a mais pode danificar a raiz da suculenta.
  • Regar apenas quando a terra estiver seca. Se a terra estiver úmida à superfície, ainda não é preciso regar.
  • Não usar borrifadores para regar as suculentas. Pode parecer mais fácil e até que estamos a refrescar a planta, mas na verdade vai criar uma névoa de água que leva a que a suculenta apodreça.

Coloque as suculentas nas zonas da casa com mais luz! Embora estas plantas se adaptem bem a zonas interiores, continuam a gostar muito de sol e a necessitar dele para manter o vigor.

como plantar suculentas
As suculentas, pela sua vasta variedade, vão permitir criar recantos encantadores, em plena harmonia com a natureza. Certifique-se que elas têm luz e regue semanalmente. Vai-se sentir muito feliz ao ter uma casa cheia de plantas, e sem ter de se preocupar muito em mantê-las viçosas!

 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores