À medida que as temperaturas aumentam e os dias se tornam mais longos, cresce também a vontade de estar na natureza, junto de espaços verdes. E se conseguirmos ter um pouco dessa cor em casa, mesmo que tenhamos pouco espaço ou luz natural/ Tudo isso é possível graças aos jardins verticais artificiais.
O que são jardins verticais artificiais/
Com as cidades a tornarem-se mais populosas e as casas menos espaçosas, os jardins verticais surgiram por serem uma solução fácil, adaptável e criativa para tornar a casa mais fresca e colorida. Na verdade, os jardins verticais são já uma grande tendência do paisagismo urbano. Por vezes são designados como “paredes verdes” e, no fundo, trata- se de uma estrutura personalizada, montada junto a uma parede, feita a partir de materiais leves e adaptáveis.
Mas a verdade é que nem todos temos os espaços e o tempo necessários que as plantas naturais nos exigem, certo/ Há vários entraves à instalação de um jardim vertical natural: habitações com pouca luz natural, falta de tempo para a manutenção, ou problemas com a humidade que advém das regas. É nesta altura que os jardins verticais artificiais surgem! Estes jardins, que contam com um aspeto bastante realista, podem incluir diferentes tipos de plantas artificiais à tua escolha. Além disso, estas “paredes verdes” representam distintos benefícios. Ora vê.
Não ocupam muito espaço
Ter uma habitação menos espaçosa não é impedimento para sermos criativos e experimentarmos criar estas “paredes verdes”. Na verdade, pode ser uma forma de refrescarmos o visual de uma zona específica da casa ou até de várias, seja na parte interior ou exterior, conferindo-lhe frescura, sem ocupar muito espaço.
Esta forma de decoração está a tornar-se uma tendência, precisamente por ser personalizável e adaptável a diferentes habitações e espaços da casa: da cozinha à sala, passando pelas varandas e até pelas casas de banho.
Sem esquecer que as plantas artificiais não necessitam de luz natural nem de irrigação para se manterem vivas e alegrarem uma divisão. Assim, os espaços da habitação onde podem ser instalados multiplicam-se. O limite é só e apenas a nossa imaginação. Mesmo na ausência de luz natural e de irrigação, os jardins verticais artificiais mantêm-se bem “vivos”.
São menos dispendiosos
A falta de tempo ou de recursos não tem de ser desculpa para não ter esta estrutura verdejante em casa. Os jardins verticais artificiais têm a vantagem de representarem um menor investimento inicial, bem como reduzidos custos de manutenção.
À partida, as plantas artificiais são menos dispendiosas do que as naturais e não necessitam de ser substituídas. Além disso, não são necessárias regas (nem estruturas para as mesmas), reduzindo os custos com os gastos de água.
Dão uma nova vida a espaços menos coloridos
Outra vantagem dos jardins verticais artificiais é que estes dão uma nova alegria, cor e espírito a espaços do interior e exterior da sua casa. Em áreas onde dominam materiais mais duros e cinzentos, estes jardins verticais emergem para conferir o brilho e equilíbrio necessários entre a casa e quem a habita.
Depois de conheceres todos os benefícios que os jardins verticais artificiais podem representar para ti e para a tua habitação, podes começar a preparar a tua casa para acolher um novo espaço verdejante. Espreita as nossas flores e plantas artificiais e começa já a inspirar-te!