lavandaria em casa

5 coisas a considerar quando criar uma lavandaria em casa

Nos dias que correm, ter uma lavandaria em casa não só é indispensável, como pode ser uma divisão da casa ultra prática, onde é possível manter organizado tudo o que esteja relacionado com o tratamento da roupa da família e não só, de uma forma prática e estética. 

Disposição e eletrodomésticos 

O espaço que tem disponível para criar uma lavandaria em casa irá determinar a disposição da divisão e de todos os eletrodomésticos e mobiliário de apoio necessários. Por exemplo, se o espaço  for pequeno, talvez terá de colocar a máquina de lavar e secar roupa uma em cima da outra; se a divisão for grande, talvez tenha espaço para colocar as máquinas lado a lado e com uma superfície de apoio sobre as mesmas.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em arrumaçao e armazenamento

Ainda no que toca a estas máquinas, uma boa dica passa por elevá-las, para não ter de se baixar e usar o espaço inferior para criar umas gavetas para arrumação. Pode ainda contemplar instalar um varão ou charriot para pendurar cabides, ter um espaço para se sentar, que pode ser, por exemplo, um banco com arrumação interna. Funcional e fantástico!

lavanderia em casa
As opções para criar uma lavandaria em casa que seja funcional e fantástica, são muitas!

À vista ou ocultado/

Quando o assunto é uma lavandaria em casa, há quem queira apostar na funcionalidade e prefira ter prateleiras abertas com tudo à vista e à mão de semear: cestos da roupa, detergentes, ferro e tábua de engomar. Para quem dá especial valor ao design e procura uma lavandaria contemporânea, a solução pode passar por encastrar todos os eletrodomésticos e ter armários fechados para todo o material de apoio. Tudo no seu sítio, lavandaria impecável.

lavandaria em casa
Tudo à vista ou tudo arrumado/ Na lavandaria em casa, a escolha é sua.

Lavar, secar, coser, engomar

Dependendo do seu estilo, do espaço e do orçamento disponível, porque não organizar a lavandaria em casa de acordo com as diferentes etapas que compõem estas tarefas domésticas: um espaço para a roupa suja e a sua lavagem, outro para secar e dobrar, outro para arranjos e tratamentos vários e ainda outro para engomar. Se sobrar espaço, pode ainda pensar na hipótese de organizar também aqui os produtos de limpeza da casa, o papel higiénico e outros artigos do género, libertando assim espaço noutras divisões. 

lavandaria em casa
Arrumação total, lavandaria funcional.

Ponto de água, ponto de luz

Ninguém quer estar a trabalhar numa lavandaria fechada dentro de quatro paredes, não é verdade/ Se possível, contemple ter uma janela, vai dar logo outro aspeto à divisão e não lhe vai custar nada passar lá algumas horas. Outra recomendação passa por ter um ponto de água com um pequeno lavatório, para que não tenha de deixar a lavandaria sempre que precisar de água. Lavandaria em casa com direito a tudo!

lavandaria em casa
Quem disse que não se pode decorar uma lavandaria em casa/!

Decorar a lavandaria/

A resposta pode ser óbvia, mas não é! Porque não decorar a lavandaria/ Porque sim! É um bom truque na hora de tornar este espaço menos aborrecido, mais convidativo – afinal, se tem de passar lá tempo a tratar de tarefas domésticas, que seja em grande estilo. Como fazê-lo/ Com dicas bastante simples: pintar uma parede com a sua cor preferida ou aplicar aquele papel de parede que adora, incluir plantas, uma bonita vela, um quadro, uma moldura recheada de fotografias de família ou um quadro de inspiração que pode ir atualizando. Assim está melhor!

CFR – PT – Post – Optimizar espacios