7 dicas para lavar o edredom em casa de forma correta

Como as outras roupas de cama, os edredons também precisam ser lavados regularmente. Especialmente porque, com o passar do tempo, os edredons acumulam ácaros e bactérias que podem ser prejudiciais para a saúde. Neste artigo vamos dar dicas de como lavar o edredom em casa de forma correta.

1.Tempo certo

Não se deve deixar a sujidade acumular. O ideal é lavar o edredom duas vezes por ano, especialmente depois do verão e do inverno. Também é possível colocá-lo para arejar uma vez por mês, para evitar alergias e o acúmulo de fungos.

CFR - PT - TOFU - CTA TEXT - Dormitorios de ensueño

2. Ler as instruções da etiqueta

Assim como as peças de roupa, o edredom costuma vir acompanhado de uma etiqueta de lavagem que pode ser  muito útil para lavar o edredom corretamente. A etiqueta tem vários desenhos e a sua interpretação correta é essencial para a lavagem. Geralmente, um dos desenhos mostra uma bacia, no caso desta bacia vir acompanhado por  um x em cima, isso significa que a peça necessita de uma lavagem a seco. Quando um símbolo está acompanhado por um número, esse número é indica qual a temperatura máxima da água usada para lavar a peça. No caso de ter o desenho de uma mão, isto significa que o edredom não pode ser lavado na máquina de lavar, podendo apenas ser lavado à mão. É importante verificar estas informações, antes de lavar o edredom.

3. Capacidade da máquina

Depois de confirmar que o edredom pode ser lavado na máquina de lavar, é importante perceber qual a capacidade máxima da máquina.  O peso e o volume do edredom não deve ultrapassar o volume determinado pelo fabricante.  Se for ultrapassado, tanto a peça como a máquina de lavar podem acabar por ser danificadas no processo. De modo geral, máquinas de lavar com capacidade acima de 10 kg têm capacidade para um edredom de casal. No caso dos modelos queen size e king size estes geralmente necessitam de ser lavados máquinas com capacidade superior aos 15 quilos.

lavar edredom

Dependendo do tamanho do edredom será necessária uma máquina de lavar com maior capacidade

4. Colocar na máquina com cuidado

Para começar a lavagem, é necessário colocar o edredom na máquina de lavar, acomodando-o bem de modo a distribuir seu peso igualmente. O ideal é colocar a peça de forma a que esta siga o formato do tambor da máquina de lavar de forma a que o peso seja distribuído igualmente por todo o espaço disponível. 

5. Ter atenção ao detergente

Para lavar um edredom, o melhor é usar detergente líquido de forma a evitar manchas. No caso de ser usado um detergente em pó, será aconselhável diluir em água antes de o colocar na máquina. Não é aconselhável usar cloro ou amaciador, uma vez que podem estragar o material interno do edredom. 

6. Secar sem exposição direta ao sol

Depois de lavado, chegou o momento de secar o edredom. Nesta fase, o edredom deve ser estendido num espaço arejado. Se a peça for colorida o melhor é ser deixada à sombra, enquanto artigos claros secar sol. O edredom deverá ficar estendido durante dois ou três dias até estar completamente seco. Se a informação da etiqueta permitir, também é possível secar o edredom na máquina de secar. De vez em quando, será necessário abrir a máquina de secar e mexer o edredom com as mãos para evitar que fique muito emaranhado.

lavar edredom

Se o edredom for colorido não deverá secar ao sol, pois poderá perder a cor

7. Guardar de forma correta

Depois de limpo e seco é importante guardar o edredom da forma correta. Na troca de estação é possível guardar a peça num saco a vácuo ou de algodão. Se a opção for colocar o edredom no armário, é importante que o armário esteja limpo e livre de mofo. Pode ser necessário colocar pastilhas antimofo.

CFR - PT - TOFU - CTA POST - Dormitorios de ensueño