limpar colchão

Como limpar um colchão: guia prático para quem nunca o fez

Os colchões não são apenas um grande investimento, como são um grande contributo para o nosso descanso. Por isso mesmo, convém saber como limpar um colchão de forma profunda e adequadamente, assegurando ainda a manutenção no dia-a-dia para garantir uma longa vida a todos os colchões da casa. Aprenda a limpar colchões como um profissional.

limpar colchão

Manter colchões impecáveis

Um dos cuidados fundamentais a ter com os colchões é protegê-los com um resguardo impermeável e assegurar que este é lavado regularmente – esta é a melhor forma de o proteger contra nódoas, manchas e a acumulação de pó e ácaros.

CONFORAMA - PT - Os melhores colchones para um descanso de sonho

Para além disso, os colchões devem ser arejados durante 30 minutos sempre que fizer a cama de lavado e, a cada seis meses, deve virar o colchão ao contrário e rodar a cabeça para os pés. Truques simples e fáceis para assegurar o bom estado e a longevidade do seu colchão.

limpar colchão
Sabe como limpar um colchão? Siga este passo-a-passo fácil!

Como limpar um colchão em 5 passos

Para além da sua manutenção regular, é importante limpar o colchão pelo menos uma vez por ano ou então aproveitando a altura em que o vira, a cada seis meses. Se não sabe como limpar um colchão, isso é porque nunca o fez. Basta seguir estes 5 passos para aprender a fazer a limpeza de um colchão como um profissional.

  1. Remova toda a roupa da cama e o resguardo do colchão. 
  2. Para limpar um colchão a fundo, comece por tratar quaisquer manchas, nódoas ou odores existentes – ver as dicas apresentadas abaixo e seguir se aplicável.
  3. De seguida, espalhe uma mistura de bicarbonato de sódio e óleo essencial de lavanda sobre toda a extensão do colchão e deixe repousar o máximo de tempo possível – um mínimo de 30 minutos, até várias horas. 
  4. Aspire bem o colchão, incluindo os quatro lados do mesmo. 
  5. Vire o colchão ao contrário e repita o processo de limpeza.
limpar colchão
A limpeza dos colchões deve ser feita no mínimo uma vez por ano e idealmente a cada 6 meses.

Dicas extras para remover nódoas de um colchão

Por vezes, podem existir manchas ou nódoas mais difíceis para remover de um colchão, por isso, se for o caso, experimente estas dicas de limpeza e deixe o colchão como novo.

  • Urina ou suor: num frasco com pulverizador misture água oxigenada, bicarbonato de sódio e detergente da loiça e pulverize sobre todo o colchão e deixe secar por completo.
  • Sangue: aplique água oxigenada diretamente sobre a nódoa de sangue, remova com a ajuda de uma toalha seca e deixe secar ao ar livre.
  • Vomitado: num frasco com pulverizador misture água e vinagre branco. Aplique diretamente na mancha, limpe com a ajuda de uma toalha seca e deixe secar completamente.
limpar colchão
Limpar colchões também passa por eliminar nódoas, manchas e maus odores.

Escolher um colchão pode ser difícil, mas saber como limpar um colchão é fácil e vai deixá-lo dormir mais descansado. 

CFR - PT - TOFU - CTA POST - Dormitorios de ensueño

About Post Author