Descubra como limpar e tirar manchas do colchão

Uma boa noite de sono é indispensável para recuperar o corpo e a mente. No entanto, são vários os factores que podem ajudar a ter uma noite descansada, desde a temperatura ideal, a ausência de barulhos e, claro, um bom colchão. Além de adequado e com a densidade correta, é essencial que o colchão, assim como toda a roupa de cama, esteja corretamente limpo e higienizado. 

como-tirar-manchas-do-colchao

Para noites de sono mais tranquilas e sem nenhum tipo de desconforto, é necessário ter a certeza de que o colchão está limpo, sem manchas e com cheiro agradável. 

Além de manchas causadas devido a acidentes com alimentos e bebidas que podem acabar derramados no colchão, existem também as manchas comuns, com origens no contacto do corpo e dos seus fluidos naturais com o colchão.

Antes de mais, o mais importante é perceber qual a origem da mancha encontrada no colchão, uma vez que diferentes manchas requerem diferentes métodos de limpeza. 

CFR - PT - Text - Colchones

Porém, independentemente de qual a origem da mancha, no momento da limpeza é importante começar por aspirar o colchão em toda a sua extensão e nas laterais, para remover alguma sujidade superficial. Mas quer saber como tirar manchas do colchão? Descubra as dicas.

Como tirar manchas de urina do colchão

Numa casa com crianças ou animais de estimação, é comum existirem manchas de urina no colchão. Para as remover, deve-se utilizar bicarbonato de sódio, sabão em pó e água morna. Primeiro, é importante colocar o bicarbonato de sódio sobre a mancha, durante aproximadamente 30 minutos, até que a mancha clareie. Enquanto o bicarbonato atua, deve misturar a mesma quantidade de água e sabão em pó até formar espuma. Humedeça uma esponja ou um pano com a mistura e esfregue o local juntamente com o bicarbonato até que seja possível tirar as manchas do colchão por completo. Depois, basta passar um pano húmido para remover a mistura e deixar o colchão secar.

como-tirar-manchas-do-colchao

Como tirar manchas de sangue do colchão

Independentemente da causa, manchas de sangue no colchão são bastantes comuns e um problema para resolver. Quanto mais cedo a mancha for removida, mais fácil será. Assim, para tirar manchas de sangue do colchão deve ser usado um pano húmido com algumas gotas de detergente neutro para esfregar o local da mancha. No caso de a mancha não ter sido removida totalmente, pode-se usar água oxigenada de 10 volumes sobre o local.

Outra opção é usar água fria – já que a água quente pode levar a que o sangue solidifique –  com sal sobre a mancha e deixar atuar durante cerca de uma hora. Depois é só limpar com água e desfrutar do colchão limpo.

Como tirar manchas amarela do colchão

Se o colchão apresenta manchas amarelas, existem vários métodos possíveis para as retirar. Uma das opções é misturar três colheres de bicarbonato de sódio com meia chávena de água e aplicar a mistura sobre a mancha, esfregando com a ajuda de uma escova. Depois, basta deixar a mistura secar para que seja removida com uma esponja húmida.

como-tirar-manchas-do-colchao

Outra opção é passar um pano humedecido com vinagre branco sobre a mancha, antes de limpar com uma esponja com detergente. No final, deve passar um pano húmido para remover os vestígios. 

Um pedaço de algodão embebido em água oxigenada pode ser a solução para as manchas amarelas no colchão. Basta passar o algodão sobre a mancha e depois limpar o colchão com um pano húmido. 

Outro truque caseiro é usar sumo de limão com água sobre a mancha antes de polvilhar o local com bicarbonato de sódio, até que a mancha desapareça.

Se nada disto resultar, pode recorrer ao amoníaco. Para este processo, será necessário usar luvas e máscara protetora, já que o cheiro é muito forte.  Assim, basta misturar meia chávena de amoníaco, meia de água oxigenada e duas chávenas de água. Depois, basta humedecer um pano na mistura e passar na mancha até que saia por completo. Para finalizar, basta passar um pano húmido para retirar toda a mistura do colchão.

Depois de toda a limpeza, é importante deixar o colchão secar totalmente, já que a humidade favorece o aparecimento de ácaros. Para acelerar o processo, pode colocar o colchão ao sol ou ligar um ventilador perto do colchão. É importante evitar que o colchão fique muito tempo húmido devido a proliferação do mofo.

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas