como tirar manchas do colchão

Descubra como limpar e tirar manchas do colchão

Uma boa noite de sono é indispensável para recuperar o corpo e a mente. No entanto, são vários os factores que podem ajudar a ter uma noite descansada, desde a temperatura ideal, a ausência de barulhos e, claro, um bom colchão. Além de adequado e com a densidade correta, é essencial que o colchão, assim como toda a roupa de cama, esteja corretamente limpo e higienizado. 

como-tirar-manchas-do-colchao

Para noites de sono mais tranquilas e sem nenhum tipo de desconforto, é necessário ter a certeza de que o colchão está limpo, sem manchas e com cheiro agradável. 

Além de manchas causadas devido a acidentes com alimentos e bebidas que podem acabar derramados no colchão, existem também as manchas comuns, com origens no contacto do corpo e dos seus fluidos naturais com o colchão.

Antes de mais, o mais importante é perceber qual a origem da mancha encontrada no colchão, uma vez que diferentes manchas requerem diferentes métodos de limpeza. 

CONFORAMA - PT - Os melhores colchones para um descanso de sonho

Porém, independentemente de qual a origem da mancha, no momento da limpeza é importante começar por aspirar o colchão em toda a sua extensão e nas laterais, para remover alguma sujidade superficial. Mas quer saber como tirar manchas do colchão/ Descubra as dicas.

Como tirar manchas de urina do colchão

Numa casa com crianças ou animais de estimação, é comum existirem manchas de urina no colchão. Para as remover, deve-se utilizar bicarbonato de sódio, sabão em pó e água morna. Primeiro, é importante colocar o bicarbonato de sódio sobre a mancha, durante aproximadamente 30 minutos, até que a mancha clareie. Enquanto o bicarbonato atua, deve misturar a mesma quantidade de água e sabão em pó até formar espuma. Humedeça uma esponja ou um pano com a mistura e esfregue o local juntamente com o bicarbonato até que seja possível tirar as manchas do colchão por completo. Depois, basta passar um pano húmido para remover a mistura e deixar o colchão secar.

como-tirar-manchas-do-colchao

Como tirar manchas de sangue do colchão

Independentemente da causa, manchas de sangue no colchão são bastantes comuns e um problema para resolver. Quanto mais cedo a mancha for removida, mais fácil será. Assim, para tirar manchas de sangue do colchão deve ser usado um pano húmido com algumas gotas de detergente neutro para esfregar o local da mancha. No caso de a mancha não ter sido removida totalmente, pode-se usar água oxigenada de 10 volumes sobre o local.

Outra opção é usar água fria – já que a água quente pode levar a que o sangue solidifique –  com sal sobre a mancha e deixar atuar durante cerca de uma hora. Depois é só limpar com água e desfrutar do colchão limpo.

Como tirar manchas amarela do colchão

Se o colchão apresenta manchas amarelas, existem vários métodos possíveis para as retirar. Uma das opções é misturar três colheres de bicarbonato de sódio com meia chávena de água e aplicar a mistura sobre a mancha, esfregando com a ajuda de uma escova. Depois, basta deixar a mistura secar para que seja removida com uma esponja húmida.

como-tirar-manchas-do-colchao

Outra opção é passar um pano humedecido com vinagre branco sobre a mancha, antes de limpar com uma esponja com detergente. No final, deve passar um pano húmido para remover os vestígios. 

Um pedaço de algodão embebido em água oxigenada pode ser a solução para as manchas amarelas no colchão. Basta passar o algodão sobre a mancha e depois limpar o colchão com um pano húmido. 

Outro truque caseiro é usar sumo de limão com água sobre a mancha antes de polvilhar o local com bicarbonato de sódio, até que a mancha desapareça.

Se nada disto resultar, pode recorrer ao amoníaco. Para este processo, será necessário usar luvas e máscara protetora, já que o cheiro é muito forte.  Assim, basta misturar meia chávena de amoníaco, meia de água oxigenada e duas chávenas de água. Depois, basta humedecer um pano na mistura e passar na mancha até que saia por completo. Para finalizar, basta passar um pano húmido para retirar toda a mistura do colchão.

Depois de toda a limpeza, é importante deixar o colchão secar totalmente, já que a humidade favorece o aparecimento de ácaros. Para acelerar o processo, pode colocar o colchão ao sol ou ligar um ventilador perto do colchão. É importante evitar que o colchão fique muito tempo húmido devido a proliferação do mofo.

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas