laundry-room-with-basket-and-washing-and-drying-machines-1

laundry-room-with-basket-and-washing-and-drying-machines-1

Medidas de máquina de lavar roupa: descubra o tamanho ideal para si

Para muitas pessoas, o tamanho da máquina de lavar roupa pode ser mais relevante do que a sua marca ou as suas funcionalidades. Está a procurar uma máquina, mas o espaço é um problema/ Saiba tudo sobre as medidas das máquinas de lavar roupa e descubra o tamanho ideal para a sua casa ou o seu apartamento.

medidas maquina lavar roupa

Para quem vive em ambientes pequenos, como apartamentos de um quarto, pode ser difícil encontrar a melhor forma de acomodar uma máquina de lavar. No entanto, é possível optar por espaços como a cozinha, o banheiro ou o corredor para acomodá-la. Apresentamos aqui as diversas opções disponíveis para si.

CONFORAMA - PT - Renove a sua cozinha com as últimas tendencias

Os diferentes tamanhos de máquinas de lavar roupa disponíveis

Para uma família composta por um casal e dois filhos, o tamanho mínimo para atender às necessidades da casa é uma máquina de lavar roupa de tamanho normal, cuja capacidade varia entre 5 e 7 kg. As dimensões padrão de uma máquina como esta dependem do tipo de carregamento. As suas medidas variam da seguinte forma:

Carregamento frontal

  • Largura: 60 cm
  • Profundidade: 60 cm
  •  Altura: de 85 a 90 cm

Carregamento vertical

  • Largura: 40 cm
  • Profundidade: 60 cm
  • Altura: de 85 a 90 cm

No entanto, existem máquinas de carregamento frontal chamadas de “estreitas”, “ultra estreitas” ou “compactas”, para as residências em que o espaço é realmente muito limitado. Estas máquinas podem ser facilmente ajustadas na parte de baixo da pia do banheiro, por exemplo. Naturalmente, a capacidade destes modelos é mais baixa, de forma que a lavagem de roupas precisará ser feita com frequência mais alta.

Máquinas menores

A seguir, encontram-se as medidas e capacidades de cada um dos modelos de carros de carregamento frontal que ocupam menos espaço:

Estreitas:

  • Largura: 60 cm
  • Profundidade: de 35 a 40 cm
  • Altura: de 85 a 90 cm
  • Capacidade: 3,5 a 5,2 kg

Ultra estreitas:

  • Largura: 60 cm
  • Profundidade: de 32 a 35 cm
  • Altura: de 85 a 90 cm
  • Capacidade: 3,5 a 4 kg

Compactas:

  • Largura: de 47 a 50 cm
  • Profundidade: de 43 a 45 cm
  • Altura: de 68 a 70 cm
  • Capacidade: 3 kg 
medidas maquina lavar roupa
A Máquina de Lavar Roupa SAMSUNG WW80T304MWW/EC tem 85 cm de altura, 59,5 cm de largura e 46,5 cm de profundidade.

Detalhes importantes

A depender da forma como a máquina de lavar roupa é ajustada ao ambiente, será necessário avaliar se o melhor modelo é o que tem carregamento superior ou vertical. Por exemplo, se o modelo frontal for escolhido, precisará de espaço para que a escotilha abra adequadamente. No caso do modelo vertical, é a tampa que precisará de espaço para ser aberta.

Quando medir o espaço que tem disponível para acomodar a máquina, observe que ele deve ser pelo menos alguns centímetros maior do que as medidas do carro. Por exemplo: se a máquina de lavar tiver 60 cm de largura, o ideal é que o espaço para acomodá-la tenha, no mínimo, uns 64 cm. Afinal, não será possível inserir a máquina no espaço comprimindo suas laterais.

Outro aspecto importante é que, atrás da máquina, deve reservar um espaço de pelo menos 6 cm para acomodar a mangueira conectada. É necessário ainda observar a largura da porta e os espaços disponíveis para manobrar a máquina enquanto ela estiver a entrar no ambiente. Se pretende colocá-la na cozinha ou no banheiro, por exemplo, o espaço de passagem em algum ponto do ambiente pode ser menor do que a profundidade da máquina.

Mesmo com todos os cuidados, pode acontecer de a máquina de lavar roupa comprada não se ajustar bem às medidas do lugar onde havia planejado colocá-la. Neste caso, uma opção é levá-la para o corredor, onde geralmente não há tantos impeditivos quanto na cozinha ou no banheiro. O inconveniente será a necessidade de fazer ajustes nos canos de água e esgoto para chegarem ao local.

medidas maquina lavar roupa
A Máquina de lavar roupa CANDY CS 1410TXME/1S tem 60 cm de largura, 85 cm de altura e 58 cm de profundidade.

Com planeamento e uma boa pesquisa de diferentes modelos e medidas de máquinas de lavar, certamente encontrará o eletrodoméstico ideal para o espaço que tem disponível na sua casa. Quando as suas roupas estiverem devidamente limpas, perceberá que o esforço valeu a pena!

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas