melhor posição para dormir

A cama e o colchão são essenciais para uma boa noite de sono.

Saiba qual é a melhor posição para dormir e melhore o seu sono

Sabia que a posição em que dorme faz uma grande diferença na qualidade do sono? Se alterar este pequeno detalhe na sua vida, pode surpreender-se com os excelentes resultados para a sua saúde e o seu humor. Portanto, descubra agora qual é a melhor posição para dormir e melhore o seu sono!

melhor posição para dormir

Os benefícios de um bom sono

Segundo a Associação Portuguesa de Sono, dormir bem é vital para a saúde humana. O sono tem um grande impacto no desempenho neurocomportamental e cognitivo, na memória, no humor, no metabolismo, no apetite, na função imunológica e hormonal e no sistema cardiovascular.

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No entanto, a nossa sociedade não valoriza o sono como deveria, e os portugueses dormem em média menos de seis horas por noite, o que prejudica a saúde e a vida social.

Mas como dormir melhor? A Associação Portuguesa de Sono faz algumas recomendações, como ter um horário de sono regular, estabelecer rituais de sono, praticar exercícios físicos, ter uma alimentação adequada e dormir num ambiente propício, com luminosidade baixa, uma boa cama e um bom colchão.

Mas, além disso, a posição na cama também é importante para uma boa noite de sono — e para acordar sem dores. Por isso, explicaremos qual é a melhor posição para dormir.

melhor posição para dormir
A cama e o colchão são essenciais para uma boa noite de sono.

Qual é a melhor posição para dormir?

A ciência não mente: a melhor posição para dormir é de lado, sobretudo para o lado esquerdo. De acordo com a Sleep Foundation (Fundação do Sono), estudos mostram que dormir virado para o lado esquerdo oferece uma série de benefícios, como:

  • Evitar dores nas costas.
  • Reduzir a azia.
  • Evitar o ronco.
  • Facilitar a digestão.
  • Melhorar a circulação sanguínea.

Portanto, dormir de lado é especialmente indicado para as pessoas que têm apneia, refluxo ácido, dores nas costas ou problemas de circulação. Além disso, um estudo publicado na revista The Journal of Neuroscience mostrou que dormir virado para o lado esquerdo é benéfico para a drenagem linfática do sistema nervoso central e pode proteger o cérebro de doenças neurodegenerativas.

Se sofre de dores nas costas, dormir de lado é certamente a melhor opção. Para beneficiar ainda mais a coluna vertical, recomenda-se colocar uma almofada entre as pernas, para alinhar o corpo. Além disso, evite dormir com uma perna junto ao peito. Também é muito importante manter a cabeça reta com uma almofada adequada para dormir de lado.

Outras posições adequadas para dormir?

Se não consegue mesmo dormir de lado, o melhor é deitar-se de costas. Esta posição pode ser benéfica para pessoas que sofrem com dores no pescoço ou nos ombros e para quem está preocupado com o aparecimento de rugas. Também é uma boa opção se está com o nariz entupido.

No entanto, dormir de costas pode piorar alguns tipos de dores nas costas, a apneia, o refluxo ácido e a azia. Esta posição não é indicada para mulheres grávidas, nem para idosos.

Já a posição de barriga para baixo é a menos recomendada pelos especialistas. Esta posição aumenta a probabilidade de torcicolos, dores nas costas e rugas. Além disso, dificulta a respiração, o que pode prejudicar a qualidade do sono. Também não é indicada para mulheres grávidas.

No entanto, se não consegue dormir em outra posição, pode diminuir os impactos de dormir de barriga para baixo com algumas estratégias. Opte por um colchão firme e uma almofada fina e baixa (também pode dormir sem almofada). Para completar, coloque uma almofada fina embaixo do quadril, para alinhar a coluna.

melhor posição para dormir
Use uma almofada adequada para a posição na qual costuma dormir.

Como mostramos, a melhor posição para dormir é de lado. No entanto, sabemos que nem sempre isto é possível. Além disso, todos nós acabamos por nos mexer na cama à noite, mudando de posição. Porém, sempre que puder, esforce-se para dormir sobre o lado esquerdo. Certamente sentirá a diferença!

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