melhor tecido para sofá

Melhor tecido para sofá: quais são os diferentes tipos de tecidos

Quando pensamos em comprar um sofá existem questões muito pertinentes, o tamanho do sofá, o estilo e a cor do sofá.

No entanto, estas não devem ser as nossas únicas preocupações, visto que existem vários tipos de materiais utilizados nos sofás. Descubra qual é o melhor tecido para sofá, descobrindo as especificidades de cada tecido.

melhor tecido para sofá
O sofá HILTON em pele sintética é intemporal e elegante

Melhor tecido para sofá consoante a utilização

Para escolher o tipo de tecido apropriado, primeiro teremos de pensar na forma como o sofá irá ser utilizado. Só assim conseguimos escolher o melhor tecido para o nosso sofá. Por exemplo, se existem crianças em casa ou se costuma comer no sofá, o ideal é garantir que o sofá tem um tecido lavável. Para além disso, com crianças e animais é muito importante ter um sofá com tecidos resistentes e facilmente lavável. Também importa se o sofá está directamente ao sol, pois no caso da pele pode aquecer demasiado e tornar-se desconfortável.

melhor tecido para sofá
Os sofás em pele ou pele sintética são uma opção muito comum, como este sofá HAWAI

Tipos de tecido

Existem imensos tipos de tecidos para sofás, que variam nas suas características. Dentro dos próprios tecidos, temos tecidos naturais como o algodão ou tecidos sintéticos como as microfibras. Além disso, pode ter tecidos mais duráveis, mais resistentes, facilmente laváveis ou poderá fazer escolhas consoante o seu orçamento.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

No caso de realmente necessitar de garantir a lavagem dos tecidos pode sempre optar por comprar uma capa.

Sarja

Por norma, os sofás em sarja são dos mais baratos e resistentes. Adequam-se perfeitamente a quem tem um orçamento limitado e precisa de garantir a durabilidade do produto.

sofá em tecido
O sofá com chaise longue XXL CHILLOUT fica bem em qualquer casa

Jacquard

Já alguns tecidos como jacquard são mais caros e ainda que resistentes, a verdade é que não serão opções tão adequadas para serem utilizadas por crianças ou animais. Este é um tecido que é habitualmente utilizado nos sofás estampados.

Veludo

Os sofás de veludo são sofás que se adequam a ambientes mais clássicos, com decorações inspiradas em anos anteriores. São um tecido muito adequado para climas frios, contudo não são os sofás mais resistentes.

sofá em veludo
O sofá de veludo VEGA em tons escuros é irresistível

Tratamento Aquaclean

Para um aspeto impecável, importa não apenas escolher o melhor tecido para sofá, mas também um tratamento antimanchas. O tratamento aquaclean consiste num tratamento dos tecidos, que permite uma remoção fácil de sujidade, tornando os sofás em tecido muito mais simples de limpar. Esta á uma boa opção para quem não dispensa os sofás em tecidos mas necessita que sejam fáceis de limpar.

sofá vermelho
Sofá com tratamento Aquaclean

Pele ou Pele sintética

Outra opção muito comum são os sofás de pele ou pele sintética, os sofás de couro são por norma bem mais caros que os sofás de pele sintética. Apesar de não serem propriamente um tipo de tecido, a verdade é que também importa falar das vantagens e desvantagens deste tipo de revestimento. Ambos os materiais são muito resistentes e têm uma boa durabilidade.

Para além disso, são altamente impermeáveis pelo que se adequam a locais comerciais como cafés ou para quem tem crianças. A sua limpeza é bastante mais simples no caso de pequenos acidentes, mas tal como o tecido também pode ficar manchado. Contudo, a pele não é o material adequado para locais muito quentes ou para quem quiser colocar o sofá num local em que apanhe muito sol. Este material aquece com facilidade.

sofá em couro
Sofá PARIS – um sofá em pele combina com ambientes sofisticados

Obviamente além destes tecidos existem outros exemplos, contudo neste artigo focamos apenas alguns exemplos mais comuns. Acima de tudo, gostaríamos de deixar bem clara a importância de pensar como irá ser utilizado o sofá, quem vai utilizar o sofá, qual é a resistência que o tecido necessita de oferecer. Só após pensarmos nestas questões poderemos eleger o melhor tecido para sofá!

Como escolher o sofá adequado

Agora que já conhece as principais propostas de tecidos para sofás, importa saber que outros fatores são decisivos na escolha do sofá. Antes de começar a ver modelos de sofá, tire as medidas à sala. Será impossível colocar um sofá em L numa sala pequena, da mesma forma que um sofá de apenas dois lugares parecerá demasiado pequeno para o espaço disponível.

De seguida, defina o orçamento disponível. Com o tecido e o modelo escolhidos e o orçamento definido, já pode começar à procura do sofá que lhe vai fazer companhia nas tardes a ver filmes!

CFR – PT – POST – Ebook 2 – Cómo elegir el sofá ideal