gavetas cozinha

Ordene as gavetas da cozinha e ganhe espaço

Sabemos que é apaixonado pela cozinha. Gosta de ir aos melhores restaurantes e depois tentar replicar esses pratos de vanguarda. Passa muito do seu tempo a aprender novas técnicas culinárias e gosta de se manter a par das últimas tendências e da decoração. Quer o melhor e nós compreendemos! Todos queremos uma cozinha que se pareça com um filme… mas a realidade é que o espaço é um factor limitativo. Neste artigo vamos dar-lhe uma série de dicas para arrumar as suas gavetas de cozinha para otimizar o espaço e manter tudo à mão.

gavetas cozinha

Dicas para arrumar as suas gavetas de cozinha

Colocar os artigos mais pesados no fundo

Este ponto é fundamental, não só para organizar melhor as gavetas mas também para poupar tempo. A colocação de tachos, panelas, caçarolas, taças… à frente dificulta o acesso a outros utensílios de cozinha. Colocar artigos mais pequenos na frente deles.

gavetas cozinha

O truque da parede, nunca falha!

Se a sua cozinha é muito pequena e pensa que já atingiu a capacidade máxima das suas gavetas, pode aproveitar ao máximo a parede. É o local ideal para colocar uma prateleira; além de ter uma organização extra, é um excelente elemento para dar um toque de revista à sua cozinha.

Mas e se eu não tiver mais espaço na parede/ Se estás a pensar nisso, não te preocupes. Aqui está outra solução criativa que o fará sentir como se estivesse numa cozinha profissional: instalar uma barra que percorra toda a parede entre a bancada e os armários superiores.

CONFORAMA - PT - Renove a sua cozinha com as últimas tendencias

Aplicar o ditado “menos é mais”

Guarde o essencial na sua cozinha. Por vezes cometemos o erro de ter muitas panelas e frigideiras que não usamos por serem velhas ou gastas. O melhor a fazer é reciclá-los; ganhará espaço para arrumar as suas gavetas de cozinha. Lembre-se que outro truque infalível é colocar as panelas e frigideiras uma em cima da outra de maiores para menores!

Organizar gavetas de cozinha com divisórias

As divisórias vão facilitar a sua vida! Quando se abre uma gaveta na cozinha e se vê que tudo está empilhado sem qualquer ordem lógica, fere os nossos olhos. Isto é essencial se se quiser maximizar e otimizar o espaço. Aqui estão três exemplos claros:

  1. Não misture as suas facas, garfos, colheres, facas… Use divisórias e coloque-as em grupos. Desta forma, cada vez que abrir a gaveta dos talheres não vai perder tempo a procurá-los.
  2. Facas: Quantas vezes já viu todas as facas de cozinha misturadas/ Neste caso, os divisores não só lhe dão organização mas também segurança extra.
  3. Utilizar divisórias sob a forma de um suporte vertical para impedir que as placas se movam quando se abre e fecha a gaveta. É uma boa ideia seguir o mesmo método que para tachos e panelas; separá-los em tachos planos, fundos, sobremesas, chávenas de café… e colocá-los uns em cima dos outros.
gavetas cozinha

Queremos ajudá-lo muito mais e não vamos ficar por aqui. Agora que conhece estes pequenos truques de organização de gavetas e armários, vamos mostrar-lhe uma série de opções que vão levar a sua cozinha a outro nível.

Tipos de gavetas para aproveitar ao máximo o seu espaço de cozinha

Gavetas interiores

Uma grande solução para gavetas frontais. São automaticamente arrancados por meio de uma arrancada.

Gavetas extensíveis

São ideais para pequenas áreas, pois ampliam significativamente o espaço e tornam mais fácil o acesso a todos os utensílios de cozinha da sua cozinha.

Armários de canto

Tirar partido desses pontos “mortos” para instalar armários nos cantos. Se também quiser uma cozinha com personalidade e 100% funcional, adicione um sistema de prateleiras rotativas de 360º.

gavetas cozinha

Armário da farmácia

Um clássico nas cozinhas modernas. Este sistema de armazenamento permitir-lhe-á utilizar aberturas verticais elevadas mas com uma dimensão horizontal reduzida. Recomendamos a sua utilização como despensa auxiliar. São perfeitos para armazenar pacotes de massa, arroz, latas de conservas, garrafas, etc.

Se, contudo, a sua cozinha não lhe permitir ter um armário de farmácia standard, pode escolher uma versão mais pequena. Uma boa alternativa seria um armário de gaveta de farmácia júnior com dois cestos ajustáveis.

gavetas cozinha

Sistema de gestão flexível

Ouviram bem! A arrumação flexível está aqui para ficar. É o método ideal para aqueles de nós que estão um pouco mais desorganizados e têm as nossas gavetas de cozinha até ao pescoço. Somos preguiçosos para ter tudo bem colocado e abrimos qualquer armário para arrumar tudo sem critérios.

Agora podemos conseguir manter este “hodgepodge” de utensílios arrumados. Com um sistema de faixas elásticas que vão de uma extremidade da gaveta para a outra, podemos guardar com segurança objectos de diferentes tamanhos e formas.