Organize a sua despensa

640x420-post-2

É habitual, no regresso das férias, limpar bem a despensa, que ficara praticamente vazia durante a nossa ausência. O passo seguinte é voltar a enchê-la com tudo o que necessitamos no dia a dia. Esta ocasião é ideal para reconsiderar a organização da despensa, já que cada ano acontece o mesmo: acabamos por deitar muita comida fora ou ficam esquecidos demasiados produtos detrás de colunas de tupperwares e frascos. Na Conforama, queremos dar-lhe uma ajuda através de uma guia para que possa colocar os seus alimentos e produtos de consumo de maneira eficiente para que estejam visíveis e facilmente acessíveis.

Truques para uma despensa perfeita

  1. Garrafeira – Em vez de espalhar as garrafas de vidro (vinho, sumos, azeite), o melhor é reservar uma zona da despensa para o efeito e colocar uma pequena garrafeira. Dessa forma, evitaremos colocá-las em zonas altas, prevenindo que se partam acidentalmente ao ir buscá-las.
  2. Gavetas específicas – Utilize cestos, prateleiras ou gavetas de para agrupar os frascos ou as latas segundo a sua utilidade: ingredientes para saladas, precozinhados, leguminosas, etc… Desta forma, tudo se simplifica e fica mais prático, garantindo que cada coisa está no seu lugar e evitando “objetos perdidos” espalhados pela despensa.
  3. Frascos ou sacos em vez de caixas – Na medida do possível, tente passar os alimentos não perecíveis (leguminosas, massas, frutos secos, bolachas, cereais) da embalagem de origem a algum recipiente que seja fácil de armazenar.
  4. Junte produtos iguais – Para evitar compras por duplicado numa próxima vez, junte os produtos dos quais tenha adquirido mais de uma unidade: duas latas, dois pacotes, dois sacos, etc. Assim, poderá ver quanto lhe sobra desse produto de uma só vez, em vez de ter que andar à procura por toda a despensa daquele produto que julgou comprar e que agora já não há, mas que na realidade está escondido por trás de um monte de coisas.
  5. Cuidado com os produtos de limpeza – Por segurança, evite juntar os artigos de alimentação com os de limpeza, sobretudo se há crianças em casa. Juntar os produtos de limpeza com os alimentos pode provocar que as crianças acabem por mexer nos produtos químicos quando forem buscar qualquer coisa para comer.