Otimize o consumo de água em casa

Optimizar agua en casa

A água é um bem que, embora pareça infinito, escasseia em muitos lugares do mundo. Como pessoas que temos a grande sorte de contar com água corrente potável, devemos ser conscientes da importância de deter o esbanjamento de consumo doméstico e de manter uma política familiar de consumo responsável e utilização eficiente da água. É da nossa inteira responsablidade fazer um bom uso dum bem tão básico. Se quer conhecer alguns bons conselhos para poupar água em casa, continue a ler.

Como economizar o consumo de água em casa

  • Quando for comprar um eletrodoméstico que necessite água para funcionar, procure adquirir o que tenha uma melhor valorização energética (etiqueta A+). Este tipo de máquinas utiliza apenas a quantidade de água necessária para lavar (máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar louça…). Lembre-se que, sempre que possível, deve utilizá-las com a carga completa. Esta escolha inteligente também o ajudará a poupar eletricidade.
  • Não deixe para amanhã o que pode reparar hoje! Se há alguma torneira que perde água, não deixe passar tempo. Repare a fuga e evite perder água de maneira desnecessária. Perder uma gota por segundo equivale a desperdiçar 30 litros por dia. Essa quantidade equivale a encher 5 vezes o autoclismo.
  • Coloque dispositivos de poupança nas torneiras da cozinha e da casa de banho, para regular a quantidade de água no jato de saída. Desta forma, é possível recortar o gasto em água pela metade.
  • Se precisa de um banho de relax, espuma e sais, faça-o muito de vez em quando. Poupará cerca de setenta litros se, em vez dum banho de imersão, optar por um duche. E não se esqueça de fechar a torneira enquanto se ensaboa ou lava os dentes.
  • Não utilize a sanita como balde do lixo e instale uma cisterna de botão para poder regular a saída de água.
  • Procure descongelar a comida tirando-a do congelador atempadamente em vez de o fazer às pressas com a água quente da torneira a correr. É um desperdício de água desnecessário.