Painéis solares: sim ou não?

Paneles solares

As despesas de energia são uma das principais questões que podem afectar a economia doméstica ou familiar. Uma vez que cada ano há subidas nas tarifas destes serviços de primeira necessidade, muitas famílias consideram a opção de instalar painéis solares para se autoabastecerem.

No entanto, esta escolha não é barata e acarreta algumas dificuldades. Hoje, na Conforama, oferecemos-lhe alguns pontos de vista sobre este assunto complexo.

Poupar com painéis solares: vantagens e obstáculos

Sem dúvida, a primeira alternativa que todos temos em mente, na altura de reduzirmos as despesas da luz, é optar por lâmpadas de baixo consumo, substituíndo-as pelas antigas. Isto é uma medida insuficiente, porque os electrodomésticos, termoacumuladores e outros aparelhos de alto consumo continuam a ser os verdadeiros quebra-cabeças se nos paramos a pensar no total de kilowatts consumidos por mês.

Substituir o tradicional sistema eléctrico por painéis solares é uma via plausível para reduzir a conta da luz, já que estes produzem energia que será consumida no lar. Além disso, optar por esta via também supõe um consumo energético mais eficiente, mais limpo e mais respeituoso com o Meio Ambiente. Se a tudo isto lhe juntamos o facto de, na generalidade do nosso país, sobretudo no Centro e no Sul, contarmos com muitas horas de sol, o autoconsumo da energia solar renovável parece uma boa opção.

Pelo contrário, um dos primeiros obstáculos reside no preço. A aquisição e a instalação destes equipamentos é dispendiosa. No entanto, o desenvolvimento das energias renováveis tem permitido a ampliação da oferta deste tipo de painéis no nosso país.
Tendo em conta todas estas variáveis, antes de tomar uma decisão, é recomendável fazer bem as contas e estimar se realmente o investimento neste tipo de painéis produzirá uma verdadeira e clara melhoria na nossa economia doméstica.